TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos sociais

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 7

MINHA COLABORAÇÃO COM O GRUPO ESPERO QUE AJUDE

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

Irene Aparecida Fermino

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
X
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

Guarantã do Norte
2015

Irene Aparecida Fermino

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
X
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

Trabalho apresentado ao Curso: Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Estagio Supervisionado I
Coordenadora do curso Prof. Adarly Rosana Moreira Goes
Orientadora acadêmica Cenira
Supervisora de campo.Leonice Dornellas


Guarantã do Norte
2015

Sumario

Introdução....................................................................................................04
Desenvolvimento.........................................................................................05
Conclusão....................................................................................................09
Referência................................................................................................ ...10

Introdução

O presente trabalho tem com fato o relato intitulado com estagio supervisionado I, em serviço social. Tem como meta fazer uma descrição da instituição de campo de estagio, ou seja, a Secretária de Assistência Social.
A entidade tem como objetivo a fiscalização e o desenvolvimento dos trabalhos sociais através de seus programas assistenciais.
. As observações trouxeram o aprendizado, as experiências em saber conhecer a realidade do município, conhecer o publico alvo. Justificar a necessidade aprender a utilizar os instrumentos com cuidado e sempre estar aberto ao conhecimento. O mesmo se destina a abordar observações técnicas utilizadas pelo assistente social, correlacionados a teoria com a pratica por meio de leitura da realidade de cada usuário, bem como a demanda institucional.

Desenvolvimento

Caracterização Institucional

Contextualização histórica, identificação da Instituição Campo de Estágio.

A Secretária Municipal de Assistência Social é um órgão público da política de Assistência Social, de base municipal, localizado no Município de Peixoto de Azevedo/MT, Rua: BR 163, n º 365 – Bairro Bela Vista, Peixoto de Azevedo-MT. 
Através de Projetos, Programas e Serviços da Política e Assistência Social, específicos da Proteção Básica, desenvolvem ações que visam à inclusão, a promoção social, a inclusão produtiva, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como, a participação popular. Atualmente secretariada pela Primeira Dama – Lucy vera Ribeiro Brito. A secretária municipal de Assistência Social têm a obrigação e o dever de elaborar planos assistencialismo bem como a fiscalização e desenvolvimento dos mesmos. A Secretária de Assistência Social supervisiona um grande números de servidores lotados no CRAS, CREAS, tais como Assistentes Social, psicólogas, recepcionista, agentes administrativo, coordenadores, auxiliares de serviços gerais e motorista. Formando assim uma equipe multidisciplinar, onde todos se dedicam juntos com o objetivo de prestar um atendimento de qualidade aos usuários. Presta atendimento sócio assistencial articulando os serviços disponíveis no município, potencializando a rede de proteção social básica, prevista na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS – Lei 8.742 de 07/12/1993). 
Funciona por meio de uma rede básica de ações articuladas e serviços dentro do município. atende às famílias carentes através de atividades de assistencialismo básico, pedagógicas e terapêuticas, trabalhos em grupo, cursos profissionalizantes, plantões sociais, aquisição de documentação dentre outros. 
A Política Social: Proteção Social Básica, com o fortalecimento do vínculo familiar e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
Seus Recursos Financeiros são dos órgãos Federal, Estadual e Municipal.
A Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS Trabalho e Cidadania são o órgão Gestor da Política Municipal de Assistência Social, responsável pela viabilização de ações assistenciais e vem executando Programas, Projetos e Serviços destinados ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social e/ou risco social. Tais ações estão voltadas à Infância e Juventude, População Adulta e Idosa, Família e Pessoas com Deficiência. Estes programas estão divididos entre media e alta complexidade.
Vinculado a SMAS estão os programas de proteção básica e proteção básica especial, tendo: CRAS-Centro de Referencia de Assistência Social e o CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social.Abrangendo dentro do CRAS os seguintes programas: PAIF, Centro Convivência do Idoso, API – (Apoio à pessoa Idosa), APD- Apoio a Pessoa com Deficiência, SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, Cadastro Único, Bolsa Família, BPC- Beneficio de Prestação Continuada. A proteção básica especial de alta complexidade é desenvolvida através do CREAS – Centro de Referencia de Especializado em Assistência Social, cujo principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros. Fortalecer a autoestima dos indivíduos usuários, e seus familiares, para que haja fortalecimento entre os membros da família dos usuários, e reinserção dos mesmos na sociedade. Desenvolver ações que estão distribuídas com os pisos de media e alta complexidade abaixo relacionada e em anexo. 
Casa de Retaguarda realiza intervenção biopsicossocial, oferecendo proteção necessária às crianças e adolescentes que sofreram violação de seus direitos e proporciona medida protetiva com moradia temporária ao menor que se encontre em situação de risco social.
Conselho Tutelar zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos na Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990, que entrou em vigor no dia 14 de outubro de l 990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. 
A SMAS trabalha junto com o conselho para desenvolver ações com o enfreamento a violência.
Habitação atende as Famílias em situação de vulnerabilidade social do município com o objetivo da inclusão social dos beneficiários, priorizando a entrega de uma moradia digna e desenvolvendo um trabalho social envolvendo as famílias. Através de atividades como, qualificação profissional, inserção no mercado do trabalho, o Programa busca sempre o resgate da auto-estima, bem como a promoção social das famílias referenciadas.
Auxilio Eventuais-PAE presta atendimentos às famílias que se encontram desassistidas das políticas sociais, que estão com o psicossocial fragilizado não possuindo renda.
As atividades desenvolvidas com o recurso são: auxilio funeral, passagens e atendimentos acompanhados de visitas domiciliares feitas pela Assistente Social para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidades (cesta básica).
Casa de Apoio ao Produtor Rural oferece acomodações temporárias aos produtores rurais carentes deste Município que residem no Distrito União do Norte, que não dispõem de condições financeiras suficientes para pagamento de despesas com hospedagem, necessitando de amparo social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (299 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com