TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nitrogenio

Exames: Nitrogenio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  3.214 Palavras (13 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 13

NITROGÊNIO

O nitrogênio líquido é um uma fonte compacta e funcional de nitrogênio gasoso despressurizado. Além disso, sua capacidade de se manter a temperatura bem abaixo do ponto de congelamento da água o torna extremamente útil em um largo espectro de aplicações, como por exemplo:

• Criogenia: Criopreservação de células de sangue, células reprodutivas e outros materiais e amostras biológicas;

• Como uma fonte muito seca de nitrogênio gasoso;

• Transporte de produtos alimentícios, etc.

O nitrogênio líquido se trata de um gás e líquido extremamente frio sob pressão! Pode causar problemas de saúde nas pessoas que o manipulam sem o devido conhecimento e os EPI’s adequados. Segue abaixo uma listagem dos problemas que podem ser causados e como devem ser os procedimentos de segurança:

→ Efeitos sobre o homem e toxicidade:

- O nitrogênio não é tóxico. No Brasil o anexo 11 da Norma Regulamentadora 15 (NR 15), considera o produto como asfixiante simples e não impõe limites de exposição, entretanto, no ambiente de trabalho, deve-se garantir que a concentração mínima de oxigênio seja de 18% em volume. As situações na qual a concentração de oxigênio estiver abaixo deste valor serão consideradas de risco grave e iminente.

- O nitrogênio não é tóxico. No Brasil o anexo número 11 da Norma Regulamentadora 15 (NR 15), considera o produto como asfixiante simples e não impõe limites de exposição, entretanto, no ambiente de trabalho, deve-se garantir que a concentração mínima de oxigênio seja de 18% em volume. As situações nas quais a concentração de oxigênio estiver abaixo deste valor serão consideradas de risco grave e iminente. Em caso de superexposição ao produto, ele pode causar asfixia e neste caso os sintomas são: náuseas, e pressão na testa e nos olhos, podendo ainda causar perda de consciência e morte.

O Nitrogênio líquido (português brasileiro) ou azoto líquido (português europeu) (densidade no ponto tríplice é 0.807 g/mL) é o líquido produzido industrialmente em larga quantidade pela destilação fracionada do ar líquido e é frequentemente designado pela abreviação, NL2, isto é nitrogênio puro, é um estado líquido. O nitrogênio liquido tem o número UM 1977.

O nitrogênio líquido entra em ebulição a 77 Kelvin P, e é um fluido criogênico que pode causar rápida congelamento ao contato com tecido vivo. Ele tem uma constante dielétrica de 1.4.1 . Quando apropriadamente isolado do calor externo, o nitrogênio líquido pode ser armazenado e transportado, por exemplo em garrafas térmicas .Onde, temperaturas muito baixas são mantidas constantes a 77 K pela lenta evaporação do líquido, resultando na liberação do gás nitrogênio. Dependendo do tamanho e projeto, o tempo de armazenamento em garrafas térmicas pode estender de poucas horas a algumas semanas.

O nitrogênio líquido pode ser facilmente convertido para sólido pela sua colocação em uma câmera de vácuo acionada por um uma bomba de vácuo centrifuga.2 Nitrogênio líquido congela 63 K. A despeito de sua reputação, a eficiência do nitrogênio líquido como um refrigerador é reduzida pelo fato que ele ferve imediatamente ao contato com um objeto aquecido, envolvendo o objeto em uma nuvem de gás nitrogênio isolante. Este efeito é conhecido como efeito Leidenfrost e se aplica a liquido em contato com um objeto significantemente mais quente que seu ponto de ebulição. Um resfriamento mais rápido pode ser obtido pela conexão de um objeto dentro de uma mistura de nitrogênio sólido e líquido do que no nitrogênio líquido somente. Por isto, o nitrogênio líquido puro é insuficiente para a maior das aplicações.

Aplicações

Nitrogênio líquido é uma fonte compacta e funcional de nitrogênio gasoso despressurizado. Além disto, sua capacidade de manter a temperatura bem abaixo do ponto de congelamento da água o torna extremamente útil em um largo espectro de aplicações, primariamente como um refrigerador de ciclo aberto, incluindo:

• Em criogenia, ou seja, a criopreservação de sangue, células reprodutivas (esperma e óvulos) e outros materiais e amostras biológicas. Preservação de humanos e animais de estimação na esperança de uma reanimação no futuro.

• Como uma fonte muito seca de nitrogênio gasoso.

