TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nota Promissória

Dissertações: Nota Promissória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos relatar sobre um importante título de crédito, conhecido como NOTA PROMISSÓRIA, de uma forma clara e objetiva, com todos os detalhes a serem observados.

Vamos entender seus objetivos, de que forma deve ser preenchida e sua importância cambial dentro da sociedade.

Nota Promissória

A Nota Promissória é um título de crédito autônomo, próprio para operações financeiras. Por não corresponder à cópia de fatura, pode ser emitida tanto por pessoas jurídicas como por pessoas físicas (particulares).

Com o saque da nota promissória, surgem duas situações jurídicas distintas: a situação daquele que promete pagar quantia determinada e a daquele que se beneficia de tal promessa. A pessoa que se encontra na primeira situação é chamada, pela lei, de sacador, emitente ou subscritor; a pessoa que se encontra na segunda situação é chamado de beneficiário ou sacado.

Portanto, na emissão de uma Nota Promissória, geralmente estão envolvidas três pessoas:

 Favorecido ou beneficiário: quem empresta o dinheiro;

 Emitente: que toma o dinheiro emprestado;

 Avalista: quem se compromete a pagar, caso o emitente não o faça.

Convém ressaltar ainda que o beneficiário poderá solicitar mais de um avalista.

Esse documento é uma promessa de pagamento, que deve conter os seguintes requisitos definidos pelos artigos 75 e 76 da LU, a saber:

a)a expressão “Nota Promissória” (conforme o art. 54, I, do Decreto nº 2.044/08) constante do próprio texto do título, na língua empregada para a sua redação(LU, art.75, nº 1);

b) a promessa, incondicional, de pagar a quantia determinada, lembrando-se o já considerado acerca de cambial indexada (art.75, nº 2);

c) o nome do beneficiário da promessa, o que significa a impossibilidade do saque de nota;

d) a data do saque (art.75, nº 60);

e) o local do saque ou a menção de um lugar ao lado do nome do subscritor, que se considera, também, o domicílio deste (art. 75, nº 6, e a terceira alínea do art. 76);

f) a assinatura do sacador (art.75, nº 7), bem como a sua identificação pelo número da sua cédula de identidade (RG), de inscrição no cadastro de pessoa física (CPF), do título de eleitor ou da carteira profissional (Lei nº 6.268/75, art. 3º).

Além desses requisitos, deve a nota promissória especificar a data e local do pagamento, entendendo-se, em caso de omissão, que se trata de título pagável à vista no local do saque ou no designado ao lado do nome do subscritor, nos termos das alíneas segunda e terceira do art. 76 da LU.

Sobre o Regime Jurídico

A nota promissória está sujeita às mesmas normas aplicáveis à letra de câmbio, com algumas exceções estabelecidas pela Lei Uniforme, em seus artigos 77 e 78. Assim, tudo o quanto se prescreveu acerca de endosso, aval, vencimento, pagamento, protesto, execução e demais temas, relativamente às letras de câmbios, compõe, também, o regime jurídico da nota promissória.

Contudo, devem ser observadas as seguintes prescrições específicas deste tipo de título cambial:

a) A nota promissória é uma promessa de pagamento e, por isso, não se aplicam, a ela, as normas relativas à letra de câmbio incompatível com esta natureza da promissória. Assim, não há que se cogitar de aceite, vencimento antecipado por recusa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com