TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novo Horizonte

Relatório de pesquisa: Novo Horizonte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

Introdução 01

Identificação 02

Planejamento 03

Cenário 04

Ata da Reunião 05

Evolução 06

Conclusão 07

Introdução

Na pequena cidade de Novo Horizonte situada no interior de São Paulo, causou-se grande alvoroço no bairro de São Vendelino, com a notícia da construção de uma gravadora na cidade.

Novo Horizonte, cidade com pouco mais de 6.000 habitantes tem como principal fonte de renda o comercio artesanal, a cidade é composta na sua maior parte por moradores de 3º idade e conservadores. O bairro São Vendelino é de classe média tem apenas cinco anos de formação, esta localizada as margens de uma grande rodovia estadual.

É bem verdade que não se trata de qualquer gravadora.

A Conceituada gravadora Mix Orion com seus produtores populares e muitos funcionários pretende se instalar no bairro, pois irá viabilizar redução de custos, melhorarem a logística, além de ser um local apropriado para suas atividades, ira investir em melhorias na região, gerando assim empregos diretos e indiretos.

Mediante o impasse seria necessária uma negociação.

Identificando os oponentes

De um lado Associação dos Moradores, nomeou seu representante. Srº Carlos Henrique casado, 56 anos, Administrador, tem capacidade de liderança, analítico e conservador, apresenta um estilo confortador, tem como principal característica contestar as questões enquanto procura chegar a um acordo sólido.

Seu objetivo é impedir a construção da gravadora, alegando perturbação da ordem, os moradores argumentam que a gravadora ira trazer barulho, falta de segurança e que por sua vez o bairro não apresenta estrutura para suportar o trânsito que ira ocasionar.

Sr. Carlos ressalta “a cidade é composta por pessoas de 3ª idade que preza a tranqüilidade e não necessitam do progresso advindo deste empreendimento.“

Assim através de seu representante a Associação de Moradores, entra com pedido de manifesto junto à prefeitura da cidade, que por sua vez após analisar o pedido e verificar que o projeto já havia sido aprovado pela secretaria competente, contatou a empresa solicitando um porta voz para negociar com os moradores e apresentar uma proposta para negociação, com prazo de 45 dias para chegar num acordo, com uma reunião previa para os primeiros 20 dias.

E assim de deu, do outro lado a gravadora Mix Orion, enviou seu representante Sr. Jorge Andrade 38 anos, casado, estrategista de negócios com experiência em negociar em meio a conflitos. Trabalha na gravadora há 10 anos determinado apresenta estilo confrontador, suas principais características procuram equidade beneficiando ambas as partes, contesta as questões sempre buscando acordo sólido.

Seu objetivo é obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro, alegando que o progresso é inevitável, e que com isso poderá contribuir com melhorias no bairro beneficiando a todos.

Planejando a Negociação

Sr. Carlos iniciou uma pesquisa com os moradores para coleta de informações, identificando as questões como, segurança, barulho, trânsito, foi mencionado também falta de iluminação além da questão cultural dos moradores não serem a favor da instalação do progresso na cidade, bem como não estarem dispostos a enfrentar as inconveniências de uma construção deste porte na cidade, pois isolaria o comercio artesanal dificultando o acesso. Suas prioridades estão relacionadas á falta de segurança e o barulho.

Sr Jorge por sua vez também não perdeu tempo, ciente das principais queixas estabeleceu quais seriam as prioridades através de definições claras para atingir seu objetivo, a construção da gravadora.

Considerando que a empresa recebeu por parte da prefeitura isenção de alguns impostos, além de receber gratuitamente o terreno para construção da gravadora, o recurso economizado poderá ser investido em melhorias na região, definiu-se como proposta.

 Instalação de ronda 24horas e um posto policial.

 Investir na sinalização do trânsito e iluminação da cidade

 Negociar com a prefeitura obras de retorno na rodovia

 60% dos funcionários da empresa serão de moradores da cidade

 Construção de centro de exposição artesanal

 Escola de musica e arte.

 Projeto qualidade de vida para 3ª idade, com atividades físicas e programa diário na radio.

Cenário

Definiu então um cenário, a 1º reunião seria em 20 dias na prefeitura da cidade, onde participariam Sr Carlos Henrique (representando a associação) acompanhado por dois moradores e Sr. Jorge Andrade acompanhado por dois acionistas da gravadora. Um representante da secretaria de obras irá acompanhar o processo para inicio das obras ou não.

Mas antes da primeira reunião era necessário que a gravadora resolve-se um impasse, entre seus funcionários.

Pois a empresa sempre teve sua cultura disseminada entre eles. Valoriza o bom relacionamento, é adepta de uma liderança participativa e incentiva o plano de carreira. Com a mudança muitos focaram na oportunidade de uma promoção, já que se trata de novas instalações alguns ate já estão se programando para mudar para cidade juntamente com seus familiares.

Porem com os rumores do manifesto o clima no ambiente de trabalho tornou-se tenso, e com a ansiedade e a insegurança a produtividade caiu, e cresceu o absenteísmo no ultimo mês.

Mais uma vez a gravadora manteve sua boa comunicação, Sr Jorge reuniu-se com os gestores das áreas e repassou as propostas que estão sendo trabalhadas, retificou o prazo de 45 dias para a definição e ressaltou, “como o empenho de todos manteremos nosso índices produtivos contribuindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com