TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Administrador Dentro Da Sua Empresa

Trabalho Universitário: O Administrador Dentro Da Sua Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Estudos indicam que uma boa parte das empresas iniciam suas operações, porem não conseguem estabelecer-se no mercado, com isso acabam fechando suas portas antes mesmo de completarem seu quinto ano. Sabe-se que planejar um futuro prospero e rentável não é fácil! Como fazer este notável fato ser diferente?

Muitos pensam que abrir uma empresa é somente comprar e vender, porem sabe-se que é inevitável a realização de um planejamento através da analise de números e alcance de objetivos pautados estrategicamente.

Nas pequenas e médias empresas, em sua maioria, os fundadores realizam toda e qualquer função, de forma empírica e baseada na sua própria experiência de vida, mesmo sendo alguém com a vida financeira complicada. Imaginem o que seria do doente sem o médico, de um grande arranha-céu sem um engenheiro ou arquiteto, imaginem ainda alunos sem professores. Percebe-se que para cada segmento existe um profissional da área o qual possui suas habilidades fundamentais na literatura e na prática.

O novo cenário econômico não aceita mais amadorismo, portanto vale a pena ressaltar o lugar do profissional de administração nas micros, pequenas, médias e grandes organizações. Fazer de conta que está tudo bem é fator notável para o fracasso! Para isso é imprescindível que haja a presença de um administrador que dê suporte nos passos de ordem financeira, estratégica e operacional da empresa.

Todo sucesso depende da dedicação àquilo que se faz, mas profissionalmente falando o conhecimento é necessário para que as coisas sejam feitas não apenas com a emoção, mas com firmeza e acima de tudo a razão. Na realidade não existe mágica para a realização de procedimentos empresariais.

A busca de assistência e informação por parte do fundador de uma micro e pequena empresa deve ser periódica e focada para alguns aspectos: financeiro, estratégico e operacional. No âmbito financeiro deve-se fazer o levantamento mensalmente de todos os custos para assim confrontar-se com o faturamento a fim de determinar qual a lucratividade e a rentabilidade da empresa. Caso não haja uma rentabilidade aconselha-se fazer uma analise da estratégia, identificando os possíveis pontos positivos e os negativos, as oportunidades e as ameaças. Definindo as características da estratégia parte-se para a operacionalização do processo.

Uma vez que a operacionalização acontece de forma organizada e continua pode-se afirmar que a empresa oferece possibilidade de otimização no resultado final. Pode-se afirmar com clareza que toda e qualquer organização depende de procedimentos cabíveis ao profissional habilitado que saiba organizar, dirigir e controlar cada procedimento a ser definido previamente com analise das variáveis do mercado e dos procedimentos internos. É importante dizer que a micro e pequena empresa depende do administrador para um bom desempenho e otimização do seu processo!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com