• O congelamento por imersão e transporte de produtos alimentícios.

• Como um refrigerante suplementar para o overclocking de unidades centrais de processamento e unidades de processamento gráfico, ou outro tipo de hardware

• Na crioterapia para remover lesões malignas da pele incipientes ou potenciais tais como verrugas.

• Refrigeração de um supercondutor de altas-temperaturas para uma temperatura suficiente para obter a supercondutividade;

• A mais importante aplicação comercial do nitrogênio é na obtenção do gás amoníaco pelo processo Haber. O amoníaco é usado, posteriormente, para a fabricação de fertilizantes e ácido nítrico.

• É usado, devido a sua baixa reatividade, como atmosfera inertizada em tanques de armazenamento de óleos vegetais e animais. Também é usado em tanques de líquidos explosivos, durante a fabricação de componentes eletrônicos (transistores, diodos, circuitos integrados, etc.) e na fabricação doaço inoxidável.

• O nitrogênio líquido, obtido pela destilação do ar líquido, se usa em criogenia, já que na pressão atmosférica condensa a -196 °C.

• É usado como fator refrigerante, para o congelamento e transporte de alimentos, conservação de corpos e células reprodutivas sexuais, masculinas e femininas ou quaisquer outras amostras biológicas.

• Entre os sais do ácido nítrico estão incluídos importantes compostos como o nitrato de potássio (nitro ou salitre empregado na fabricação de pólvora) e o nitrato de amônio como fertilizante.

• Os compostos orgânicos de nitrogênio como a nitroglicerina e o Trinitrotolueno (TNT) são muito explosivos. A hidrazina e seus derivados são usados como combustível em foguetes.

• Na medicina nuclear, o 13N (lê-se nitrogênio 13), radioactivo com emissão de positrão, é usado no exame PET.

• Na indústria automobilística é utilizado para inflar pneus de alto desempenho.

Devido à sua principal característica como um gás inerte de baixo custo, o nitrogênio é amplamente utilizado como atmosfera protetora em inúmeras aplicações desde a industria alimentícia até a petroquímica, passando pela eletrônica.

na industria alimentícia, é utilizado para inertizar tanques de armazenagem de óleos vegetais e animais, evitando sua oxidação; na industria eletroeletrônica, é utilizado em misturas com outros gases para enchimento de lâmpadas incandescentes e ressonadores de lasers; na industria petroquímica é largamente utilizado nas manutenções industriais para purgar tubulações e equipamentos para que os mesmos possam posteriormente ser reparados ou soldados. Em menor escala, é utilizado como gás de balanço (gás complementar) em uma imensa variedade de misturas gasosas destinadas à calibração de instrumentos. É também utilizado em laboratórios como gás de arraste em cromatografia em fase gasosa.

Medidas de segurança

Desde a razão de expansão de líquido para gás desta substância é de 1:694 ,4 um tremendo aumento de força pode ser gerado quando o nitrogênio líquido ferve por qualquer razão.

Devido as temperaturas extremamente baixas, o manuseio descuidado do nitrogênio líquido pode resultar em queimaduras de frio. Deve-se ter em mente que como o nitrogênio líquido evapora ele ira reduzir a concentração de oxigênio no ar e poderá atuar como umasfixiante, especialmente em espaços confinado. O nitrogênio é inodoro, sem cor ou sabor, e pode produzir asfixia sem nenhuma sensação previa de aviso. .5

Vasos contendo nitrogênio líquido podem condensar o oxigênio do ar. O líquido no recipiente se torna gradualmente enriquecido em oxigênio (fervendo a 90 K) com a evaporação do nitrogênio, e pode causar uma oxidação violenta de material orgânico.

TANQUES CRIOGÊNICOS PARA TRANSPORTE

Descrição Técnica

Tanques criogênicos horizontais projetados para o transporte de Oxigênio, Nitrogênio e Argônio líquidos em pressões, de 8 @ 22 bar, compostos por um tanque interno de aço inoxidável com um sistema especial de suportes e montado dentro de um tanque externo de aço carbono e isolados termicamente entre os tanques por meio de perlita criogênica sob alto vácuo.

O plumbing está projetado com um sistema duplo de segurança, que permite efetuar tarefas de manutenção sem retirar a unidade da operação normal da mesma.

Os equipamentos dispõem de serpentinas de aumento de pressão em alumínio extrudado instaladas sob a cabine traseira e sobre os pára-lamas que permitem a descarga do caminhão por autopressurização sem a utilização de bomba.

