TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NORMAS DO MEIO AMBIENTE

Projeto de pesquisa: NORMAS DO MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.035 Palavras (13 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

Transformações significativas no ambiente competitivo, ocorridas nas últimas três décadas, têm pressionado as empresas a considerar, com empenho e comprometimento cada vez maiores, o impacto de suas operações sobre o meio ambiente, tanto em uma perspectiva atual, como futura.

As razões para isso são diversas: em primeiro lugar, consumidores, cada vez mais conscientes das limitações de recursos oriundos do ambiente natural e da necessidade de um desenvolvimento sustentável, passaram a exigir um comportamento ambientalmente correto das empresas produtoras dos bens que consomem, exercendo uma forte e crescente pressão sobre essas organizações.

O projeto apresentado visa demonstrar a implantação de um projeto de gestão ambiental em uma transportadora, no qual deve ser implementado visando o comportamento da empresa em relação ao meio ambiente natural e social. Para ser eficiente e trazer os resultados desejados e, sobretudo, para conseguir a meta do desenvolvimento sustentável, visando um foco amplo e incluindo as diversas funções da empresa.

INTRODUÇÃO

A preocupação que a sociedade vem demostrando com a qualidade do meio ambiente e com a utilização sustentável dos recursos naturais tem refletido na elaboração de leis ambientais cada vez mais restritivas à emissão de poluentes, à disposição de resíduos sólidos e líquidos, à emissão de ruídos e à exploração de recursos naturais. Acrescentando ainda a estas exigências, a existência de um mercado em crescente processo de conscientização ecológica, no qual mecanismos como selos verdes e normas, passam a constituir atributos desejáveis, não somente para a aceitação e compra de produtos e serviços, como também para a construção de uma imagem ambientalmente positiva junto à sociedade.

Diante de tais exigências e da necessidade de redução de custos e adequação dos produtos e processos de produção às necessidades do mercado, as organizações, sobretudo as industriais são pressionadas a modernizarem seus sistemas de gestão para que proporcionem maior qualidade dos produtos, viabilizem e suportem inovações tecnológicas, contribuam com o desenvolvimento sustentável, garantam o aumento da competitividade e, consequentemente, da lucratividade. Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) tem sido uma das alternativas utilizadas pelas empresas para alcançarem estes objetivos. O sistema com base na norma ISO14001 é um dos modelos de gestão ambiental mais adotado em todo o mundo.

Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para a empresa “Maranata Transportes”, que atua no ramo de transporte rodoviário, tendo como objetivo principal minimizar a emissão de gases poluentes e descarte apropriado dos pneus que não possuem mais utilidade, visando um planeta sustentável.

CONTEXTO DA PESQUISA

A empresa “Maranata Transportes” é uma companhia de médio porte que atua no mercado de transporte rodoviário de cargas secas e fechadas, a mesma está no mercado desde 2008, com sede situada na cidade de São Paulo e mais seis filiais localizadas nas regiões portuárias do litoral brasileiro.

Atualmente, a empresa ocupa uma área com três mil m²; contendo um galpão para armazenamento de cargas e despacho, dispõe ainda de 50 colaboradores diretos que mantem um atendimento padronizado e de qualidade satisfatória aos clientes.

A Maranata é uma empresa nova no mercado, porem apresenta solidez, pois vem apresentando um crescimento significativo a cada dia. Atualmente a empresa dispõe de vinte veículos próprios e mais cinquenta agregados; todos devidamente equipados com rastreadores via satélite para oferecer maior segurança para seus clientes.

A Maranata Transportes tem a missão de oferecer ao mercado soluções em transporte de cargas secas e fechadas, com qualidade, agilidade, pontualidade, segurança e profissionalismo; assegurando satisfação aos clientes e rentabilidade para empresa, seus sócios, colaboradores e a comunidade em geral.

A empresa além de se preocupar com o bem estar e satisfação de seus clientes, se preocupa também com as questões ambientais e faz com que seus controles que hoje já são executados, propiciem resultados em termos de globalização.

Mãos de obra especializada e qualificada com cursos profissionalizantes e programas de reciclagem profissional são uma das preocupações da empresa. Todos os colaboradores passam por testes e avaliações física e psicológica, a fim de garantir o bem estar físico e profissional.

Os colaboradores recebem treinamentos para melhor atender os consumidores e fornecedores, desenvolvendo suas funções com presteza, dedicação e qualidade. Todos os colaboradores possuem seus EPIS fornecidos pela empresa e recebem o devido treinamento para sua utilização.

Nos veículos são utilizados equipamentos que emitem menos gazes poluentes, através da implantação de um sistema de filtro de captação dos resíduos carbônicos tóxicos produzidos pelos escapamentos dos mesmos, demonstrando uma preocupação da empresa em vista das questões ambientais. A transportadora, também utiliza a agua da chuva, que depois de contida é utilizada para a lavagem dos seus veículos.

Apesar da consciência ambiental de seus sócios/ proprietários e dos esforços para diminuir o uso de combustíveis, pneus, papel, copos descartáveis e energia; percebe-se que os gastos podem ser diminuídos, evitando-se ligar os caminhões durante o carregamento dos mesmos; corrigir o uso excessivo de plástico no transbordo de carga e evitar impressões desnecessárias. Essas ações podem ser melhoradas através de supervisão adequada e atenta.

PADRÕES AMBIENTAIS

Atualmente existe uma correlação direta entre a conscientização da sociedade e os padrões ambientais estabelecidos. Assim, quanto maior a pressão social mais restrita é sua legislação ambiental. A princípio, isto pode parecer uma grande ameaça para as empresas, porém existem inúmeros exemplos de que isso não é uma verdade absoluta. Nos países onde as restrições ambientais são mais severas como Japão, Alemanha, Suécia etc., suas organizações desenvolveram excelentes oportunidades de novos negócios, relacionados com a questão ambiental, que atualmente estão inclusive exportando know-how para outros países.

A Maranata Transportes segue a Politica ambiental do Ministério dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com