TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Muro De Arrimo: Alvenaria X Concreto Armado

Trabalho Escolar: Muro De Arrimo: Alvenaria X Concreto Armado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  4.815 Palavras (20 Páginas)  •  1.762 Visualizações

Página 1 de 20

comparativo entre dois métodos construtivos de muros de contenção: alvenaria estrutural x concreto armado.

Eng. Paulo Fernando Rossi1

1 Acadêmico do Curso de Engenharia de estruturas do Centro Universitário de Lins-Unilins, Lins-SP, Brasil

Orientadora Profª. Dr.ª Luciana Maria Bonvino Figueiredo Pizzo4

4 Docente do Curso Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas do Centro Universitário de Lins - Unilins, Lins-SP, Brasil.

Resumo

Um dos grandes custos das obras são os muros de conteção, se não houver um planejamento e um projeto bem elaborado, pode-se gastar uma grande quantia de dinheiro em sua construção. Há diversos tipos e métodos de construção para contenções, o mais utilizado ainda é o muro em concreto armado, porém outro método que esta sendo muito utilizado para alturas de até 3,00 metros, é a alvenaria estrutural armada, com o intuito de economizar na construção. Este trabalho apresenta um comparativo entre a eficiencia e o custo de cada método, para isso foi elaborado um projeto em alvenaria estrutural armada e outro em concreto armado, para a mesma situação: uma contenção com 2,60 metros de altura.

Palavras chaves – 1.muro de contenção 2.alvenaria estrutural 3.concreto armado 4.comparativo de custo e eficiência.

Abstract

One of the major costs of the works are the retaining walls, if there is no planning and a well-designed project, you can spend a large amount of money in its construction. There are several types and construction methods for contentions, it is still the most used in the concrete wall, and another method that is being widely used for heights up to 3.00 meters, is the structural reinforced masonry in order to save on construction. This work aims to present a comparison between the efficiency and the cost of each method, for this one project in armed structural masonry shall be prepared and another reinforced concrete, to the same situation: a contention with 2.60 meters tall.

Keywords – 1.Retaining wall 2.Structural masonry 3.Reinforced concrete 4.Comparative cost and efficiency.

1 Introdução

Os muros de contenção são inevitáveis em um grande número de obras, tanto em obras de pequeno quando de grande porte. Devido ao seu custo elevado os profissionais da área sempre procuram a solução mais econômica e que atenda a necessidade. Normalmente os muros de contenção são executados em estruturas de concreto armado, porém um método que vem sendo bastante utilizado, para alturas não tão elevadas, é a construção em alvenaria estrutural. Esse método está gerando resultados positivos, pois é de fácil execução e seu custo é menor, pois a alvenaria estrutural é um material relativamente barato e fácil de encontrar no mercado.

2 Referencial Teórico

2.1 Muros de contenção

São estruturas corridas de contenção constituídas de parede vertical ou quase vertical apoiada em uma fundação rasa ou profunda. Podem ser construídos em alvenarias ou em concreto ou ainda, de elementos especiais. Sua fundação pode ser direta, rasa e corrida ou profunda, em estacas e tubulões.

O material mais utilizado para construção dos muros de contenção é o concreto armado, devido facilidade de acesso a material e mão-de-obra qualificada.

Outro material que vem sendo muito utilizado é a alvenaria estrutural, que nada mais é do que o assentamento de blocos de concreto ou cerâmica, com argamassa ligando-os entre si. Essa alvenaria pode ser armada ou não-armada, no caso de alvenaria armada, são definidos pontos onde há forças horizontais que a estrutura por si só não consegue resistir, para que a estrutura suporte essas forças, são dimensionados e colocados ao longo da estrutura vergalhões de aço. Já no caso de alvenaria não armada, quando houver cargas verticais, onde a estrutura por si só não consiga suportar, são adicionados pontos de graute, que nada mais é do que um concreto mais fluído com agregados pequenos, nos vazios de alguns blocos, isso aumenta a área da seção transversal de concreto, e consequentemente acaba enrijecendo a estrutura.

2.2 Ações

Uma particularidade nos muros de contenção, é a ocorrência de empuxo, que surge devido ao esforço exercido pela terra contra o muro. O empuxo pode ser ativo ou passivo. Considera-se passivo, quando o empuxo atuar do muro contra a terra. E ativo, quando o empuxo atuar da terra contra o muro.

Uma das teorias existentes, e mais utilizadas, para a determinação do empuxo, é a teoria de Coulomb, que baseia-se na hipótese de que o esforço exercido no paramento do muro é proveniente da pressão do peso parcial de uma cunha de terra, que desliza pela perda de resistência a cisalhamento ou atrito.

Admite-se como conhecida direção do empuxo, segundo Coulomb, o empuxo faz normal ao paramento do lado da terra.

3 Metodologia

Para a elaboração deste trabalho foi adotado uma contenção de 2,60 m de altura, onde foi calculado o empuxo ativo de acordo com o tipo de solo, sobrecarga do terreno, entre outras características especificadas.

Em seguida foi dimensionado primeiramente o muro de contenção em concreto armado, onde foi detalhada a armadura e resistência do concreto. De acordo com projeto de detalhamento foi elaborado uma lista de materiais.

Para a alvenaria estrutural armada foi feito o mesmo procedimento, foram apresentadas as características do bloco a ser utilizado, o graute e a armadura a ser utilizada. De acordo com o detalhamento foi elaborado uma lista de materiais.

Com as duas listas de materiais definidas, foi feito um comparativo e verificado o custo de um método em relação ao outro.

4 Resultados

4.1 Cálculo do empuxo

Para o cálculo do empuxo serão adotadas as seguintes características do solo:

Argila silto-arenosa:

- ângulo de talude natural φ = 30°

- massa específica aparente do solo γt = 1,6 tf/m³

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com