A cabine traseira é construída em aço inoxidável obtendo-se excelente resistência e durabilidade.

A montagem do tanque sobre a carroceria do caminhão (fornecido pelo cliente) está incluída em nosso escopo, bem como a instalação de um sobre quadro em vigas de aço carbono para reforçar o chassi do caminhão e o pára-choque conforme RTQ32 para cargas perigosas.

Caracteristicas Técnicas

Tabela de Modelos

Ensaios e Testes

• Prova hidrostática segundo norma a 1,3 vezes a pressão de projeto.

• Ensaio de micro vazamentos com hélio e espectrômetro de massa.

• Radiografia do tanque interno segundo norma.

• Resfriamento do tanque e teste de operação.

• Teste pneumático das tubulações.

PLANTA GERADORA DE NITROGÊNIO LÍQUIDO/GASOSO

NITROGÊNIO

O nitrogênio líquido é um uma fonte compacta e funcional de nitrogênio gasoso despressurizado. Além disso, sua capacidade de se manter a temperatura bem abaixo do ponto de congelamento da água o torna extremamente útil em um largo espectro de aplicações, como por exemplo:

• Criogenia: Criopreservação de células de sangue, células reprodutivas e outros materiais e amostras biológicas;

• Como uma fonte muito seca de nitrogênio gasoso;

• Transporte de produtos alimentícios, etc.

O nitrogênio líquido se trata de um gás e líquido extremamente frio sob pressão! Pode causar problemas de saúde nas pessoas que o manipulam sem o devido conhecimento e os EPI’s adequados. Segue abaixo uma listagem dos problemas que podem ser causados e como devem ser os procedimentos de segurança:

→ Efeitos sobre o homem e toxicidade:

- O nitrogênio não é tóxico. No Brasil o anexo 11 da Norma Regulamentadora 15 (NR 15), considera o produto como asfixiante simples e não impõe limites de exposição, entretanto, no ambiente de trabalho, deve-se garantir que a concentração mínima de oxigênio seja de 18% em volume. As situações na qual a concentração de oxigênio estiver abaixo deste valor serão consideradas de risco grave e iminente.

- O nitrogênio não é tóxico. No Brasil o anexo número 11 da Norma Regulamentadora 15 (NR 15), considera o produto como asfixiante simples e não impõe limites de exposição, entretanto, no ambiente de trabalho, deve-se garantir que a concentração mínima de oxigênio seja de 18% em volume. As situações nas quais a concentração de oxigênio estiver abaixo deste valor serão consideradas de risco grave e iminente. Em caso de superexposição ao produto, ele pode causar asfixia e neste caso os sintomas são: náuseas, e pressão na testa e nos olhos, podendo ainda causar perda de consciência e morte.

O Nitrogênio líquido (português brasileiro) ou azoto líquido (português europeu) (densidade no ponto tríplice é 0.807 g/mL) é o líquido produzido industrialmente em larga quantidade pela destilação fracionada do ar líquido e é frequentemente designado pela abreviação, NL2, isto é nitrogênio puro, é um estado líquido. O nitrogênio liquido tem o número UM 1977.

O nitrogênio líquido entra em ebulição a 77 Kelvin P, e é um fluido criogênico que pode causar rápida congelamento ao contato com tecido vivo. Ele tem uma constante dielétrica de 1.4.1 . Quando apropriadamente isolado do calor externo, o nitrogênio líquido pode ser armazenado e transportado, por exemplo em garrafas térmicas .Onde, temperaturas muito baixas são mantidas constantes a 77 K pela lenta evaporação do líquido, resultando na liberação do gás nitrogênio. Dependendo do tamanho e projeto, o tempo de armazenamento em garrafas térmicas pode estender de poucas horas a algumas semanas.

O nitrogênio líquido pode ser facilmente convertido para sólido pela sua colocação em uma câmera de vácuo acionada por um uma bomba de vácuo centrifuga.2 Nitrogênio líquido congela 63 K. A despeito de sua reputação, a eficiência do nitrogênio líquido como um refrigerador é reduzida pelo fato que ele ferve imediatamente ao contato com um objeto aquecido, envolvendo o objeto em uma nuvem de gás nitrogênio isolante. Este efeito é conhecido como efeito Leidenfrost e se aplica a liquido em contato com um objeto significantemente mais quente que seu ponto de ebulição. Um resfriamento mais rápido pode ser obtido pela conexão de um objeto dentro de uma mistura de nitrogênio sólido e líquido do que no nitrogênio líquido somente. Por isto, o nitrogênio líquido puro é insuficiente para a maior das aplicações.

