TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio De Cisalhamento Direto E Ensaio Triaxial

Exames: Ensaio De Cisalhamento Direto E Ensaio Triaxial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2013  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  2.701 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Ceará – UFC

Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental – DEHA

Mecânica dos Solos II

Laboratório de Mecânica dos Solos

“Ensaio de Cisalhamento direto e Ensaio Triaxial”

Professor: Alfran Sampaio

Fortaleza – CE

Fev/2013

1. INTRODUÇÃO

O presente ensaio foi realizado em 01 de Fevereiro de 2013 no Laboratório de mecânica dos solos, turma 02A. No entanto a prática foi realizada apenas para mostrar os procedimentos para a realização dos ensaios de cisalhamento direto e ensaio triaxial.

2. ENSAIO DE CISALHAMENTO DIRETO

O ensaio de cisalhamento direto lento tem por objetivo a determinação dos parâmetros de resistência ao cisalhamento dos solos (ângulo de atrito e coesão). Para que possamos determinar esses parâmetros, precisamos seguir os seguintes passos listados abaixo:

2.1 MOLDAGEM DO CORPO-DE-PROVA

O corpo-de-prova foi moldado na caixa de cisalhamento bipartida, quadrada com 10 cm de aresta e 2,0 cm de altura, a partir da amostra de solo não deformada, presente no laboratório, como o intuito da aula era apenas de demonstração do ensaio, o corpo de prova já se encontrava moldado e pronto para a realização do ensaio.

2.2 RUPTURA DO CORPO-DE-PROVA

O corpo-de-prova foi submetido à ruptura, por cisalhamento direto, aplicando-se o carregamento horizontal a uma velocidade constante de 0,03 mm/min, após a aplicação da tensão normal especificada para cada ensaio. Durante a aplicação do carregamento foi demonstrado como são realizadas as leituras dos deslocamentos horizontais sofridos pelos corpos-de-prova durante o processo de ruptura por cisalhamento direto; as leituras de deformação do anel dinamométrico, que permitem a determinação da força horizontal aplicada às amostras; e as leituras da variação da altura dos corpos-de-prova, que permitem a determinação da sua variação volumétrica durante a ruptura.

3. ENSAIO TRIAXIAL TIPO CU (ADENSADO E NÃO-DRENADO)

O ensaio de compressão triaxial CU tem por objetivo a determinação de parâmetros de resistência ao cisalhamento dos solos em termos de tensões efetivas e tensões totais. Como citado anteriormente, à aula tem apenas o intuito de apresentar os procedimentos do ensaio, portanto foram explicadas resumidamente as etapas de execução como listado abaixo:

3.1 MOLDAGEM DOS CORPOS-DE-PROVA

O corpo-de-prova é obtido a partir da compactação na umidade especificada e na mesma energia de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com