TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NAFTA

Tese: NAFTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Tese  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

NAFTA

North America Free Tade Agreement (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio)

NAFTA é um bloco econômico formado pelos Estados Unidos, México e Canadá em 1993, mas entrou em vigor somente em 01/01/1994, com o intuito de facilitar as transações econômicas entre eles e assim acabar com as taxas sobre a circulação de mercadorias e produtos, implantando o livre comercio entre esses países.

Isso reduziria os custos comerciais entre esses países e a importação aumentaria garantindo o aumento da economia deles, ganhando destaque e competitividade no comercio mundial.

O Canadá depende dos recursos financeiros dos Estados Unidos e o México, mesmo sendo considerado como país de economia emergente, foi convidado para participar desse bloco pelo fato de seus habitantes consumirem muitos produtos norte-americanos e canadenses. Além de o México possuir um grande mercado consumidor, ainda possui uma grande jazida de petróleo e ainda dispõe de mão de obra barata.

Tanto Canadá quanto Estados Unidos vêem vantagens nessa mão de obra barata e estão instalando no México filiais de empresas aumentando a geração de empregos. Isso favorece os Estados Unidos sendo que isso pode diminur a entrada de imigrantes ilegais em território norte-americano.

Nos últimos dez anos, o fluxo de mercadorias do NAFTA teve um aumento de 150%, fazendo com que acelerasse o crescimento econômico do México.

Os Estados Unidos pretende implantar um megabloco, com os países da America do Norte, America Central e America do Sul (exceto Cuba- não faz parte do acordo por causa do bloqueio economico imposto pelos EUA, divergência de idéias) utilizando o livre comercio entre eles, sendo o nome desse bloco ALCA – Área de Livre Comercio das Américas. Esse megabloco renderia um PIB aproximado de 20 trilhões de dólares com uma população de 850 milhões de pessoas, mas a ALCA atenderia aos interesses econômicos dos Estados Unidos em especial, sendo que sobressairia sobre os países em desenvolvimento e os subdesenvolvidos. Por causa dessas divergências entre os países que o ALCA ainda não foi implantado.

Bibliografia: http://www.brasilescola.com/geografia/nafta.htm

www.estudopratico.com.br/bloco-economico-nafta-paises-objetivos-e-caracteristicas/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com