Aplicações

Nitrogênio líquido é uma fonte compacta e funcional de nitrogênio gasoso despressurizado. Além disto, sua capacidade de manter a temperatura bem abaixo do ponto de congelamento da água o torna extremamente útil em um largo espectro de aplicações, primariamente como um refrigerador de ciclo aberto, incluindo:

• Em criogenia, ou seja, a criopreservação de sangue, células reprodutivas (esperma e óvulos) e outros materiais e amostras biológicas. Preservação de humanos e animais de estimação na esperança de uma reanimação no futuro.

• Como uma fonte muito seca de nitrogênio gasoso.

• O congelamento por imersão e transporte de produtos alimentícios.

• Como um refrigerante suplementar para o overclocking de unidades centrais de processamento e unidades de processamento gráfico, ou outro tipo de hardware

• Na crioterapia para remover lesões malignas da pele incipientes ou potenciais tais como verrugas.

• Refrigeração de um supercondutor de altas-temperaturas para uma temperatura suficiente para obter a supercondutividade;

• A mais importante aplicação comercial do nitrogênio é na obtenção do gás amoníaco pelo processo Haber. O amoníaco é usado, posteriormente, para a fabricação de fertilizantes e ácido nítrico.

• É usado, devido a sua baixa reatividade, como atmosfera inertizada em tanques de armazenamento de óleos vegetais e animais. Também é usado em tanques de líquidos explosivos, durante a fabricação de componentes eletrônicos (transistores, diodos, circuitos integrados, etc.) e na fabricação doaço inoxidável.

• O nitrogênio líquido, obtido pela destilação do ar líquido, se usa em criogenia, já que na pressão atmosférica condensa a -196 °C.

• É usado como fator refrigerante, para o congelamento e transporte de alimentos, conservação de corpos e células reprodutivas sexuais, masculinas e femininas ou quaisquer outras amostras biológicas.

• Entre os sais do ácido nítrico estão incluídos importantes compostos como o nitrato de potássio (nitro ou salitre empregado na fabricação de pólvora) e o nitrato de amônio como fertilizante.

• Os compostos orgânicos de nitrogênio como a nitroglicerina e o Trinitrotolueno (TNT) são muito explosivos. A hidrazina e seus derivados são usados como combustível em foguetes.

• Na medicina nuclear, o 13N (lê-se nitrogênio 13), radioactivo com emissão de positrão, é usado no exame PET.

• Na indústria automobilística é utilizado para inflar pneus de alto desempenho.

Devido à sua principal característica como um gás inerte de baixo custo, o nitrogênio é amplamente utilizado como atmosfera protetora em inúmeras aplicações desde a industria alimentícia até a petroquímica, passando pela eletrônica.

na industria alimentícia, é utilizado para inertizar tanques de armazenagem de óleos vegetais e animais, evitando sua oxidação; na industria eletroeletrônica, é utilizado em misturas com outros gases para enchimento de lâmpadas incandescentes e ressonadores de lasers; na industria petroquímica é largamente utilizado nas manutenções industriais para purgar tubulações e equipamentos para que os mesmos possam posteriormente ser reparados ou soldados. Em menor escala, é utilizado como gás de balanço (gás complementar) em uma imensa variedade de misturas gasosas destinadas à calibração de instrumentos. É também utilizado em laboratórios como gás de arraste em cromatografia em fase gasosa.

Medidas de segurança

Desde a razão de expansão de líquido para gás desta substância é de 1:694 ,4 um tremendo aumento de força pode ser gerado quando o nitrogênio líquido ferve por qualquer razão.

Devido as temperaturas extremamente baixas, o manuseio descuidado do nitrogênio líquido pode resultar em queimaduras de frio. Deve-se ter em mente que como o nitrogênio líquido evapora ele ira reduzir a concentração de oxigênio no ar e poderá atuar como umasfixiante, especialmente em espaços confinado. O nitrogênio é inodoro, sem cor ou sabor, e pode produzir asfixia sem nenhuma sensação previa de aviso. .5

Vasos contendo nitrogênio líquido podem condensar o oxigênio do ar. O líquido no recipiente se torna gradualmente enriquecido em oxigênio (fervendo a 90 K) com a evaporação do nitrogênio, e pode causar uma oxidação violenta de material orgânico.

