TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Núcleo Integrado SESI/SENAI de Educação a Distância

Por:   •  13/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Núcleo Integrado SESI/SENAI de Educação a Distância – niEAD  [pic 2]

FOLHA RESPOSTA – SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM (SAP) 1

Unidade Operacional: Lauro de Freitas

Curso: Técnico em Segurança do Trabalho

Modalidade: Educação a Distância

Unidade Curricular 8:  Coordenação de Programas e Procedimentos de Saúde e segurança do Trabalho

Turma: T1

Data:23/09/2022

Docente:   Polliany da Silva Toledo

Discente:

NR-1 - O objetivo desta norma é estabelecer as disposições gerais, áreas de aplicação, termos e definições, e diretrizes e requisitos para a gestão de riscos ocupacionais e medidas preventivas em segurança e saúde no trabalho - Segurança e Higiene Ocupacional. O risco é considerado em qualquer caso de qualquer fator (máquinas, produtos químicos, ruídos, etc.) ou situação (horário de trabalho excessivo, EPI não utilizado, EPC, atitude inadequada, etc.) relacionado ao processo de trabalho ou ambiente de trabalho. Danos à saúde sejam por acidentes de trabalho, doenças ocupacionais ou sofrimento social ou psicológico dos trabalhadores, ou ainda poluição ambiental.

A gestão de riscos ocupacionais deve constituir um plano de gestão de riscos - o PGR pode ser implementado por uma unidade operacional, departamento ou atividade. Isso pode ser atendido pelos sistemas de gestão, desde que atendam aos requisitos desta NR e às disposições legais sobre segurança e saúde no trabalho. O PGR deve incluir ou ser combinado com planos, programas e outros documentos especificados na legislação de segurança e saúde ocupacional. As organizações precisarão refazer seus planos a cada dois anos ou quando:

- Após a implementação das medidas preventivas, realizar a avaliação do risco residual;

- Inovações e mudanças na tecnologia, ambiente, processos, condições, procedimentos e organização do trabalho implicam novos riscos ou modificam riscos existentes;

- Quando as medidas preventivas forem consideradas inadequadas, inadequadas ou ineficazes; Em caso de acidente de trabalho ou doença;

- Quando os requisitos legais aplicáveis ​​mudam.

[pic 3]

O processo PDCA já é utilizado e amplamente conhecido em sistemas integrados de gestão de saúde e segurança no trabalho. Durante a fase de planejamento, os perigos são identificados e os riscos ocupacionais são avaliados. Durante a execução, o monitoramento é realizado para determinar se as ações planejadas foram realizadas e se elas são realmente eficazes. Na etapa final, são tomadas medidas para melhorar continuamente o desempenho de Saúde e Segurança Ocupacional (SST).

Resumo sobre a NR 1

Com a atualização da NR 1, visa estruturar e integrar todo o processo de gestão de riscos das empresas. Esta norma está vinculada a todos que prezam pela saúde e segurança do ambiente de trabalho. Ela é que determina as demais Normas Regulamentadoras, fala da importância da responsabilidade do empregador. O empregador tem várias funções obrigatórias a serem cumpridas para garantir a segurança do trabalho. Por isso, a importância da NR1 que traz a definição para cada um. As Normas Regulamentadoras são a principal diretriz para a sociedade quando o assunto é segurança e saúde no trabalho. Melhorar o Plano de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) para reduzir o impacto ergonômico.

Planejamento: Avaliações preliminares de perigos devem ser conduzidas: antes que a instalação ou nova instalação comece a operar; atividades existentes; e mudanças e introduções de novos processos ou atividades de trabalho.

As etapas de identificação de perigos devem incluir: uma descrição do perigo e possível lesão ou problema de saúde; identificação da fonte ou situação; e indicação dos grupos de trabalhadores afetados pelo risco. As organizações devem avaliar os riscos ocupacionais associados aos perigos identificados em suas instalações, a fim de reter informações para ação preventiva. Fazer: As ações de prevenção e implementação de riscos de controle ocupacional são planos de ação propostos e estabelecidos com base em relatórios, pareceres, diagnósticos ou outros documentos fornecidos por procedimentos previstos na NR (por exemplo, PCMS)

Avaliação Ergonômica, Programa de Higiene Ocupacional, Avaliação Química, Proteção Auditiva, Exame Físico, Avaliação de Trabalho em Altura, Inspeções e Ações: A implementação das medidas preventivas deve ser monitorada de forma planejada, incluindo: verificação da implementação das ações planejadas; inspeção dos locais de trabalho e equipamentos; monitoramento das condições ambientais e exposição a substâncias perigosas (se aplicável). Planejar, executar, verificar, agir: A organização deve tomar medidas preventivas para eliminar, reduzir ou controlar os riscos: Determinação dos requisitos estabelecidos em códigos regulatórios e disposições legais; classificação de riscos ocupacionais; Existe relação entre o problema e o risco identificado e situação de trabalho. A organização deve estabelecer, implementar e manter procedimentos de resposta As situações de emergência são classificadas de acordo com o risco, características e circunstâncias da atividade. Os meios e recursos necessários para primeiros socorros, encaminhamento de vítimas e abandono; b) se for o caso, medidas necessárias para emergências de grande escala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (262.4 Kb)   docx (205.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com