TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motores Eletricos

Pesquisas Acadêmicas: Motores Eletricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  2.479 Palavras (10 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 10

1 Introdução

Por muito tempo o homem viveu dependente da sua própria força, ou ate mesmo da força dos animais, para gerar movimento a meio de transportes, maquinas e para mover indústrias, entretanto com esse tipo de energia as jornadas de trabalho se tornavam longas e com pouca produtividade, foi então que homem viu a necessidade de criar tecnologias capazes de auxiliar em tais atividades, entre estas a que se destocou foi a criação de Thomas Newcomen, que criou a maquina a vapor, um dispositivo que funciona através da alta pressão do vapor de água gerado dentro dela. Essa maquina foi implantada durante a revolução industrial, isso fez com que as indústrias produzissem mais em menos tempo e o trabalho fosse menos cansativo. Essas máquinas, que estão incluídas no grupo dos motores, que são dispositivos capazes de transformar formas de energia em energia mecânica, foi evoluindo com o surgimento de novas tecnologias dando origem a diversos tipos de motores mais eficientes como, por exemplo, motores de combustão, motores de ar comprimido, motores hidráulicos porem nenhum deles tão eficiente e utilizado nos dias de hoje quanto o motor elétrico.

Os motores elétricos chegaram com o intuito de resolver alguns problemas antes causados pelos outros motores, tais como, promover um alto rendimento, ser menos robusto e o mais importante que seria reduzir as emissões de gases poluentes, ele consegue realizar com eficiência, pois comoo seu funcionamento é baseado em fenômenos eletromagnéticos, não serão liberados gases nocivos para o meio ambiente.

Não existe apenas um tipo de motor elétrico, pois, cada um é desenvolvido com o intuito de atender a situação desejada, por isso, foram criados os Motores Elétricos Universais, os Síncronos e os Assíncronos, todos os três apresentam peculiaridades que os fazem ser especiais para determinadas situações de uso.

Com as informações adquiridas sobre esses três motores será possível entender os fenômenos eletromagnéticos que fazem o motor elétrico funcionar, e quais os tipos de correntes responsáveis por alimentar estes dispositivos.

A partir deste trabalho será apresentado uma breve definição de motores elétricos, e a sua divisão em Motores Universais, Síncronos e Assíncronos, sendo destacadas as respectivas características de cada um, tais como, funcionamento, peças e onde são utilizados.

Este trabalho será importante também, para mostrar como os motores elétricos estão presentes nas diversas atividades diárias realizadas pelo ser humano.

2 Motor Elétrico

O motor elétrico é um tipo de motor que transforma energia elétrica em energia mecânica, que pode funcionar através de fenômenos eletromagnéticos, onde o funcionamento se da através de campos eletromagnéticos gerados dentro dele, ou através de forças eletrostáticas. Não existe uma certeza quanto a criação do motor elétrico, pois muitos cientistas realizaram pesquisas para desenvolver este dispositivo, porem muitas pessoas afirmam que o responsável por apresentar a primeira maquina elétrica ao mundo foi Werner Von Siemens no ano de 1866.Atualmente o motor elétrico é bastante utilizado devido às diversas vantagens que ele apresenta em relação aos outros, são essas:

- Apresenta elevado rendimento

- É mais leve

-Provoca menos ruído

-Não produz gases nocivos ao meio ambiente

- É mais compacto

Figura 1. Motor Elétrico

Fonte: Made-inChina - Motores elétricos trifásicos

Os motores elétricos operam com corrente continua, alternada ou com os dois tipos de corrente, sendo o primeiro menos utilizado devido ao custo de produção mais elevado.

É possível encontrar motores elétricos nos mais variados locais e objetos, tais como:

- Eletrodomésticos

-Grandes indústrias

-Automóveis

-Brinquedos

Existem três tipos específicos de motores elétricos bastante utilizados, são eles, motores síncronos, assíncronos e universais, os quais serão enfatizados a diante.

3 Motores Elétricos Universais

São motores capazes de funcionar tanto com fonte de corrente continua como com fonte de corrente alternada. É um tipo de motor monofásico capaz de operar com uma velocidade de rotação ajustável dependendo do valor da tensão aplicada nele. São compactos e potentes. No motor universal o sentido de rotação não é trocado quando a fonte que o alimenta tem sua polaridade invertida. Para conseguir essa inversão é necessário que os eletroímãs presentes no estator tenham as suas ligações invertidas.

É possível transformar um motor de corrente contínua em um motor universal, quando se trocam os imãs permanentes do estator por eletroímãs, realizando entre eles e o circuito do rotor e comutador, uma ligação em serie.

Figura 2. Motor Universal

Alibaba - Universal Motor 7030

Podem ser destacadas algumas peças importantes de um motor deste tipo, são elas:

Rotor: Parte móvel do motor, entra em rotação quando recebe uma corrente elétrica externa.

Estator: Peça que se mantém fixa, nele é gerado um campo magnético capaz de induzir no rotor uma corrente.

Figura 3. Rotor e Estator

Fonte: Ebah - Acionamento de Motores

Comutador: Responsável por promover a conversão de corrente alternada para corrente contínua.

Figura 4. Comutador

Fonte: Feira de Ciências - Motores Elétricos

Escovas: Conduzem a corrente ao rotor

O rotor e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com