TANQUES CRIOGÊNICOS PARA TRANSPORTE

Descrição Técnica

Tanques criogênicos horizontais projetados para o transporte de Oxigênio, Nitrogênio e Argônio líquidos em pressões, de 8 @ 22 bar, compostos por um tanque interno de aço inoxidável com um sistema especial de suportes e montado dentro de um tanque externo de aço carbono e isolados termicamente entre os tanques por meio de perlita criogênica sob alto vácuo.

O plumbing está projetado com um sistema duplo de segurança, que permite efetuar tarefas de manutenção sem retirar a unidade da operação normal da mesma.

Os equipamentos dispõem de serpentinas de aumento de pressão em alumínio extrudado instaladas sob a cabine traseira e sobre os pára-lamas que permitem a descarga do caminhão por autopressurização sem a utilização de bomba.

A cabine traseira é construída em aço inoxidável obtendo-se excelente resistência e durabilidade.

A montagem do tanque sobre a carroceria do caminhão (fornecido pelo cliente) está incluída em nosso escopo, bem como a instalação de um sobre quadro em vigas de aço carbono para reforçar o chassi do caminhão e o pára-choque conforme RTQ32 para cargas perigosas.

Caracteristicas Técnicas

Tabela de Modelos

Ensaios e Testes

• Prova hidrostática segundo norma a 1,3 vezes a pressão de projeto.

• Ensaio de micro vazamentos com hélio e espectrômetro de massa.

• Radiografia do tanque interno segundo norma.

• Resfriamento do tanque e teste de operação.

• Teste pneumático das tubulações.

PLANTA GERADORA DE NITROGÊNIO LÍQUIDO/GASOSO

NITROGÊNIO

O nitrogênio líquido é um uma fonte compacta e funcional de nitrogênio gasoso despressurizado. Além disso, sua capacidade de se manter a temperatura bem abaixo do ponto de congelamento da água o torna extremamente útil em um largo espectro de aplicações, como por exemplo:

• Criogenia: Criopreservação de células de sangue, células reprodutivas e outros materiais e amostras biológicas;

• Como uma fonte muito seca de nitrogênio gasoso;

• Transporte de produtos alimentícios, etc.

O nitrogênio líquido se trata de um gás e líquido extremamente frio sob pressão! Pode causar problemas de saúde nas pessoas que o manipulam sem o devido conhecimento e os EPI’s adequados. Segue abaixo uma listagem dos problemas que podem ser causados e como devem ser os procedimentos de segurança:

→ Efeitos sobre o homem e toxicidade:

- O nitrogênio não é tóxico. No Brasil o anexo 11 da Norma Regulamentadora 15 (NR 15), considera o produto como asfixiante simples e não impõe limites de exposição, entretanto, no ambiente de trabalho, deve-se garantir que a concentração mínima de oxigênio seja de 18% em volume. As situações na qual a concentração de oxigênio estiver abaixo deste valor serão consideradas de risco grave e iminente.

- O nitrogênio não é tóxico. No Brasil o anexo número 11 da Norma Regulamentadora 15 (NR 15), considera o produto como asfixiante simples e não impõe limites de exposição, entretanto, no ambiente de trabalho, deve-se garantir que a concentração mínima de oxigênio seja de 18% em volume. As situações nas quais a concentração de oxigênio estiver abaixo deste valor serão consideradas de risco grave e iminente. Em caso de superexposição ao produto, ele pode causar asfixia e neste caso os sintomas são: náuseas, e pressão na testa e nos olhos, podendo ainda causar perda de consciência e morte.

O Nitrogênio líquido (português brasileiro) ou azoto líquido (português europeu) (densidade no ponto tríplice é 0.807 g/mL) é o líquido produzido industrialmente em larga quantidade pela destilação fracionada do ar líquido e é frequentemente designado pela abreviação, NL2, isto é nitrogênio puro, é um estado líquido. O nitrogênio liquido tem o número UM 1977.

O nitrogênio líquido entra em ebulição a 77 Kelvin P, e é um fluido criogênico que pode causar rápida congelamento ao contato com tecido vivo. Ele tem uma constante dielétrica de 1.4.1 . Quando apropriadamente isolado do calor externo, o nitrogênio líquido pode ser armazenado e transportado, por exemplo em garrafas térmicas .Onde, temperaturas muito baixas são mantidas constantes a 77 K pela lenta evaporação do líquido, resultando na liberação do gás nitrogênio. Dependendo do tamanho e projeto, o tempo de armazenamento em garrafas térmicas pode estender de poucas horas a algumas semanas.

...

Baixar como  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »