TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Máquinas E Equipamentos Para Uso Agrícola E Florestal

Monografias: Máquinas E Equipamentos Para Uso Agrícola E Florestal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  1.632 Visualizações

Página 1 de 4

MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA USO AGRÍCOLA E FLORESTAL

Os dispositivos de partida, acionamento e parada das máquinas e dos equipamentos estacionários devem ser projetados, selecionados e instalados de modo que não se localizem em suas zonas perigosas, impeçam acionamento ou desligamento involuntário pelo operador ou por qualquer outra forma acidental, não acarretem riscos adicionais, não possam ser burlados e possam ser acionados ou desligados em caso de emergência por outra pessoa que não seja o operador.

As máquinas cujo acionamento por pessoas não autorizadas possam oferecer risco à saúde devem possuir chave de ignição.

As zonas de perigo das máquinas e implementos devem possuir proteções fixas, moveis e dispositivos de segurança.

Sistemas de segurança e comandos de acionamento e parada das máquinas estacionárias devem garantir a manutenção do estado seguro da máquina quando ocorrerem flutuações no nível de energia.

As proteções devem obedecer à vida útil ou possibilitar reposição das partes, ser constituídas de materiais resistentes e adequados, fixação firme e garantia de estabilidade, não criar pontos de esmagamento ou agarramento, não possuir extremidades cortantes ou perigosas, impedir que possam ser burladas, proporcionar condições de higiene e limpeza, impedir o acesso à zona de perigo, ter ação positiva, não acarretar riscos adicionais.

A proteção deve ser móvel quando o acesso a uma zona de perigo ocorrer mais de uma vez ao dia. As máquinas com estas proteções devem: operar somente quando as proteções estiverem fechadas, paralisar suas funções perigosas quando as proteções forem abertas durante a operação, e garantir que só o fechamento das proteções não dê inicio às funções perigosas. Seus dispositivos de intertravamento devem permitir a operação somente enquanto a proteção estiver fechada e bloqueada, manter a proteção fechada e bloqueada até que tenha sido eliminado o risco e garantir que o fechamento do bloqueio por si só não dê inicio às funções perigosas.

Transmissões de força e seus componentes móveis devem ser protegidos por meio de proteções fixas ou móveis com dispositivos de intertravamento.

Em colhedoras, em situação de manutenção ou inspeção, deve-se ter na área próxima da abertura uma evidencia visível da rotação. Suas proteções devem considerar o risco para o operador e a geração de outros perigos, atingir a extensão máxima, ser sinalizadas quanto ao risco e ter manual de instruções informando-os.

O eixo carda e as máquinas e equipamentos que ofereçam risco de ruptura devem possuir proteção adequada.

As roçadoras devem possuir dispositivos de proteção contra o arremesso de materiais sólidos.

As máquinas de cortar, picar, triturar, moer, desfibrar e similares devem impossibilitar o contato do operador ou demais pessoas com zonas de perigo.

Aberturas para alimentação abaixo do nível devem possuir proteção q impeça quedas.

Baterias devem ser localizadas em locais de fácil manutenção, fixação onde não haja deslocamento acidental e proteção do terminal positivo.

Maquinas autopropelidas devem possuir faróis, lanternas traseiras, buzina, espelho retrovisor, sinal sonoro automático de ré, estrutura de proteção na capotagem e cinto de segurança. As que ofereçam risco de queda devem possuir estrutura de proteção contra quedas.

Nas tomadas de potência de tratores agrícolas devem ser instaladas proteções que cubram a parte superior e as laterais.

As máquinas e equipamentos tracionados devem possuir sistemas de engate para reboque pelo sistema de tração.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com