TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Notas NOTAS 9-10: Estratégia de Desenvolvimento

Tese: Notas NOTAS 9-10: Estratégia de Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Tese  •  2.834 Palavras (12 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 12

NOTAS DE AULAS 9 – 10: FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA

Analisado o ambiente e feito o diagnóstico interno e externo, elaborados os cenários, é necessário o estabelecimento dos Fatores Críticos de Sucesso, que são as variáveis-chave que, se bem gerenciadas, podem garantir o sucesso da organização.

Se definidos acertadamente, os fatores críticos de sucesso facilitam à organização atingir seus objetivos de maneira sustentável.

Como se identifica os fatores críticos de sucesso? Basta fazer a pergunte:

“O que se deve fazer para ser bem sucedido?”

Em uma empresa com fins lucrativos, sucesso significa LUCRO. Por exemplo: (CHIAVENATO) Se o negócio é produzir roupas, os fatores estarão localizados em operações de baixo custo e elevado volume de vendas. Se o negócio é produzir roupas de luxo, os custos não serão tão importantes quanto à alta qualidade dos materiais, da confecção aprimorada e do design criativo.

Escolhidos os fatores críticos de sucesso, o passo seguinte é definir as políticas organizacionais que darão a direção para a atuação competitiva da organização.

Como o volume de informações obtido no decorrer do processo de análise ambiental e definição dos objetivos é enorme, é necessário consolidar tais informações a fim de escolher as políticas organizacionais adequadas.

Neste momento, lança-se mão das chamadas ferramentas de apoio à decisão.

1. DECISÃO VERSUS SOLUÇÃO

Antes de continuar, cabe aqui lembrar a grande diferença que existe entre Decisão e Solução.

Administradores devem estar cientes que a palavra Decisão é usada quando não é possível ter à disposição todas as informações no momento de iniciar a ação.

A palavra Solução é usada quando se dispõe de todas as informações necessárias para realizar uma determinada escolha e se pode justificar a solução adotada para um problema administrativo.

Sintetizando, se você tiver todas as informações relevantes, vai Resolver (Solucionar) com lógica e será vencedor. Se não tiver todas as informações, vai Decidir, pois não pode ser lógico, e vai correr riscos.

A característica básica dos problemas de estratégia (e que os diferencia dos de lógica) é a existência de oponentes com reações imprevisíveis.

A existência de incerteza da reação é pré-requisito para a decisão ser qualificada de estratégica.

Decisões estratégicas equivocadas são tomadas correndo-se riscos desnecessários. Por ex.: Se uma empresa decidir começar a vender em uma nova região, sem antes fazer pesquisas sobre o consumidor e os concorrentes, irá enfrentar o risco de insucesso desnecessariamente.

Quanto mais detalhadas forem as informações de mercado e das possíveis reações dos concorrentes, menor será o risco do novo empreendimento, e menos arriscada será a decisão estratégica.

A maioria das decisões em um negócio requer experiência profissional, a intuição e a análise criteriosa, como bases, mas, tais pré-requisitos não são suficientes para garantir sua qualidade e adequação.

É necessário escolher um método para a tomada de decisões principalmente quando elas envolverem situações novas, desconhecidas e complexas. Alguns métodos são mais eficientes do que outros, e sua aplicação não é excludente, sendo freqüente a aplicação combinada de várias técnicas.

As abordagens para a tomada de decisão mais utilizadas são:

a) Baseada em procedimentos – melhor escolha para problemas que surgem de maneira continuada, reiterada e sistemática.

O melhor exemplo desse tipo de abordagem é o do piloto em seu “cockpit” , quando faz uso de um conjunto de reflexos condicionados para reconhecer diferentes tipos de problemas e reagir adequadamente e de maneira previsível, inclusive sob condições as mais excepcionais e extremas.

b) Baseada em experiências – melhor escolha quando o problema é diferente ou complexo e torna-se difícil saber qual o procedimento é aplicável, ou se algum procedimento é aplicável.

A experiência ajuda a reconhecer similaridades no problema, com outros enfrentados anteriormente. Há mais possibilidades de êxito no uso dessa abordagem, quando quem toma as decisões tem maior gama de experiências relevantes.

NOTA: A experiência pode não ser a melhor conselheira porque:

1. experiências passadas podem não ser aplicáveis à situação atual;

2. o mundo dos negócios está em permanente e veloz mudança, o que faz com que algumas experiências percam a validade;

3. as lembranças das experiências passadas podem não ser precisas e as conclusões tiradas com base nas mesmas, podem ser equivocadas.

c) Baseada em análises – é utilizada quando já há informações suficientes para gerar alternativas de ação e que exige critérios para definir V (Verdadeiro) ou F (Falso) ou o que é relevante ou não.

É aplicável a todo o tipo de problemas, qualitativos ou quantitativos, profissionais ou pessoais.

NOTA: Este tipo de tomada de decisões apresenta desvantagens:

1. requer tempo para levantar, colher, organizar, avaliar e interpretar os dados/informações;

2. a tomada de decisões baseada em análise exige que se tenha as informações chave sobre o problema. Como muitas vezes elas não estão disponíveis, a decisão será cercada de muitas incertezas;

3. o resultado pode ser muito acadêmico e pouco prático;

4. não é indicada quando a decisão inclui critérios de juízo de valores morais ou éticos, pois não responde porque a organização deve crescer, mas, direciona para a melhor maneira de crescer.

As estratégias organizacionais são formuladas pela Alta Administração e projetadas para alcançar os objetivos globais da empresa.

2. ELABORAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com