TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novo CEO Da Microsoft

Monografias: Novo CEO Da Microsoft. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 6

1 PESQUISA DE MERCADO

A Micorsoft não procurou adaptar-se às possíveis mudanças no mercado e ainda demorou quase seis meses para substituir o CEO (Chief Executive Officer, o Diretor Executivo: pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização, sendo o responsável pelas estratégias e pela visão da empresa) para as devidas tomadas de decisões nos processos de diagnóstico e plano de ação.

Uma pesquisa de mercado, procurando o tipo mais adequado para o momento que a companhia passava poderia ajudar através dos seus dados coletados, a identificar o problema e ainda utilizar-se desses resultados na busca de soluções.

A Microsoft ficou para trás dos seus concorrentes porque não foi ágil em perceber que com a queda na venda de PCs, outras companhias já estavam engajadas na adaptação de outra plataforma, que não a do Windows, especialmente desenvolvida para dispositivos móveis, como os smartphones e tablets. Faltou-lhe inquietação na criação de algo novo, que atendesse a velocidade da tecnologia e, principalmente o conforto e a praticidade para os novos hábitos dos seus usuários. Sobrou comodidade por ser considerada até então, a única empresa com total aceitação e confiabilidade no ramo.

2 MARKETING

Apesar da Microsoft ter sido uma das primeiras à disponibilizar aos seus usuários o acesso a e-mails através do celular, não despertou sua atenção a inserção do iPhone e do sistema operacional Android no mercado. Ou seja, não usou uma das estratégias de marketing, observando os seus concorrentes, pois uma vez que se lança no mercado, a empresa precisar atentar-se quanto às necessidades e os desejos das pessoas, sendo mais eficiente que os seus concorrentes e para se obter êxito nesse processo é necessário conhecer tão bem o seu produto quanto o da concorrência, atribuindo um diferencial em seu favor. Philip Kotler, autor mais importante na área de marketing, enfatiza sobre a importância de estar atento aos concorrentes.

A chave para atingir os objetivos da organização que consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados-alvos e satisfazê-los mais efetivamente e eficiente do que os concorrentes. (KOTLER, 2000).

O produto não deve ser visto apenas como um bem tangível ou um serviço prestado, este deve ser colocado no mercado com a idéia de ser consumido, para uso, apreciação e ainda para satisfazer as necessidades e os desejos do cliente. O usuário tende a valorizar um produto de acordo com a capacidade que ele tem de suprir ou superar as expectativas esperadas. Considerando que todo produto tem seu ciclo de vida, assim como os seres humanos, passam por todo um processo de criação ou desenvolvimento, introdução, maturidade e declínio, embora existam mecanismos nas áreas de pesquisa de mercado e marketing, dentro da administração que a empresa pode investir para que haja um reposicionamento do produto, onde este voltará a competir no mercado. No gráfico a seguir é apresentada uma visão simples desse ciclo.

Para a definição de próximos produtos, a Microsoft contará com a dedicação de Bill Gates que foi cofundador da mesma, para que esta continue entre as maiores empresas de tecnologia do mundo no futuro. Uma das estratégias que pode ser escolhida é a comunicação. Dentro do composto de marketing, a promoção estabelece o diálogo entre os vendedores e consumidores. Nesse sentido, a companhia poderá utilizar o mix de comunicação, através dos seus componentes para salientar a sua presença no mercado e alavancar vendas trazendo fidelização aos seus produtos e serviços, são eles: propaganda, promoção de vendas, eventos, venda pessoal, relações públicas e marketing direto. A propaganda serve para lembrar, informar ou convencer os clientes a consumirem o produto; a promoção de vendas também é uma importante ferramenta, seja para apresentar um produto novo, como incentivar a saída de um produto que permanece em um longo período de tempo no estoque. Existem várias modalidades de promoção, como prêmios, brindes, concursos, jogos, incentivos, entre outras, sabendo que deve ser estipulado um curto prazo para sua realização, devendo ter datas certas para início e término; os eventos podem ser utilizados para aproveitar oportunidade de vendas em feiras, por exemplo. O produto ou serviço fica em evidência num determinado espaço que pode atingir um público variado; a venda pessoal é onde há um contato direto entre o vendedor e o cliente, nesse componente a empresa deve se preocupar com a qualificação do seu colaborador, pois este estará disponível para atender variados perfis e este não deve apenas desempenhar uma função, mas realmente estar disposto e ter talento para essa tão preciosa atividade que partindo desse princípio se estabelece a qualidade no atendimento e consequentemente, a fidelização do cliente; as relações públicas somam e muito para que a empresa, a marca, estejam sempre evidentes nos canais de comunicação e é outra função que deve ser desempenhada por um profissional com ótimas influências e bastante conhecimento do mercado; o marketing direto apesar de muitas vezes não ter um retorno absurdamente alto, utiliza malas-diretas, e-mail diretos, enfim comunicação direta com as pessoas por meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com