TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Múltiplas Inteligencias

Artigos Científicos: Múltiplas Inteligencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

LINGUÍSTICA

Para trabalhar o conteúdo sobre ecossistema abordando a inteligência linguística, irei dialogar com os alunos sobre os diferentes ecossistemas brasileiros. Após isso, levaria algumas leituras complementares sobre a Mata Atlântica, Mata de Araucárias, Pantanal, dentre outros, para que os próprios alunos fizessem as leituras e discutissem sobre o tema.

MATEMÁTICO-LÓGICA

Abordando a inteligência Matemático-Lógica, irei falar sobre as energias gastas e produzidas dentro de um ecossistema, assim conseguirei questionar os alunos com a quantidade de água necessária para que os produtores primários produzam energia para o ambiente.

INTRAPESSOAL

Dentro desta abordagem eu questionarei os alunos com a seguinte questão: “Se a Mata Atlântica não existisse mais quais seriam as consequências para as espécies dependentes desse ecossistema, e no que isso nos afetaria?”. Com essa questão conseguirei sensibilizá-los quanto a problemática do desmatamento e poluição.

INTERPESSOAL

Após a discussão sobre os ecossistemas, pedirei que em grupos, os alunos abordem as principais consequências geradas pela falta da Mata Atlântica, utilizando peças teatrais para apresentar em sala de aula. Para isso distribuirei alguns tipos de ecossistemas para os grupos, a fim de que todos tenham conhecimento do trabalho do outro.

NATURALISTA

Para trabalhar este tipo de inteligência, pedirei aos alunos que pesquisem na internet, em periódicos, sobre a diversidade de espécies de animais dentro de um hábitat escolhido, como por exemplo, em um Pantanal, e apresentem em forma de textos.

CINESTÉSICA - CORPORAL

Com este tipo de inteligência, pedirei aos alunos que interpretem por meio de teatro alguma espécie de animal pesquisado, como se estes estivessem lutando contra sua extinção. Esta peça deverá ser feita em grupos.

MUSICAL

Em grupo pedirei que todos os alunos em duplas pesquisem alguma música que aborde alguma temática sobre o ecossistema, deixarei livre o tema, mas os alunos deverão trazer uma música que esteja dentro do contexto estudado. Após isso os alunos podem cantar suas músicas para os colegas.

ESPACIAL

Levarei uma maquete representando algum tipo de ecossistema e discutirei por meio da maquete, sobre a flora, tipo de solo, adaptações de plantas, clima, relevo, e alguns problemas ambientais, bem como as possíveis soluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com