TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Geoéletricos

Casos: Métodos Geoéletricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 Objetivo

Estudar os métodos geoelétricos que contribuam de maneira eficaz para a prospecção de depósitos minerais e, mais especificamente, de gemas.

Pretende-se, primeiramente, analisar os principais métodos geofísicos elétricos baseando-se em fundamentos teóricos, conceitos e propriedades físicas dos materiais de estudo. Será realizada uma simulação em escala reduzida com a utilização do método geoelétrico que se apresentar mais eficaz teoricamente para tal finalidade para, se possível, determinar a existência de minerais propositalmente enterrados na subsuperfície a partir da distribuição da resistividade das rochas. Por fim, com a obtenção de dados, será possível comprovar a eficácia do método, de maneira que possa ser aplicada em prospecções de gemas.

1.2 Relevância

A cidade de Teófilo Otoni é conhecida mundialmente como Capital Mundial das Pedras Preciosas e parte do seu comércio é movido pela troca, compra e venda de pedras preciosas e semi-preciosas.

Tais pedras são extraídas por empresas que realizam investigações em macro-escala na região e posteriormente fazem prospecções geológica, geoquímica e geofísica para que, a partir do conjunto dessas informações, seja feito um detalhamento da área. Contudo, a utilização de certos métodos geoelétricos pode apresentar de maneira mais eficaz dados referentes a profundidade e a localização das gemas na subsuperfície. Para as empresas da região, o emprego desses métodos pode ser mais vantajoso de modo que haja diminuição dos riscos inerentes aos investimentos.

Além disso, a partir da aplicação de métodos geoelétricos é possível iniciar um estudo geofísico mais detalhado da região e da sua composição mineralógica, fornecendo dados mais precisos para que mais tarde possa ser realizado um estudo completo.

1.3 Justificativa

Os solos da região do Vale do Mucuri são pouco explorados apesar de serem conhecidos pela sua vasta gama de pedras preciosas e semi-preciosas já encontradas. A mesma região não apresenta um estudo geofísico completo, pelo fato de não haver profissionais como geofísicos e geólogos, responsáveis pelo recolhimento de dados que forneçam informações significativas e condizentes com a realidade da região.

Poucas são as empresas na cidade de Teófilo Otoni que extraem gemas para a comercialização. Apesar de utilizarem técnicas de investigação, muitas vezes as medidas não geram informações úteis ou não são suficientemente precisas para serem interpretadas, tornando o processo de extração lento e gerando altos custos para as empresas. Desse modo, um estudo experimental em torno do método geoelétrico que se apresentar teoricamente mais eficaz para esta finalidade pode complementar as pesquisas e investigações feitas na área com dados precisos e relevantes.

1.4 Estrutura do Trabalho

Para o estudo das áreas mais profundas da Terra, as quais não podem ser diretamente observadas, definem-se dentro da geofísica os métodos geoelétricos que possibilitam, a partir da determinação das propriedades físicas das diferentes composições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com