TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas Familiares

Trabalho Escolar: Empresas Familiares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 2

O texto “Empresa Familiar e as Dificuldades Enfrentadas pelos Membros da 3º Geração” da autoria de Emerson Antonio Maccari, Milton de Abreu Campanário, Martinho Isnard Ribeiro de Almeida e Alessandra Martins aborda os problemas enfrentados pelas empresas familiares em relação à estrutura organizacional e a sucessão família, identificando algumas dificuldades enfrentadas pela 3º Geração de proprietários no que se refere à continuidade dos negócios da empresa.

As empresas familiares ocupam um lugar de destaque na economia brasileira.

De acordo com os autores, algumas características são de exclusividade das empresas familiares, podemos citar os recursos de capital disponíveis da família, aval pessoal e patrimônio de familiares que podem ser levantados nos momentos de crise, reputação e relações no país, onde a família estende o seu tradicional nome na proteção aos novos investimentos, lealdade aos empregados, laços afetivos extremamente fortes que acabam sendo levados para dentro da empresa influenciando os comportamentos, relacionamentos e decisões, exigência de maior dedicação dos membros da família, expectativa de alta fidelidade e os jogos de poder, aonde muitas vezes mais vale a habilidade política do que a capacidade do administrador.

Porém há vários problemas encontrados nas empresas familiares, como o conflito entre pais e filhos, briga entre irmãos, aonde problemas pessoais acabam sendo levados para dentro da organização, sucessão inadequadas, sem que haja uma preparação do sucessor para o cargo, estados críticos de liquidez econômica, desmotivação dos membros familiares ou empregados, pois não há muitas chances para os empregados de assumir cargos mais altos dentro da organização. Alem disso, tensões entre membros da família, conflitos entre sócios não familiares, que se sentem desprestigiados e a comunicação inadequada.

Podemos concluir que é muito difícil falar sobre as vantagens e desvantagens. Entretanto, a proximidade e intimidade com o dono da empresa é percebido como uma das principais vantagens das empresas familiares. Enquanto isso, a falta de profissionalização, a sucessão mal planejada e a interferência da família na empresa ou da empresa na família, decorrente da proximidade e da falta de limites claros e bem definidos entre os sistemas são as principais desvantagens.

O foco de discussão da empresa familiar esta no processo decisório. Conforme o texto, a sucessão é um processo de transferência de poder que leva um longo tempo de maturação e que o bom relacionamento do fundador com seus herdeiros é peca chave desse processo. Pesquisas realizadas sobre esse campo afirmam que os fundadores ficam relutantes na hora de preparar o sucessor para o seu lugar, pois na pratica eles não querem deixar o poder.

Conforme dito em sala de aula, A empresa familiar é um sistema formado pela superposição de três sub-sistemas –família, gestão e propriedade e é a proximidade entre esses sistemas que caracteriza uma empresa familiar e a que diferencia de uma organização não familiar.Porem, muitos dos dilemas enfrentados pelas empresas familiares são causados pela passagem do tempo e, envolvem mudanças na organização, na família e na distribuição de propriedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com