TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neutrofilos

Trabalho Universitário: Neutrofilos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  1.713 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE BRASÍLIA

QS 01,Rua 212,Lotes 11,13 e 15,s/n. Bairro Taguatinga-Aguas Claras-Brasília-DF

Curso Farmácia 4° Semestre; Matutino

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Imunologia

Pro° Me. Wernner Bessa

Taguatinga, 05 de Novembro de 2014.

Neutrófilos : Definição e conceitos importantes da área

O neutrófilo (leucócitos polimórfonucleares) é o mais abundante no sangue de um adulto. Tem núcleos formados por dois a cinco lóbulos ( mais frequentemente por três lóbulos) ligados entre si por finas pontes de cromatina. Esta célula é considerada um fagócito profissional sendo a primeira a migrar para a matriz extracelular em resposta a um agente infeccioso. ( Junqueira, 2008)

Os leucócitos polimorfonucleares ( neutrófilos), são especializados para englobar e eliminar bactérias, fungos, protozoários, células danificadas e moléculas do meio extracelular que se tornam desnecessárias. São as primeiras células a chegarem no local de inflamação saindo do meio intravascular para o meio extravascular. (Junqueira, 2008)

Morfologia e classificação dos neutrófilos

Neutrófilos, tem uma tonalidade neutra (daí o nome) pela coloração de Ramonowsky, são capazes de realizar fagocitose.

Morfologia

Polimorfonucleados (granulócitos),são células sanguíneas multilobulada, contendo núcleo de 2 a 5 lobos e citoplasma ligeiramente acidófilo,possuem granulações finas de coloração rósea,são os mais numerosos circulantes na corrente sanguínea,possui vida média de na circulação de7 a 8 horas,distribuindo-se nos tecidos de forma aleatória.

Função

Atuam na defesa do organismo contra processos infeccioso, possuem grande capacidade fagocítica e apresentam receptores para porção de IgG e IgM e fração C3b do sistema complemento.

Classificação

Possui granulações encontradas em seu citoplasma que são ricas em enzima e são produtoras de radicais livres,quando estão associados a processos inflamatórios ou infecciosos os neutrófilos podem exibir vacúolos, granulações tóxicas e corpúsculos de Dohle.

Alterações

Possuem vacúolos Citoplasmáticos,

Com fusão dos grânulos com vacúolos fagocíticos com posterior exocitose.

Possuem granulações tóxicas

Grânulos primários permanecem intensamente azurófilos

Neutrófilo Segmentado com Granulação Tóxica

Figur1-Apresentam núcleo polilobulados, interligados por filamentos de cromatina. O citoplasma nos casos infecciosos e inflamatórios pode exibir granulações finas, médias ou grosseiras, claras e escuras.

Função Neutrofilos

Suas funções são manutenção da defesa normal do hospedeiro contra microrganismos invasores, remover restos teciduais e agir nos meios extra e intracelular para matar e degradar microrganismos através de enzimas digestivas, presentes nos seus grânulos citoplasmáticos. Funciona também como descarregador dos conteúdos dos grânulos citoplasmáticos nos grânulos citoplasmáticos nos vacúolos fagocitários, além de reconhecer, aderir e englobar partículas(fagocitose).

Os microrganismos fagocitados e recobertos com complemento e anticorpo especifico(opsonização) são mortos por uma combinação de radicais tóxicos de oxigênio gerados por neutrófilos e proteínas citotóxicas derivadas de grânulos citoplasmáticos.

Os neutrófilos ou polimorfonucleares têm núcleos formados por dois a cinco lóbulos (mais frequentemente, três lóbulos) ligados entre si por finas pontes de cromatina. Constituem importante celular conta invasão de microrganismos. O neutrófilos no sangue circulante são esféricos e não fagocitam, mas se tornam ameboides e fagocitários tão logo tocam um substrato sólido sobre o qual possam emitir seus pseudópodos.

Os neutrófilos são uma classe de células sanguíneas leucocitárias que fazem parte do sistema imunitário do corpo humano e é um dos cinco principais tipos de leucócitos (neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos ).

Eles são fagócitos capazes de ingerir microrganismos ou partículas. Ao fagocitar formam-se o fagossomo onde os microrganismos serão mortos pela liberação enzimas hidroliticas e de espécie reativa do oxigênio. O consumo de oxigênio durante a reação de espécies de oxigênio é chamada de queima respiratória que nada tem a ver com respiração celular ou produção de energia.

Patologias associadas e as suas consequências

Neutrofilias reacionais

Infecções e as inflamações são a causas mais comuns de neutrofilia .Na fase inicial de uma infecção bacteriana acompanhada de leucocitose por aumento do número de granulócitos, na infecção aguda tende a se correlacionar com diferentes alterações observada no leucograma ,no início da infecção bacteriana em um processo inflamatório são recrutados neutrófilos, marginados do endotélio de partes circulantes para o local da infecção a principio o leucograma poderá apresentar-se com leucopenia potencializando e organizando a resposta imune que leva dias para ocorrer uma repercussão sistêmica com liberação da citocina que estimula a produção de neutrófilos pela medula óssea sendo a principio comum a presença de leucocitose .

Como exemplos podemos citar que em crianças a neutrofilia pode apresentar de maneira mais intensa do que nos adultos; já os idosos desnutridos e imunocomprometidos será mais leve para o mesmo tipo de infecção ,dentre as bactérias as coco gram positivos são os que mais causam neutrofilia .E as bactérias gram negativas podem causar leucocitose e neutrofilia no hemograma.

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com