TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado

Trabalho Escolar: Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 4

Movimento retilíneo uniformemente acelerado

Caíque Silva

Dierly Anderson Silveira

Gislayne de Souza de lima

Rone Taborda

Michael Jones Camargo

Rogério de Almeida

Departamento de Engenharia de Produção

Faculdade Integrado de Campo Mourão

Neste relatório será apresentada a realização de um experimento prático deMovimento retilíneo uniformemente acelerado, definido como MRUA, a partir de um plano inclinável de ajuste regulável, com escala de 0 a 45 graus, ajustado a 2 graus e com espaços de 0,10m no eixo horizontal entre os pontos definidos como x0, x1,x2 ex3. Desenvolve uma trajetória de um ponto ao outro onde é possível verifica a variação da velocidade de um ponto ao outro e então realizando cinco repetições para se obter uma média esse fator se torna mais claro. Esse experimento tem com objetivo de concluir as variações de velocidade do móvelesfera partindo em repouso, de acordo com asfórmulas e conceitos apresentados a seguir.

Introdução

O movimento retilíneo uniformemente acelerado, o MRUA, comparando-o com o movimento em queda livre e reconhecendo que a aceleração do móvel esta diretamente associada ao ângulo de inclinação da rampa previamente definido, utilizando os conhecimentos da equação horária para determinar a posição ocupada pelo móvel em relação ao tempo, sendoos resultados apresentados e comparados através de gráfico [1]. Um móvel que parte do repouso, deve ser acelerado para adquirir velocidade. Se a aceleração é uniforme (constante), a velocidade cresce linearmente com o tempo. Já o espaço percorrido, não varia mais linearmente com o tempo, pois a velocidade não é mais constante. A velocidade de uma partícula varia, diz-se que a partícula sofreu uma aceleração [2]:

(1)

a= ∆v/∆t

O movimento acelerado é aquele no qual o modulo da velocidade aumenta no decorrer do tempo. Para que tal ocorra é necessário que a velocidade e a aceleração tenham o mesmo sinal . A velocidade varia no decorrer do tempo, neste caso o movimento é denominado movimento variado. Se no movimento de um corpo em intervalos de tempo iguais ele sofre a mesma variação da velocidade escalar, dizemos que é movimento uniforme variado [3].

Procedimento experimental

Material utilizado.

01trilho de ar;

01 esfera de aço;

Fita adesiva;

04 pequenos retângulos em papel comum (10 x 10 mm).

Descrição do experimento

O experimento teve inicio com a regulagem do equipamento, inclinando os trilhos em aproximadamente 2 graus.

Figura 1: Plano inclinado ajustado a 2 graus.

Em seguida foram fixados com fita adesiva os retângulos de papel sobre a escala lateral para indicar a posição inicial x0. Posteriormente o experimento prático teve inicio abandonando a esfera no plano inclinado e cronometrando a velocidade do ponto inicial x0 ao x1, do x1 ao x2, e assim por diante, e foi tomado nota desses tempos. E então foi realizado o mesmo processo, mas com a repetição de cinco vezes cada, estabelecendo a composição média dos tempos entre os x0 e x1, x1 e x2, x2 e x3 e x3 e x4. Os resultados foram registrados para determinação dos módulos de deslocamento (m), Velocidade média e aceleração que foramtabelados de acordo com as instruções.

Resultados e discussões

Valor da posição inicial em metros:

Módulo da posição inicial (m) Módulo da posição final (m) Módulo do deslocamento (m)

x0 = 0,0 x1 = 0,1 0,1

x1 = 0,1 x2 = 0,2 0,1

x2 = 0,2 x3 = 0,3 0,1

x3 = 0,3 x4 = 0,4 0,1

Tabela 1. Exemplifica as posições e o deslocamento do objeto.

Gráfico 1. Posições do objeto.

Encontra-se o tempo de percurso em cada posição:

x0 - x1 t1 = 0,87

x1 - x2 t2 = 1,06

x2 - x3 t3 = 1,90

x3 - x4 t4 = 2,10

Tabela 2. Tempo de percurso.

Composição tempos, cinco (5) repetições da trajetória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com