TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Norma 9050

Pesquisas Acadêmicas: Norma 9050. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

Norma 9050

O objetivo da norma 9050 visa estabelecer critérios e parâmetros técnicos quantos as condições de acessibilidade. Para estabelecer os mesmos foram consideradas diversas condições do ambiente para mobilidade e percepção das pessoas com necessidades individuais. Desta forma, essa norma proporciona maior independência, conforto e integração do individuo perante suas necessidades fisicas. Toda e qualquer construção deve ser acessível de acordo com os critérios estabelecidos pela Normas.

Foram aplicados nesta norma de acordo com as necessidades individuais os parâmetros antropométricos, são eles: Obesos, gestantes e deficientes visuais e físicos.

Para facilitar a comunicação e sinalização para com a sociedade também foram adotadas as seguintes formas: Visual, tátil e sonora. Sendo a visual realizada através de textos e figuras; a tátil através de caracteres em relevo e Braile e a sonora através de recursos auditivos. E os tipos de sinalização implantados são: Permanente, Direcional, de Emergência e Temporária.

São orientados pelos símbolos internacionais de acesso com a finalidade de indicar a acessibilidade aos serviços onde existem elementos acessíveis aos individuos com necessidades. Sendo anexadas em lugares visíveis ao público, como, entradas; estacionamentos; locais de embarque e desembarque, sanitários, saídas de emergências, áreas reservadas para cadeirantes, idosos e gestantes e deficientes em geral.

Recomenda-se a utilização de cores contrastantes, iluminação e boa legibilidade dos elementos comunicativos e sinalizadores de acesso.

Sendo que para facilitar o deslocamento de individúos portadores de necessidade especiais deve-se também levar em conta localização, espaços, medidas, altura, tanto de vestuários, sanitarios, assentos, estacionamento entre outros.

A acessibilidade deve ser empregada por lei em todos os locais de acesso público, como: escolas, serviços de saúde, áreas de grande fluxo de pessoas (bibliotecas, parques, comercios, praias, clubes, etc) para promover melhoria na locomoção dos usuarios, como também devem ser adaptadas aos portadores de deficiência fisica, mesas,balcões, cadeiras, superfícies pra refeição, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com