TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colaborador Nota 10

Ensaios: Colaborador Nota 10. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 6

Técnicasni

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Muito se debate, hoje em dia, no que se diz respeito ao treinamento e irei apresentar o processo de compreensão e contextualização adquiridos nas disciplinas por meio do texto “ Vôo Seguro”.

Onde será abordado etapas vistas em nossos conteúdos aqui estudados, aplicando técnicas adquiridas no contento e aulas apresentadas durante o semestre.

Pode-se afirmar que, em razão das questões e respostas analisadas foi possível interagir entre a realidade e o conteúdo aqui visto. Sendo de fundamental importância o treinamento para o desenvolvimento da organização.

2 DESENVOLVIMENTO

Como vimos que o foco aqui apresentado é o treinamento e na opinião do Comandante Lobato “ qualquer funcionário bem treinado vai ser um profissional aplicado, seguro e eficiente” realmente podemos afirmar que um funcionário treinado e capacitado fará a diferença no resultado que a organização almeja, e é claro que o treinamento possibilita seus benefícios, segundo Carvalho (2000).

“A adaptação do trabalhador em sua área de atuação, fazendo com que este desenvolva suas tarefas com mais confiança, pois estará realizando-as com responsabilidade e conhecimento, além de se sentir mais integrado com a filosofia da empresa”

Acrescentamos também que segundo Robbins (2000).

“ o treinamento pode ser importante no resultado financeiro de uma organização, pois com profissionais altamente qualificados pode-se enfrentar o aumento da competição e concorrência, os avanços tecnológicos e as demandas por aumento de produtividade. “

Vimos ainda que outra vantagem do treinamento é possibilitar o crescimento e desenvolvimento do colaborador. Como aponta Malvezzi (1999).

“O treinamento visa capacitar o indivíduo e ensiná-lo a pensar, a reelaborar seus significados e fazer autocrítica. E na medida que o indivíduo é reconhecido na organização como sujeito, sendo um elemento crucial, capaz de opinar e participar de decisões, com uma identidade profissional estimulada, este se torna capacitado a construir seu projeto profissional. ...”

Vimos a TAM utilizou de técnicas de treinamento, com objetivo de aprimorar os conhecimentos de seus colaboradores como veremos a seguir, estão palestras, seminários e conferencias, simulações, dramatizações, estudos de casos e jogos de empresa, dentre as técnicas utilizadas se destaca o Treinamento out the job ou fora do local de trabalho. Ou seja um treinamento de vôo orientado (ou LOFT) está treinando em um simulador com uma tripulação completa usando segmentos de vôo representativos que contêm procedimentos normais, anormais e de emergência que podem ser esperados em operações de linha.

Um instrutor irá monitorar o desempenho da tripulação e analisar o vôo simulado ou voos com a tripulação depois de apontar erros ou decisões boas que foram feitas. como vimos em algumas etapas:

1º fase: ( briefing) facilitador fazer uma exposição verbal prévia ai vôo sobre a natureza, objetivos que são aprendizagem e não de chefe desenvolvendo seu papel de chefe.

2º fase: ( vôo loft) treinamento realizado em simulador, onde e realizado um vôo simulado, proporcionado por um cenário que reproduz uma situação real, constituído por anomalias postuladas, esta fase e filmada par ser utilizada no debrienting.

3º fase (debrienting) fase que sucede ao do vôo onde os treinados auxiliados pela projeção da filmagem do treinamento , exercem a autoanalise, e são avaliados pelo facilitador quanto ao desempenho da equipe.

Vimos também sobre a qualidade de vida e segurança no trabalho e podemos destacar o PPRA ( Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ) onde o gestor ira planejar as ações que englobem em caráter programático atividades gerais de segurança e higiene do trabalho ( BARBOSA FILHO, 2001, p. 114 ).

“O planejamento anual de ações a serem desenvolvidas em todos os âmbitos pertinentes e em todos os setores da empresa, comtemplando o estabelecimento de metas e prioridades;

A estratégia e a metodologia das intervenções;

A forma de documentação, registros, manutenção e divulgação dos dados;

A periodicidade das intervenções e a forma de avaliação do desenvolvimento desta e de todo o PPRA”.

Também foi visto no que se refere a saúde dos colaboradores o PCMSO ( Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional ), onde a organização esta ligada diretamente ao acompanhamento periódico de seu estado geral e a promoção de atividades que visam inibir todas as oportunidades de riscos e elementos que caracterizam a condição o da saúde de cada indivíduo o os parâmetros para o desenvolvimento do PCMSO, ( BRASIL, 1978g ).

“exames médicos: admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional, para cada exame médico realizado. [...] o medico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO, em duas vias

Como ficou percebido a organização TAM almeja implantar a Educação corporativa que pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.

Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com