TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motores Eletricos

Casos: Motores Eletricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 10

MOTOR DE INDUÇÃO

Motor de indução é um motor elétrico construído de tal maneira que se têm dois campos magnéticos girantes.

Os motores de indução são máquinas eléctricas, concretamente máquinas assíncronas.

Um motor de indução é composto basicamente de duas partes: Estator e Rotor. O espaço entre o estator e o rotor é denominado entreferro. O estator constitui a parte estática e o rotor a parte móvel.

O estator é composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente ou de aço silício para reduzir ao mínimo as perdas por correntes parasitas e histerese. Estas chapas têm o formato de um anel com ranhuras internas (vista frontal) de tal maneira que possam ser alojados enrolamentos, os quais por sua vez, quando em operação, deverão criar um campo magnético no estator.

O rotor também é composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente, com o formato também de anel (vista frontal) e com os enrolamentos alojados longitudinalmente.

Existem dois tipos de máquina de indução:

Motor ou Gerador de Indução Gaiola de esquilo: No qual o rotor é composto de barras de material condutor que se localizam em volta do conjunto de chapas do rotor, curto-circuitadas por anéis metálicos nas extremidades.

Motor ou Gerador de Indução com rotor Bobinado: No qual o rotor é composto de enrolamentos distribuídos em torno do conjunto de chapas do rotor.

O motor de indução é o motor de construção mais simples. Estator e rotor são montados solidários, com um eixo comum aos “anéis” que os compõem. O estator é constituído de um enrolamento trifásico distribuído uniformemente em torno do corpo da máquina, para que o fluxo magnético resultante da aplicação de tensão no enrolamento do estator produza uma forma de onda espacialmente senoidal. A onda eletromagnética produzida pelo enrolamento é uma função senoidal do espaço e do tempo.

A aplicação de tensão alternada nos enrolamentos do estator irá produzir um campo magnético variante no tempo que devido à distribuição uniforme do enrolamento do estator irá gerar umcampo magnético resultante girante na velocidade proporcional à freqüência da rede trifásica. O fluxo magnético girante no estator atravessará o entreferro e por ser variante no tempo induzirátensão alternada no enrolamento trifásico do rotor. Como os enrolamentos do rotor estão curto circuitados essa tensão induzida fará com que circule uma corrente pelo enrolamento do rotor o que por conseqüência ira produzir um fluxo magnético no rotor que tentará se alinhar com o campo magnético girante do estator.

Como o valor das tensões induzidas no rotor no caso de rotor bobinado dependem da relação de espiras entre o rotor e o estator, o estator pode ser considerado como o primário de um transformador e o rotor como seu secundário.

Este tipo de motor quando acionado por uma turbina e operando com uma rotação acima da síncrona pode gerar potência ativa e entregá-la ao sistema onde está conectado.

MOTOR DE CORRENTE CONTÍNUA

O motor de corrente contínua é uma máquina que converte energia eléctrica em energia mecânica, provocando um movimento de rotação. Em algumas modificações, exercer uma tracção sobre um carril. Estes motores são conhecidos como motores lineares

Sua principal desvantagem, manutenção, muito caro e trabalhoso.

Uma máquina de corrente continua (gerador ou motor) é composto principalmente de duas partes, um estator que proporciona um suporte mecânico para o dispositivo e tem um furo no centro, geralmente de forma cilíndrica. Além disso, nos pólos do estator são, o que pode ser ímans permanentes ou enrolamentos de fio de cobre sobre o núcleo de ferro.O rotor é de forma genericamente cilíndrica, e o núcleo de enrolamento, também, a corrente que passa por duas escovas.

Eles também são construídos com motores DC rotor de imã permanente para aplicações especiais.

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

De acordo com a lei de Lorentz Força simplificado quando um condutor através da qual uma corrente elétrica é imerso num campo magnético , o condutor sofre uma força perpendicular ao plano formado pelo campo magnético de corrente e, na sequência da regra da mão direita .

• F: força em Newtons

• I: intensidade que executa o motorista em ampères

• L: Comprimento do condutor em metros

• B: A densidade de campo magnético ou densidade de fluxo teslas

O rotor tem vários espalhados pela periferia. Como ele gira, a corrente é ativado no driver apropriado.

Normalmente a corrente é aplicada à frente, na extremidade oposta do rotor, para compensar a força líquida e aumentar o tempo.

Fem induzida em um motor

É a tensão que é criada em um drivers de motor corte seguindo as linhas de força, é o efeito gerador de pin.

A polaridade da tensão é invertida aos geradores aplicados aos terminais do motor.

Os pontos fortes de uma corrente do motor no arranque são, porque a máquina está parado e não há emf de enrolamento se comporta como uma resistência pura do circuito.

Contraeloectromotriz força depende diretamente da velocidade do motor de rotação do motor e do fluxo magnético do sistema magnético.

Número de escovas

As escovas devem dar todas as bobinas de curto-circuito na zona do ponto morto. Se a máquina tem dois pólos, temos também duas zonas neutras. Consequentemente, o número total de pás para ser igual ao número de pólos da máquina. Quanto à sua posição, será coincidente com as linhas neutras dos pólos.

ROTAÇÃO / REVERSIBILIDADE

O sentido de rotação de um motor de corrente contínua depende do sentido relativo por correntes induzidas e enrolamentos indutores circulante.

Revertendo a direcção da rotação do motor de corrente contínua é conseguida através da inversão do sentido do campo magnético ou a corrente do induzido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com