Sesi Senai Trabalho
Por: Vinícius Oliveira Kunz • 12/10/2025 • Relatório de pesquisa • 441 Palavras (2 Páginas) • 5 Visualizações
[pic 1]
NOME DO ALUNO:
Relatório - Quesitos
O relatório deve conter:
- Nome do elaborador do relatório; Vinícius Oliveira Kunz
- Data; 28/05/2025
- Itens solicitados como:
Apresentar uma análise do acidente, descrever e justificar a forma de evolução em SST. Quais as dificuldades que a empresa encontrará pela frente.
- Ter como base para elaboração do relatório a NR 35;
- Abaixo é apresentado um modelo de pirâmide e queijo suíço. Eles servem como base, mas você deverá elaborar a sua pirâmide ou queijo suíço.
Exemplo:[pic 2]
Segundo o modelo da Pirâmide, descrever:
Comportamentos críticos: comportamentos de risco ou perigosos, como não usar EPI’s e não seguir corretamente as NR35 e NR06;
Incidentes: situações onde quase ocorre um acidente;
Perdas materiais: danos a propriedade e equipamentos, como a escada e as latas de tinta;
Lesões leves: não houveram lesões leves, apenas lesões graves;
Lesões graves: lesões graves e incapacitantes, como a fratura da perna e do braço;
Os dados apresentados na pirâmide podem ser fictícios, porém devem ser condizentes com o acidente relatado.
Depois de analisar a pirâmide, a NR 35 e o acidente ocorrido na ContruObras LTDA, propor melhorias de SST, apresentar uma análise do acidente, descrever e justificar a forma de evolução em SST. Quais as dificuldades que a empresa encontrará pela frente.
Para o modelo Queijo Suíço, segue a mesma sistemática utilizada para a Pirâmide.
[pic 3]
Elabore:
Apresentar uma análise do acidente, descrever e justificar a forma de evolução em SST. Quais as dificuldades que a empresa encontrará pela frente.
Nesse acidente temos como perigo a queda de altura elevada de João e as fraturas do braço e da perna.
Como falhas latentes temos a falha de planejamento no momento da pintura por parte de João; a falta de um profissional superior, como um técnico de segurança, no ambiente de trabalho; e também o não respeito das normas da NR35 e NR6.
Como falhas ativas pode-se citar o comportamento crítico do pintor, que agiu de maneira insegura e indisciplinar.
Como perdas pode-se citar a saúde do colaborador que sofreu lesão grave, e a empresa sofreu danos materiais (tinta, escada).
Pode-se concluir que o acidente de trabalho envolvendo o pintor ocorreu por inúmeros fatores. O fator principal foi a indisciplina do pintor, que agiu de forma inconsequente e infantil. Sua atitude foi totalmente contrária ao que a NR35 e outras normas regulamentadoras exigem. O colaborador não estava com os EPI´s necessários para a prática, e agiu de forma relaxada com a sua segurança.
Dessa forma a empresa deve executar mais programas de capacitação para os trabalhadores, principalmente sobre as NR´s, como por exemplo a NR35 e a NR06. Os profissionais superiores, como os engenheiros e os técnicos de segurança, devem ser alertados sobre as práticas irregulares que podem potencialmente ocorrer entre os funcionários.
...