TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nota: Não gerada

Ensaio: Nota: Não gerada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Ensaio  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1: Nota: Não gerada

O que significa entender a Psicologia como ciência formada por diferentes paradigmas?

Alternativas

1 - Significa tomar a Psicologia como uma ciência repleta de estigmas que podem desqualificá-la como produtora de saberes sobre o homem.

2 - Significa que a Psicologia se constitui por diferentes formulações teóricas que procuram explicar a constituição psíquica humana.

3 - Significa compreender que a Psicologia é uma soma de diversas ciências, como Filosofia, Sociologia, Axiologia, Ergonomia, entre outras.

4 - Significa compreendê-la como construção intercultural, visto que os grandes pensadores e cientistas que a construíram trazem influências de suas diversas origens para a construção de uma concepção universal de homem.

5 - Significa que, uma vez que a Psicologia é construída pela subjetividade de seus principais teóricos, ela se mostra relativista e praticamente invalidada como ciência.

Sua resposta

Sem resposta

Questão 2: Nota: Não gerada

A abordagem inatista do desenvolvimento humano aponta que:

Alternativas

1 -

O conjunto de experiências pelas quais o homem passa ao longo de toda a sua vida formam aquilo que ele é.

2 - O homem, como uma folha em branco, nasce já pronto para ser desenvolvido por estímulos externos diversos que o tornarão aquilo que ele é.

3 - O desenvolvimento ser dá por inação, enquanto tendência natural de mover-se física e psiquicamente em busca da auto-realização.

4 - O ser humano já possui, em seus genes, todas as condições e características que estarão presentes durante a vida, antes mesmo de viver quaisquer experiências.

5 - Cada um traz dentro de sua alma uma determinação desconhecida, mas poderosamente influente, para a prática de ações solidárias e egocêntricas.

Sua resposta

Sem resposta

Questão 3: Nota: Não gerada

Sigmund Freud agregou como parte de sua extensa obra, uma teoria sobre o desenvolvimento psicossexual humano, definindo estágios de amadurecimento. Cada estágio e sua sequência é universal. Das conseqüências da interação do ser humano com o mundo à sua volta em cada estágio, resultariam características de personalidade de cada pessoa. Logo, as crianças e adolescentes com as quais lidamos na escola, estão em processo de formação de sua personalidade e nossa interação com eles nesse processo também afeta a forma como eles se constituem com pessoa. É preciso conhecer os efeitos de cada fase dentro da história de vida da criança para compreendê-la e lidar de forma mais adequada com ela. Assim, avalie seus conhecimentos sobre os estágios assinalando a resposta correta:

Alternativas

1 - Na Fase Oral, a criança sente tensão energética na boca, a qual não pode ser descarregada pela ação oral sobre qualquer objeto levado à boca, pois o prazer gerado poderá ser traumático.

2 - Na Fase Fálica aumenta a sensibilidade genital e ocorre o conhecido Complexo de Édipo. No caso do menino, ele desejaria obter prazer de sua fonte primária de estimulação oral, o pai, mas a mãe passa a ser vista como aquela que possui o pai, despertando o ódio no menino por ela e depois uma identificação com seu poder.

3 - Na Fase Anal, um excesso de cobranças dos educadores pode vir a gerar fixação de energia nesse estágio, fazendo da pessoa possivelmente alguém controlador, excessivamente organizado.

4 - Na Fase de Latência, resolvido o conflito edípico, a criança diminuiria sua tensões de ordem sexual e afirmaria sua identidade sexual, se aproximando de pessoas do sexo oposto e começando a namorar.

5 - Na Fase Genital, tendo se desenvolvido bem nas demais fases, retorna a tensão sexual e a pessoa pode regredir tranquilamente à fase oral ou anal, agindo no mundo de um jeito ou de outro para sempre.

Sua resposta

Sem resposta

Questão 4: Nota: Não gerada

A abordagem interacionista de Jean Piaget no tocante à aprendizagem, é caracterizada pelo(a):

Alternativas

1 - Desenvolvimento anteceder a aprendizagem, sendo base para a mesma, uma vez que o organismo precisa amadurecer primeiro para então ser capaz de agir/reagir satisfatoriamente sobre determinados objetos (estruturação).

2 - Desenvolvimento anteceder a aprendizagem, pois a criança precisa aprender algumas coisas de modo primário para depois se desenvolver e, daí, só então realmente aprender.

3 - Aprendizagem anteceder o desenvolvimento, pois a reconstrução da realidade (interpretação) precisa ser feita pelos adultos, já que a criança muito pequena não tem condição de compreender o mundo tal qual ele é em toda a sua complexidade.

4 - Desenvolvimento igualar-se à aprendizagem, independentemente de influências biológicas ou culturais, por ser o humano um todo completo em si mesmo.

5 - Aprendizagem anteceder o desenvolvimento, o qual só ocorre pela soma de aprendizagens que formam base uma para a outra, numa sequência quantitativamente crescente e progressiva.

Sua resposta

Sem resposta

Questão 5: Nota: Não gerada

Sobre Assimilação e Acomodação na teoria de Piaget, afirma-se corretamente que:

Alternativas

1 - Enquanto a Assimilação “consiste na capacidade de modificação da estrutura mental antiga para dar conta de dominar um novo objeto do conhecimento”, Acomodação “consiste na tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico da sua existência”.

2 - Enquanto Assimilação pode ser definido como um “mecanismo de organização de estruturas cognitivas em um sistema coerente que visa a levar o indivíduo a construção de uma forma de adaptação à realidade” conhecido como Mecanismo de Equilibração, Acomodação “se refere

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com