TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVAS PROFISSÕES, QUE REFUSEAM NO MERCADO DE TRABALHO

Tese: NOVAS PROFISSÕES, QUE REFUSEAM NO MERCADO DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Tese  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

AS NOVAS PROFISSÕES QUE DESPONTAM NO MERCADO DE TRABALHO

Os avanços tecnológicos são os principais causadores do desaparecimento de

algumas profissões e do surgimento de outras no mercado. A mão-de-obra está sendo substituída pela tecnologia, pela Internet. Cargos como o de corretor de imóveis, carteiro e ascensorista, por exemplo, tendem a desaparecer do mercado de trabalho. "Estamos entrando na era pós-moderna, na era da gestão do conhecimento, o que permite que tudo aconteça mais rapidamente", afirma Fábio Cenati, diretor corporativo de Recursos Humanos da Alstom do Brasil.

Fábio explica que os ciclos, hoje em dia, são bem mais curtos. "Quem imaginava que as grandes concorrentes Bhrama e Antarctica, Tam e Varig, se uniriam um dia? Ou mesmo que a França, após a Segunda Guerra Mundial, enfrentaria os Estados Unidos?", lembra ele, aconselhando as pessoas a não se surpreenderem com o fim de algumas profissões, pois as mudanças estão muito aceleradas. "Estamos entrando na era da tecnologia, onde mudam os produtos, os processos e as competências, logo, mudam as profissões também", complementa.

Fábio conta que hoje nos Estados Unidos, na Europa e em alguns outros países, não existem mais frentistas de posto de gasolina, cobradores de ônibus e ascensoristas. "Todas estas profissões foram automatizadas, e esta é a tendência do mercado brasileiro", complementa.

A Internet também é um fator de grande influência no surgimento e no aparecimento de profissões, e ela afeta muito as relações de trabalho. "Hoje queremos tudo em tempo real, de imediato", diz Fábio. Por isso que as profissões que irão ao poucos sumir do mercado são aquelas chamadas de intermediárias; um exemplo disso são os carteiros. "Eles são os intermediários de quem manda e de quem recebe uma carta". Mas com o fácil acesso à Internet, é um segmento que tende a diminuir.

QUAIS SÃO AS NOVAS PROFISSÕES DO MERCADO?

Assim como a tecnologia tende a acabar com algumas profissões, em contrapartida, ela dará espaços a novos segmentos de atuação e permitirá que os profissionais trabalhem menos. "A tendência é ter mais tempo livre para o lazer, por isso acredito que o segmento de Turismo cresça bastante", afirma Fábio. "Antigamente, a Volkswagen era a maior empregadora do país; hoje, esta posição é da rede de lanchonetes Mc Donald’s, que é voltada ao setor de lazer", exemplifica.

Alguns outros segmentos que se fortalecerão, segundo ele, são as ONGs - Organizações Não-Governamentais, e as entidades voltadas aos cuidados com a Terceira Idade. "A expectativa é de que o brasileiro viva mais, por isso, creio também que a chamada 'Terceira Idade' precise de profissionais qualificados".

Para os profissionais que desejam sempre estar atualizados com relação às mudanças do mercado corporativo, Fábio diz acreditar que é preciso se manter atualizado sem dar muita ênfase a pós-graduações ou MBAs. "Não que eu seja contra à realização destes cursos, mas é que daqui a algum tempo, eles não serão mais considerados como um diferencial no currículo do candidato, se tornando comuns. O que quero dizer é que os profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com