TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Narrativa Juridica

Exames: Narrativa Juridica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 7

1.  Propriedade da língua como sistema, como “totalmente sistemática, cujas partes estão em coerência” (GUILLAUME, 1992, p.4).  Nas práticas discursivas tem mais a ver com uma análise do discurso atenta ao gênero do discurso, ao objetivo do texto, aos saberes recíprocos dos co-enunciadores no contexto de uma dada interação.  Situada entre o cruzamento da linguística textual e da análise do discurso.

2.  O conjunto dos meios lingüísticos que asseguram as ligações intra e interfrásticas, que permitem a um enunciado oral ou escrito aparecer como um texto (CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2004)  União íntma das partes de um todo. Harmonia, concordância, união. Conexão, nexo, coerência. HOLANDA, 1998, p.426.

3. Termo Geral Termo Específico

4. Narrativos Ações que se sucedem temporalmente. Descritivos Retrata pessoas, coisas ou ambientes. Dissertativos Lida com pressupostos, argumentos, dados, opiniões.Têm por objetivo defender uma ideia ou questionar determinado assunto.

5.  O que é linguagem?  A linguagem é algo eminentemente social.O homem precisa para viver e comunicar-se com seus semelhantes.  Pode serVERBAL e NÃOVERBAL.

6.  O que é língua? É o tipo de código formado por palavras e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si. A língua representa a parte social da linguagem, é exterior ao indivíduo.

7.  O que é Fala? Ao contrário da língua, a fala é um ato intencional, em nível individual, de vontade e de inteligência.

8. O texto é um todo articulado, onde o valor de cada elemento depende não apenas de sua natureza ou de sua forma própria, mas também de seu lugar e de suas relações com o conjunto. TEXTO designa um enunciado qualquer, oral ou escrito. Concretiza-se numa cadeia sintagmática de extensão variável.

9. No plano semiótico, de sentido multidimensional, texto ou discurso é sinônimo de processo que engloba as relações sintagmáticas de qualquer natureza de signos. De um lado, sistema concluído, conjunto hierarquizado de configurações estruturais internas. De outro lado, objeto aberto, plural, dialongante, ligado ao contexto extraverbal.

10. FOGO!

11.  O que é Comunicação Jurídica? A busca pela interação social é considerada uma compulsão natural do ser humano. A comunicação é o meio para esta interação. A comunicação é a troca de mensagens entre duas ou mais pessoas ou grupos. “(...) Porque o homem é um ser essencialmente político, a comunicação só pode ser um ato político, uma prática social básica. Nesta prática social é que se assentam as raízes do Direito, conjunto de normas reguladoras da vida social” (DAMIÃO e HENRIQUES, 2004, p.19)

12.  Todas as peças processuais organizam-se em uma estrutura textual composta por: Narração dos fatos; importantes do conflito analisado; Fundamentação de uma tese; Aplicação da norma.

13. 2º. Período –Teoria e Prática da Narrativa Jurídica; 3°. Período –Teoria e Prática da Argumentação Jurídica; 4°. Período –Teoria e Prática da Redação Jurídica.

14.  As disciplinas juntas buscam acumular repertório necessário à: Organização das idéias; Seleção e combinação de informações; Redação de textos jurídicos; Produção convincente dos argumentos; Identificação das características estruturais de cada peça; Redação em conformidade com a norma culta da língua.

15. A boa redação deve necessariamente respeitar a verdade. Quando se trata de textos jurídicos, é imposição legal que os fatos devem ser expostos em juízo conforme a verdade; não podem ser formuladas pretensões, nem alegada defesa, destituídas de fundamento (artigo 14 do Código de Processo Civil);  a lei pune o litigante de má-fé, ou seja, aquele que alterar a verdade dos fatos (art. 17, II do mesmo Código). Então, o primeiro dever do bom redator é procurar alcançar a verdade naquilo que escreve, evitando todo desvio de argumentação, sofismas ou imprecisões, que esvaziam o bom texto.

16. O segundo princípio da boa redação é a clareza. Expressar o pensamento sem obscuridade é uma arte, que exige muito exercício, até que o redator se acostume a escrever de forma simples, com frases curtas e objetivas, de fácil compreensão para o leitor. A apresentação gráfica do texto é fundamental para a clareza.

17. Uma boa redação deve ser coerente.A palavra “coerência” indica a conexão ou nexo entre os fatos. Ou seja: é necessário ter um discurso lógico, se possível calcado no modelo do silogismo, pelo qual, postas duas premissas, segue-se uma conclusão. Vale lembrar que o Código de Processo Civil considera inepta a petição inicial, entre outras hipóteses, quando “da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão”, ou quando “contiver pedidos incompatíveis entre si” (incisos II e IV do parágrafo único, do art. 295).

18. Daí a responsabilidade do advogado ao redigir a inicial, sem dúvida a peça mais importante do processo. E a própria escolha do tipo de ação a ser ajuizada é tarefa das mais árduas, que exige o máximo de cuidados técnicos, bom senso e diligência. O mesmo ocorre com o juiz, que deverá observar os requisitos essenciais da sentença (art. 458 do CPC), o que às vezes envolve questões muito complexas, nas quais a lógica e a clareza da expressão disputam, ao lado da verdade, a primazia da boa redação.

19. A palavra CONCISÃO indica o ato de cortar, de partir em pedaços; conciso significa cortado, curto, limitado. Escrever de forma concisa quer dizer ser objetivo, direto, não repetir idéias ou palavras, não alongar o texto desnecessariamente.

20. O jurista Moniz de Aragão (Revista da AMB, n. 8, 2000, p. 58) apontou o defeito da falta de objetividade: "A leitura de peças forenses é desanimadora. Escritas em linguagem que beira o ridículo pelo palavreado, falta-lhes a limpidez necessária a esclarecer as questões submetidas a julgamento"

21. A correção constitui o quinto princípio da boa redação. É preciso escrever em linguagem correta, que observe as regras gramaticais básicas; caso contrário, o leitor, se tiver razoável conhecimento do idioma, logo perceberá a insegurança do redator e não confiará no texto que está lendo. Se o leitor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com