TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novos mecanismos familiares

Seminário: Novos mecanismos familiares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Seminário  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

Novos Arranjos Familiares: inquietações sociológicas e dificuldades jurídicas.

Novos arranjos familiares vem nos trazer a realidade dos novos aspectos familiares, entre suas contradições e dificuldades sociológicas e jurídicas.

A família contemporânea sofreu uma mudança significativa com a entrada evolução da tecnologia, onde está transformação implica em grandes consequências e contradições entre instituições e valores.

Com a necessidade da auto-identidade no mundo, as mulheres buscam seus direitos, onde a mulher ganha o seu direito ao voto e seu reconhecimento na sociedade. Saindo então de seus lares e passando de mães para profissionais, conquistando então sua independência financeira.

Este fortalecimento aumenta a taxa de separação e divórcios. Porém as separações e os recassamentos vem enfraquecer cada vez mais o papel do masculino e feminino dentro dos lares do nosso cotidiano.

Há ainda o que podemos chamar de tipos de arranjos existentes, mas que não atendem o que é previsto pela lei, sendo reconhecido apenas como uma entidade familiar. Excluindo assim as uniões homossexuais, bem como a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo.

Além dessas, pode-se verificar outras transformações ocorridas não apenas no lado social, direito de família, mas também mo código do direito civil.

Novos tempos e novas famílias? Da modernização à pós-modernidade

O termo família se nos cabe dizer é um assunto do qual precisa ser observado de forma mais ampla. Em tempos de tantas modificações e avanços tecnológicos, é relevante analisar até onde esta modificação é eficaz dentro da sociedade e lares.

É importante ressaltar que a falta das relações pessoais torna-se um atributo considerável para o crescimento do individualismo que por sua vez agrega do que podemos chamar de um fator que afeta grande parte da saúde e de nossa sociedade.

Com tantas modificações, aceitações, novos modelos e valores abre-se um leque de pontos a serem observados, tais como: reformulação dos papéis masculino e feminino, maior numero de divórcios, devido também a liberdade sexual aceita hoje de forma mais relevante e natural.

Desta forma com todo este contexto a percepção que temos e de uma sociedade com falta em suas relações afetivas. Cabe-nos resaltar que seja qual forma for e a qualquer tempo à família foi e deverá seguir sendo família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com