TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Populares

Trabalho Universitário: Movimentos Populares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  1.560 Visualizações

Página 1 de 3

• Movimentos sociais no Brasil

O que é – O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).

Brasil – Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade.

Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.

Nos anos 1970/1980 contribuíram decisivamente para a conquista de direitos sociais (Movimentos populares de oposição ao regime militar, muitos com influência da teologia da libertação).

A partir de 1990 as organizações têm características são mais institucionalizadas (Fóruns Nacionais de Luta pela Moradia, Reforma Urbana, Participação Popular etc.). Ocorre casos de parceria entre a sociedade civil organizada e o poder público. Surge uma Central de Movimentos Populares.

Outros movimentos emergiram, a saber: a Ética na Política, Ação da Cidadania contra a Fome, desempregados, aposentados e pensionistas, contra as reformas estatais, categorias profissionais na informalidade, manifestações pela paz e contra a violência, grupo de mulheres, homossexuais, afro-brasileiro, jovens etc.). Outros destaques foram os movimentos dos indígenas, dos fu ncionários públicos e dos ecologistas.

Tipos de Movimentos Sociais

• Movimentos Sociais Conservadores

• Movimentos Sociais Progressistas

• Movimentos sociais conservadores

Não querem as mudanças sociais emancipatórias, mas impor as mudanças segundo seus interesses particularistas, pela força, utilizando a violência como estratégia principal de suas ações.

São movimentos construídos a partir de práticas sectárias e destrutivas, muitos deles fundamentados em xenofobias nacionalistas, religiosas, raciais etc.

• Movimentos sociais progressistas

Atuam em redes, segundo uma agenda emancipatória, realizam diagnósticos sobre a realidade social e constroem propostas.

Articulam ações coletivas que agem como resistência à exclusão e lutam pela inclusão social.

Redes: de sociabilidade (laços familiares, amizade), locais, virtuais, temáticas específicas (gênero), sócio-culturais (etnia, religião), geracionais (jovens e idosos), históricas (um líder, ator ou cantor famoso), governança (Orçamento Participativo), entidades afins (ONGs).

Movimentos populares

Nos anos 1990 diminuíram as formas de protestos nas ruas e sua visibilidade na mídia. As ONGs tomaram esse espaço.

Passaram para um nível de organização mais operacional, propositivo e menos reivindicativo. Muitos de seus líderes assumiram cargos públicos. Mudaram os discursos para a participação e parcerias com o Estado. Neste sentido, contribuíram para a criação de Conselhos nas esferas municipais, estaduais e nacional.

Projeto político que contempla questões do modelo de desenvolvimento do país às questões do meio ambiente e do desenvolvimento humano.

No movimentos social urbano a luta pela moradia continuou a ter a centralidade como luta popular mais organizada (uma parte com lutas institucionalizadas e conquistas como o Estatuto da Cidade)

• Tema de movimentos

Moradores de Rua”

Movimento Popular de Saúde: fragmentado, participa dos Conselhos de Saúde e entra na luta da questão de preços dos remédios, convênios, serviços de saúde etc.

Transportes.

Movimento dos Sem-creche.

Movimento popular pela educação.

A questão ambiental nos setores populares de bairros.

Movimento de bairro a partir dos centros comunitários.

Movimentos dos idosos.

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »