TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NARRATIVA DE EDUCADORES LOCAIS. CARACTERIZANDO O ENTREVISTADO E SELECIONANDO TEMÁTICAS DERIVADAS DA ENTREVISTA NARRATIVA

Trabalho Escolar: NARRATIVA DE EDUCADORES LOCAIS. CARACTERIZANDO O ENTREVISTADO E SELECIONANDO TEMÁTICAS DERIVADAS DA ENTREVISTA NARRATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 5

NARRATIVA DE EDUCADORES LOCAIS. CARACTERIZANDO O ENTREVISTADO E SELECIONANDO TEMÁTICAS DERIVADAS DA ENTREVISTA NARRATIVA

Justificativa:

Diante da proposta de atividade solicitada pela disciplina de projetos de pesquisa e experiências educativas em contexto não escolar, ministrada pelo Professor Carmo Thum e acompanhada pela Professora Arlete da Costa, que teve como objetivo localizar em nossa comunidade uma pessoa reconhecida como educadora e que liderasse uma organização comunitária, cultural, religiosa, política,entre outros... e baseado nesse argumento ter a capacidade de entrevistar um educador comunitário tendo como base os propósitos de uma coleta de dados.

Dito isso partimos para uma busca de pessoas voluntarias que estivessem em pleno exercício com atividades em ambientes não formais e que se enquadrassem no perfil solicitado na proposta da disciplina.

Sendo assim sabendo dessa realidade fomos conhecer o trabalho desenvolvido na nossa comunidade que é voltada para a educação não formal.

Nesse primeiro momento tomamos conhecimento que as ações realizadas no ambiente não formal são ministradas por um professor onde seu trabalho deixa evidente que se trata de um profissional preocupado com a formação integral dos indivíduos da comunidade na qual residimos, onde promovem a aprendizagem para capacitar os cidadãos a obter uma melhora na sua auto-estima, graças aos conhecimentos adquiridos, capacitando-se para atuar na sociedade e nos mais diversos espaços.

METODOLOGIA

Sendo assim, sabendo dessa realidade fomos procurar entender esse mesmo propósito voltado para o ambiente da Educação não-formal que é aquela que ocorre no mundo, através da interação com o cotidiano, nos momentos em que interagimos com as pessoas e o mundo que nos cercam onde o aprendizado se dá através de ações coletivas cotidianas, pois tem como objetivo preparar o ser humano para a socialização.

Para tal fomos à busca de ações educativas que correspondessem a esse propósito e que tivessem a música como recurso capaz de promover grandes transformações no que diz respeito à socialização das pessoas, aos vínculos afetivos, na formação cultural e sobre tudo servindo para o aprimoramento do aprendizado.

Assim vimos nesta entrevista à possibilidade de entender os benefícios que a música proporciona através dessas ações educativas.

Na entrevista com o professor Julio Cesar Silvera Lopez (professor Tano), professor de musica e inglês formado na Universidade de Montevidéu, Escola Universitária onde conquistou o titulo em Bacharel em Musica. Reside neste município na 3ª travessa da D. Diogo de Souza nº 65, na Vila Jacinto. Professor Tano nasceu em Santa Vitoria do Palmar, e passou a infância no Uruguai até concluir seus estudos, há treze anos é domiciliado em Santa Vitoria do Palmar, lugar que lhe proporcionou muitas amizades e oportunizou possibilidades de empreender através do seu dom maior que é a musica.

Solidário ao povo Santa vitoriense percebeu que a comunidade diante de seus problemas sócio-culturais como: desajuste familiar, ociosidade, problemas disciplinares na escola e na comunidade, maus tratos, alcoolismo, envolvimento com roubo e drogas, necessitava de ações que despertasse nas crianças e adolescentes o gosto pela musica. Visando essas ações surgiu a idéia do trabalho comunitário de compartilhar os seus conhecimentos às pessoas da comunidade.

Atualmente o professor Tano em meio ao seu trabalho de aulas particulares que é a sua fonte de renda, desenvolve um trabalho comunitário gratuitamente para crianças e adolescente na comunidade da Vila Jacinto, também desenvolve o mesmo trabalho com crianças de diversa faixa etária, esse é desenvolvido na comunidade da Coxilha e arredores.

Diante da fala do entrevistado podemos observar que este é preocupado com o desenvolvimento social e cultural da nossa sociedade. O professor Tano diz: “Senti necessidade de participar de ajudar o outro, precisa de gente que trabalhe para ajudar o próximo, e a musica é um bom incentivo”.

Dessa forma percebemos que existe uma necessidade que sejam desenvolvidas atividades que promovam atitudes voltadas ao interesse do publico jovem, sendo assim vimos na musica a possibilidade de chegarmos ao interesse desses educandos, numa educação não formal.

Segundo Morais, Romaniw e Tozetto, (2011)

“A educação formal busca capacitar o cidadão, promovendo projetos de desenvolvimento pessoal e social que podem acontecer em diversos espaços: comunidades empresas, penitenciarias, Organizações não governamentais, entre outros.

Dito isso constatamos que o professor tem o trabalho direcionado a um publico de crianças e adolescentes que são frequentadores da Capela São Pedro moradores da própria redondeza que é formada de uma população carente, tímida e desfavorecida, dependente do vicio, discriminados e maltratados pela própria sociedade.

De acordo com o professor Tano: “Eles se escondem, não tem espontaneidade”, nesse momento percebemos que o professor usa uma metodologia em que a firmeza e a seriedade são uma das características que predominam nas suas aulas, onde demonstra que premiar os alunos por merecimento faz com que eles se fortaleçam moralmente melhorando os hábito e atitudes e é dessa forma que ele direciona o canto, teoria e pratica instrumental nas suas aulas.

Quando questionado sobre sua proposta de trabalho na comunidade, afirma que: “Divulgar a musica como arte, e ciência é despertar o interesse pelo estudo sistemático, minha satisfação maior é tirá-los da rua por instantes que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com