TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Acidente Ocorrido Na Ilha De Santana AP

Monografias: O Acidente Ocorrido Na Ilha De Santana AP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE FUNDAMENTOS DA ECONOMIA

GRUPO:

1. Leticia Kelly

2. Darcineia Sarraf

3. Monique Stefany

4. Irailde Andrade

5. Sonia Canto

ANÁLISE DO ACIDENTE OCORRIDO NO PORTO DE SANTANA

O FATO

No dia 28/03 (quinta-feira), ocorreu no porto do município de Santana, na área de embarque de minérios da empresa Anglo Ferrous, um desmoronamento de minérios estocados para embarque. Isto provocou o desencadeamento de vários acidentes complementares, tais como, a queda do porto em si, degradando toda a área, inclusive máquinas e caminhões e, principalmente, vitimando várias pessoas que se encontravam, tanto no próprio porto, como em algumas embarcações.

ANÁLISE

Com o acidente, um cenário nada positivo se apresenta para os municípios de Santana, Porto Grande, Serra do Navio, Mazagão e Pedra Branca do Amapari, onde a empresa mantém negócios e gera trabalho e renda. Prevê-se queda da arrecadação (royalties), demissões em massa, recessão e desaceleração da economia.

Na esfera estadual, além da queda da arrecadação, o Estado, como mantenedor da ordem e da segurança, precisará adotar mecanismos especiais para o enfrentamento dessa realidade, inclusive apurando os fatos para que a Justiça determine a existência ou não de culpados e promova a assistência devida aos familiares das vítimas.

É certo que, sendo o Amapá um estado pequeno, a ocorrência influirá muito pouco o PIB brasileiro, todavia, há que se pensar que o fato contribuirá para a desaceleração da economia.

Considerando que, com o desmoronamento do porto a empresa mantenedora terá dificuldades financeiras para honrar os contratos internacionais, provocando embates jurídicos para os quais há carência de especialistas.

CONCLUSÃO

O desmoronamento do porto de Santana provocou um sério problema na micro e macro economia e seus desdobramentos causarão inúmeras discussões políticas, sociais e jurídicas para permitir que o Amapá continue buscando o desenvolvimento de sua população e proporcionando uma melhor qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com