TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NORMAS DE SEGURANCA DO TRABALHO

Trabalho Universitário: NORMAS DE SEGURANCA DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 8

As normas tecnicas são normas que devem ser utilizadas tanto para produtos, como para serviços, nos mais variados campos. Para o desenho técnico, seja ele o mecânico ou o arquitetônico, as normas visam uma uniformidade dentro de uma rede produtiva mundial.

Tecnologo em segurança do trabalho.

O tecnólogo de Segurança foi caracterizado como o profissional responsável por controlar perdas de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e analisar causas de perdas e estabelecer plano de ações preventivas e corretivas. Também compete a ele desenvolver, testar e supervisionar sistemas, processos e métodos produtivos, gerenciar atividades de Segurança do Trabalho e de Meio Ambiente, planejar atividades produtiva e coordenar equipes e treinamentos.

Um dos desafios é a resistência que há por parte de alguns funcionários e patrões quanto ao uso. Orientar sobre o uso de maquinários para se evitar acidentes dentro das empresas.

O tecnologo estuda o controle das condiçoes de trabalho,plano de segurança no trabalho; desenvolvimento, orientação e fiscalização da segurança no trabalho; legislação e normas técnicas de segurança no trabalho; novos paradigmas na área de segurança no trabalho; implementação de novas tecnologias,entre outros.

O Tecnólogo em Segurança no Trabalho formado estará capacitado para atuar em indústrias, empresas públicas e privadas de qualquer ramo de atividade econômica, na costruçao civil, entre outros. O egresso poderá também trabalhar com assessoria, consultoria, planejamento, auditoria, controle e supervisão das condiçoes de trabalho devendo estar apto a atuar de forma interdisciplinar, integrando-se com as diversas áreas do conhecimento humano, desenvolvendo trabalhos e estabelecendo uma cultura do ambiente, da qualidade e da segurança e saúde no trabalho em todos os níveis, e por um sistema de responsabilização baseado na clarificação do papel de cada interveniente no processo de construção, implantação, implementação e demonstração das ações necessárias ao sucesso na relação produção x prevenção.

Nexo Tecnico Epidermologico Previdenciario.

O Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) é uma metodologia que tem o objetivo de identificar quais doenças e acidentes estão relacionados com a prática de uma determinada atividade profissional pelo INSS no Brasil. Com o NTEP, quando o trabalhador adquirir uma enfermidade inteiramente relacionada à atividade profissional, fica qualificado o acidente de trabalho. Nos casos em que houver relação estatística entre a doença ou lesão e o setor de atividade econômica do trabalhador, o nexo epidemiológico determinará automaticamente que se trata de benefício acidentário e não de benefício previdenciário normal.

As suas principais características sao:

Programa flexível adaptável aos recursos já existentes.

Assessoria no aprimoramento do sistema de avaliação de riscos ocupacionais.

Implantação de um sistema efetivo de comunicação, enfatizando a detecção e tratamento precoce das afecções com o objetivo de evitar a incapacidade para o trabalho.

Envolvimento da gestão de pessoal em procedimentos destinados ao controle de afastamentos e dirigidos à emissão de documentosde cunho médico-ocupacional destinados à Previdência.

Definição de regras, junto ao serviço medico da empresa para o registro de dados no prontuário médico-ocupacional.

Antecipação de pareceres médico-periciais sobre nexo causal de doenças que possam ser classificadas como ocupacionais, com embasamento técnico sólido alinhado à classificação de riscos (NTE).

Implantação de programas complementares de gerenciamento de riscos não contemplados no PPRA .

Perfil Prossiografico Previdenciario

O PPP tem como finalidade:

• Comprovar as condições para habilitação de benefícios e serviços previdenciários, em particular, o beneficio da aposentadoria especial;

• Prover o trabalhador de meios de prova produzidos pelo empregador perante a Previdência Social, a outros órgãos públicos e aos sindicatos, de forma a garantir todo direito decorrente da relaçao de trabalho ,seja ele individual, ou difuso e coletivo;

• Prover a empresa de meios de prova produzidos em tempo real de modo a organizar e a individualizar as informações contidas em seus diversos setores ao longo dos anos, possibilitando que a empresa evite ações judiciais indevidas relativas a seus trabalhadores;

• Possibilitar aos administradores públicos e privados acesso a bases de informações fidedignas, como fonte primária de informação estatística, para desenvolvimento de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como definição de políticas em saúde coletiva.

Aposentadoria Período Especial.

Pouca gente conhece a aposentadoria especial, isso por que este tipo de benefício é direcionado para um grupo específico de trabalhadores. Só tem direito a receber o benefício da aposentadoria especial os contribuintes da Previdência social que trabalham expostos a agentes prejudiciais ou nocivos à saúde, e aqueles que trabalham em condições que arriscam a integridade física. Dentre os fatores que estão inclusos nas condições para ter direito a aposentadoria especial estão a exposição a agente químicos, biológicos e físicos.

O período de contribuição para ter direito ao benefício depende do agente nocivo a saúde ou integridade física a que o trabalhador está exposto, podendo variar entre 15, 20 ou 25 anos. O direito a aposentadoria especial se abrangem aos contribuintes individuais, trabalhador avulso e empregado privado. No caso dos contribuintes individuais, o benefício só é concedidos aos que são associados de cooperativas da sua área de trabalho

.

Normas de Segurança e Saude do Trabalhador.

 NR 04–Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho

 NR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com