TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição Cana

Pesquisas Acadêmicas: Nutrição Cana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

Ajuda básica para os amigos da cana (Nivaldo e André)

Tipos de metais pesados descartados em efluentes:

Com intuito de conhecer a caracterização de um metal pesado, pesquisou-se em sites na internet, quais elementos químicos apresentados na tabela periódica e classificados como metais seriam caracterizados como metais pesados. A conceitualização de um metal como metal pesado está sendo discutida há décadas, no entanto, pode-se encontrar uma caracterização mais genérica que, remete a propriedades químicas como: massa específica elevada variando entre 3,5 e 7,0 g/cm³; massa atômica elevado tendo o Sódio (23) como referência e; elevado número atômico tendo o Cálcio (20) como referência. Encontrou-se também, que alguns autores consideram além da elevada massa específica, outras propriedades importantes como a formação de sulfetos, hidróxidos insolúveis, a formação de sais que geram soluções aquosas coloridas e a formação de complexos coloridos.

Quando se fala em metal pesado, como senso comum, remete-se a algo prejudicial à saúde da vida em nosso planeta, no entanto, os metais em concentrações adequadas muitas vezes são necessários para o desenvolvimento dos seres vivos. O que pode ocorrer, é que um determinado metal em um nível de concentração pode ser benéfico para um tipo de ser vivo e maléfico para outros, levando a causa de um desastre não controlado.

Com relação aos principais metais descartados nos efluentes, utilizou-se a tabela X para auxiliar na descrição, onde podemos notar que o metal mais prejudicial é o mercúrio devido a baixa concentração permitida nos efluentes e o menos prejudicial é o sódio, onde podemos correlacionar ao grande volume de sódio nas águas marítimas.

tabela X. Limites de concentrações de lançamento de efluentes e potabilidade de água.

Impacto ambiental causado por descarte de metais pesados:

Como já mencionado no item anterior os metais são essências para o desenvolvimento dos seres vivos, no entanto, a concentração dos mesmos é fator crucial para evitar um impacto ambiental. Para auxílio didático no entendimento desse fato, segue a figura x, onde podemos notar que quando os metais são essências ao desenvolvimento de um determinado ser vivo (figura x. a) existe uma concentração ótima para que esse desenvolvimento atinja o seu melhor nível, no entanto, passando dessa concentração a presença desse metal se torna tóxica, levando até mesmo a morte de um determinado ser vivo. Quando tem-se a presença de um metal não essencial, com o aumento dessa concentração, o organismo desse ser vivo deixa de tolerar esse metal, apresentando a toxidez e podendo levar até a morte.

figura x Comportamento dos metais no organismo: (a) essencial e (b) não essencial.

Como exemplo de um impacto ambiental, quando tem-se a presença de um metal pesado em um curso d’água a toxidade pode acontecer de duas formas: pode estar em uma concentração que seja tóxica ao organismo dos peixes, ou pode ser bioacumulado, tendo seu efeito potencializado ao longo da cadeia alimentar, ou seja, contaminará as pessoas que se alimentará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com