TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nikola Tesla

Artigo: Nikola Tesla. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 6

NIKOLA TESLA

OBJETIVOS

Este trabalho teve como principal objetivo, investigar e conhecer a história de grandes engenheiros que contribuíram com a tecnologia e com o avanço da sociedade moderna.

NIKOLA TESLA

Um dos mais incríveis cientistas da história humana. E um dos gênios mais subestimados da espécie. Assim pode ser definido Nikola Tesla, nascido em uma cidade do antigo Império Austríaco, região da atual Croácia, em 09 de julho de 1856. O pai, Milutin Tesla, sacerdote ortodoxo sérvio e a mãe, Djuka Mandic (poderíamos entendê-la como uma inventora) contribuiram de forma determinante nas escolhas futuras de Tesla. Suas criações, especialmente no campo da comunicação, imiscuem-se até hoje na tecnologia do dia a dia, quase sempre sem o devido reconhecimento ao inventor.

Tesla estudou na Realschule, Karlstadt em 1873, o Instituto Politécnico em Graz, na Áustria e na Universidade de Praga quando ficou fascinado com eletricidade. A partir daí, iniciou sua carreira como engenheiro elétrico com uma companhia telefônica em Budapeste em 1881.

Mais tarde, Tesla recebeu e aceitou uma oferta para trabalhar para Thomas Edison, em Nova York. Seu sonho de infância era ir aos Estados Unidos para aproveitar o poder de Niagara Falls. Tesla começou a melhorar a linha de dínamos de Edison, enquanto trabalhava no laboratório em Nova Jersey. Foi aqui que a sua divergência de opinião com Edison sobre corrente contínua e corrente alternada começou. Apesar de muitas descobertas profícuas, as divergências entre Tesla e Edison, o fez, em 1912, recusar em dividir o Prêmio Nobel de Física entre os dois. Assim, o prêmio acabou sendo dado a outro pesquisador.

Nikola Tesla desenvolveu o modelo polifásico alternado que conhecemos atualmente, além de realizar 40 patentes básicas dos EUA sobre o sistema. Todas estas patentes foram compradas por George Westinghouse. Foi aí que a guerra das correntes tomou corpo maior. O grande conflito era Edison (com sua corrente contínua) versus Tesla-Westinghouse (corrente alternada). Estes acabaram vencendo a batalha por que a tecnologia da corrente alternada se mostrou superior.

Em fevereiro de 1882, Tesla descobriu o campo magnético rotativo, um princípio fundamental na física e na base de quase todos os dispositivos que usam corrente alternada. Tesla brilhantemente tinha adaptado o princípio da rotação do campo magnético para a construção do motor de indução alternado atual e o sistema polifásico para a geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica. A invenção mais famosa, no entanto, é aquela sobre a qual reside a maior controvérsia: o rádio.

A lista de invenções patenteadas de Nikola Tesla é extensa: cerca de 40 nos Estados Unidos e mais de 700 no mundo todo. Você poderia dizer que “Thomas Edison possui muito mais invenções”, porém devemos lembrar que as patentes de Edison não necessariamente provinham de invenções suas, mas da enorme equipe de especialistas que trabalhavam para ele, incluindo nela o próprio Tesla.

Suas invenções foram focadas na utilização da eletricidade e magnetismo, assuntos que na época eram o que podemos chamar hoje de “tecnologia de ponta”.

• Motor de indução (utilizado em indústrias e em vários eletrodomésticos que utilizamos em nossas casas todos os dias);

• Lâmpada de descarga (fluorescente);

• Sistema de ignição utilizado hoje na partida dos carros;

• Corrente Alternada (quase toda a energia que nossa civilização utiliza é distribuída através de corrente alternada, seja esta energia gerada em Hidroelétricas, Termoelétricas, Eólicas, etc);

• Controle Remoto;

• Transmissão via rádio;

• Bobina de Tesla.

A Bobina de Testa é, na verdade, um transformador, que produz tensões elevadas sob altas frequências.

O funcionamento é simples: um transformador primário eleva a tensão da rede (de 110 volts) para algo em torno de 5000 volts. Esta tensão é fornecida a um centelhador, que está ligado em paralelo com um capacitor e a bobina primária do transformador secundário (estes em série). Quando o capacitor carrega, a tensão no centelhador eleva-se até o ponto onde há a quebra da rigidez dielétrica do ar, fazendo com que um "pico" de corrente eletrica elevado atravesse o circuito.

Tesla pensava em usar sua bobina para transmitir energia a longas distâncias, sem utilizar, para isso, fios. Chegou a pensar em utilizá-la em comunicações também sem o uso de fios, embora isso não fosse seu principal interesse. Na verdade, as primeiras tentativas de transmissão se sinais por ondas eletromagnéticas, valeran-se da bobina de testa, entretando, a relação sinal/ruído era muito alta.

Nikola Tesla foi uma das personalidades mais célebres na imprensa americana, no século passado. De acordo com a edição especial da Life Magazine de setembro de 1997, Tesla está entre as 100 pessoas mais famosas dos últimos 1.000 anos. Ele é um dos grandes homens que que criaram um divisor de águas na história humana.

Em 1894, ele recebeu o doutorado honoris causa pela Universidade de Columbia e Yale e a medalha Elliot Cresson pelo Instituto Franklin. Em 1934, a cidade de Filadélfia concedeu-lhe a medalha John Scott pelo seu sistema de energia polifásico. Ele era um membro honorário da Associação Nacional de Luz elétrica e um membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Em 1917, durante a Grande Guerra,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com