TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bobina De Tesla

Artigos Científicos: Bobina De Tesla. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  1.572 Visualizações

Página 1 de 5

Bobina de tesla

Nome: Stephanie Monteiro

Série: 9ºc

Data: 12/09/14

1.1- Introdução

Uma bobina de Tesla, devido às altas freqüências das correntes envolvidas, possibilita uma montagem prudente para demonstrar fenômenos onde interferem muito altas tensões.

É uma das montagens mais atrativas para o âmbito de uma Feira de Ciências, devido as brilhantes e ruidosas faíscas que produz. Além disso, em sala de aula, presta-se para uma boa série de experimentos relacionados com as altas tensões, com as altas freqüências, com a emissão de ondas de rádio, com os circuitos ressonantes, com as ionizações de gases etc.

A bobina de Tesla é um tipo de transformador ressonante que é capaz de produzir, sob altas freqüências, tensões acima de um milhão de volts. A bobina de Tesla foi desenvolvida por Nikola Tesla (1856-1943), um contemporâneo e rival de Thomas A. Por causa de sua alta freqüência, repetimos, a bobina de Tesla provê um modo relativamente seguro para demonstrar fenômenos que envolvem muito alta tensão. Uma bobina de Tesla, de bom tamanho, é provavelmente a mais espetacular de todas as demonstrações elétricas. Descargas semelhantes a relâmpagos, brilhantes descargas coronas, proporcionam um efeito espetacular devido ao campo eletromagnético formado, podendo acender lâmpadas fluorescentes e lâmpadas néon até a dois metros de distância do aparelho. É um excelente projeto para Feiras de Ciências, permitindo ao aluno um bom primeiro contato com as correntes alternadas de alta freqüência, suas aplicações, além de permitir avanços no aperfeiçoamento do desempenho do aparelho.

A biografia de Tesla é uma leitura especialmente interessante. Em 1899 Tesla produziu descargas elétricas com 38 metros de extensão entre eletrodos colocados a 61 metros acima do solo com sua bobina para 12 milhões de volts, em seu laboratório em Colorado Spring. A sobrecarga devido à potência utilizada foi tanta que botou fogo no alternador da Companhia Elétrica dessa cidade.

Tesla imaginou não só usar a sua invenção para comunicações sem fios ao redor do mundo mas também para a distribuição de energia elétrica, sem o uso de fios.

A bobina de Tesla é essencialmente um transmissor de rádio sem a antena, e assim Tesla merece algum crédito no que concerne à invenção do rádio --- embora seu interesse era mais relacionado á transmissão de energia elétrica do que á comunicação. Em funcionamento, é capaz de produzir severa interferência nos rádios, por isso, recomenda-se que seja utilizada dentro de uma "gaiola de Faraday" (é uma blindagem eletrostática --- lugar onde campos eletromagnéticos não podem penetrar) ou só em breves intervalos, tanto em sala de aula como em Feiras de Ciências.

Um ressoador de Hertz, por exemplo, (duas esferas metálicas interligadas por um condutor elétrico em forma de arco e um cabo isolante) posto perto da bobina exibirá faíscas entre as esferas, demonstrando a produção e propagação de ondas de rádio.

2.2- Materiais e método:

Antes de tudo, para se construir uma bobina de Tesla, é necessário se ter uma noção básica de elétrica para entender um pouco melhor seu funcionamento, quanto a parte de enrolamento de bobinas, transmissão de energia via eletromagnetismo, funcionamento básico de capacitores e transformadores e uma breve experiência com solda. Para se construir uma bobina de Tesla, são necessários alguns materiais, estes, vou citar de acordo com os que foram utilizados em minha bobina.

Fio esmaltado AWG 32; Fio esmaltado AWG 14;

50 cm de cano de água PVC;

4 chapas de vidro 45cm x 45 cm;

Papel alumínio;

Placa de circuito impresso;

Cola permanente;

Madeiras ou materiais isolantes para fazer os suportes;

Transformador de neon.

3.3-Observações feitas durante a experiência e

Procedimentos.

A Bobina de Tesla é um transformador ressonante capaz de gerar uma tensão altíssima com grande simplicidade de construção, inventado por Nikola Tesla por volta de 1890.

Bobina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com