TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento direto

Seminário: Movimento direto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Seminário  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3 – Aula-tema: Movimento Retilíneo

Essa etapa é importante para aplicar e compreender o conceito de Movimento uniformemente variado livre da resistência do ar. Simular os movimentos executados quando os corpos estão submetidos a uma aceleração constante igual a 9,8 m/s2. Essa etapa de modelagem do projeto SARA está relacionada aos conceitos de lançamento oblíquo. Ao final, você terá um memorial descritivo de cálculos de todas as etapas do projeto desde o lançamento até o resgate do satélite. Para realizá-la, execute os passos a seguir:

Passo 1 - Considerar que dois soldados da equipe de resgate, ao chegar ao local da queda do satélite ao verificar sua localização saltam ao lado do objeto de uma altura de 8m. Considerar que o helicóptero está com velocidade vertical e horizontal nula em relação ao nível da água. Adotando g =9,8 m/s2.

Passo 2 - Tomar como base, as informações apresentadas acima e determinar:

1. O tempo de queda de cada soldado. Resposta:

2. A velocidade de cada soldado ao atingir a superfície da água, utilizando para isso os dados do passo anterior. Resposta:

3. Qual seria a altura máxima alcançada pelo SARA SUBORBITAL, considerando que o mesmo foi lançado com uma velocidade inicial de Mach 9 livre da resistência do ar e submetido somente à aceleração da gravidade. Resposta:

Mach = 340,27 m/s ou 1225 km/h

Altura Máxima = 300 km/h

Mach 9 = 11,025 km/h = 3062,5 km/h

Passo 3 - Calcular o tempo gasto para o SARA SUBORBITAL atingir a altura máxima. Resposta:

ETAPA 4 - Aula-tema: Movimento em Duas e Três Dimensões.

Essa atividade é importante para compreender os conceitos de lançamento horizontal e oblíquo. Ao final, você terá um memorial descritivo de cálculos de todas as etapas do projeto desde o lançamento até o resgate do satélite. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos. Para realizá-la, execute os passos a seguir:

Passo 1 - Ler o texto e considerar o cenário apresentado a seguir. Para efetuar o resgate do Satélite, ao chegar ao local, o avião patrulha lança horizontalmente uma boia sinalizadora. Considerar que o avião está voando a uma velocidade constante de 400 km/h, a uma altitude de 1000 pés acima da superfície da água, calcular o tempo de queda da boia, considerando para a situação g = 9,8 m/s2 e o movimento executado livre da resistência do ar. Resposta:

 1000 pés = 304,80 m  400 km/h = 111,11 m/s

Passo 2 - Considerar os dados da situação do Passo 1 e calcular o alcance horizontal da boia. Resposta:

Passo 3

1. Calcular para a situação apresentada no Passo 1, as componentes de velocidade da boia ao chegar ao solo. Resposta:

2. Determinar a velocidade resultante da boia ao chegar à superfície da água. Resposta:

ETAPA 5 - Aula-tema: Movimento em Duas e Três Dimensões.

Essa atividade é importante para compreender os conceitos de lançamento horizontal e oblíquo. Ao final, você terá um memorial descritivo de cálculos de todas as etapas do projeto desde o lançamento até o resgate do satélite. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos. Para realizá-la,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com