TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neutrófilos

Resenha: Neutrófilos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Resenha  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

A toda agressão existe um mecanismo de defesa. A agressão envolve os agentes agressores, que estão na microbiologia, que são as bactérias, os fungos, vírus.

Os mecanismos de defesa é um estado funcional, é uma dinâmica fisiológica que possuímos em nosso organismo, se não há esse sistema imune então se conclui que há uma patologia, que são as doenças autoimunes.

Células do sistema imune: quem produz as células que estão no nosso sangue é chamado de tecido hematopoiético, que é produzido pela medula óssea.

A medula óssea é responsável por todos os elementos que estão no nosso sangue, esses elementos são chamados de elementos figurados do sangue, então o sangue tem a parte vermelha, chamada de serie vermelha e tem uma parte que foi chamada de branca, ou seja, serie branca, dentro desse conjunto que deixa o sangue vermelho ( vermelho por causa da presença de hemácias), e tem a parte branca do sangue, visível apenas após uma centrifugação em alta rotatividade, já que as hemácias arrebentam e sedimentam, ficando uma película branca.

A série branca é constituída de leucócitos, que são células brancas, são células de defesa, então no sangue há hemácias, leucócitos, água, proteínas, plaquetas, então há vários elementos presentes no sangue.

Leucócitos: são as células brancas do sangue.

Células de defesa: neutrófilo, basófilo, eosinofilo, linfócitos, mastocitos,plasmócitos,macrófago,natural killer (NK).

FUNÇÕES.

1) NEUTRÓFILO: é a célula presente em maior quantidade na corrente sanguínea. 80% das células que estão no sangue é constituído de neutrófilo, por isso é conhecido com a primeira linha de célula de defesa, porque é a célula que chega primeiro.

Se houver qualquer agressão, a primeira célula que chegara ao local será o neutrófilo, pois é a célula que tem em maior quantidade.

Na microscopia essa célula possui um citoplasma e núcleo na forma de lóbulos, segmentos, então o núcleo é segmentado.

O neutrófilo pode ter 3,4 ou até mesmo 5 lobulos. É a partir do núcleo que é possível fazer o reconhecimento de um neutrófilo na microscopia.

Por ele ter o núcleo lobulado, ele foi chamado de polimorfonuclear= PMN, ou seja, um núcleo que se apresenta de varias formas.

Os neutrófilos apresentam GRANULOS em seu citoplasma, possui tantos grânulos que na coloração aparecem azuis.

Então os neutrófilos são considerados GRANULÓCITOS, pois tem muitos grânulos no seu citoplasma. Esses grânulos são enzimas, e enzimas digerem, as principais enzimas são as COLAGENASES,que degradam colágeno, a ELASTASE, que degrada fibras elásticas, a PEROXIDASE, que degrada parede de membrana celular, e tem algumas enzimas com as organelas dos LISOSSOMAS.

Os neutrófilos são células que possuem MUITAS ENZIMAS. Entretanto possui uma desvantagem, o período de vida dele é muito curto. O neutrófilo pode na corrente sanguínea viver mais ou menos durante 6 horas. Só que essa célula pode sair do sangue e ir para os tecidos. Os leucócitos estão no sangue, mas se há uma gengivite a agressão está na gengiva. A gengivite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com