TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BULLYING NA ESCOLA: a falta de um assistente social nesse âmbito.

Por:   •  16/5/2017  •  Artigo  •  6.097 Palavras (25 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 25

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR - APES[pic 1]

CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

BULLYING NA ESCOLA: a falta de um assistente social nesse âmbito.

LAÉRCIA FONTENELE DE ALMEIDA

        LAÉRCIA FONTENELE DE ALMEIDA

BULLYING NA ESCOLA: A falta de um assistente social nesse âmbito.

Artigo apresentado ao curso de Bacharelado em Serviço Social da Christus Faculdade do Piauí, como requisito parcial para a obtenção de nota e aprovação na disciplina Pesquisa Social II

AGRADECIMENTOS[pic 2]

Agradeço a Deus por ter me dado forças para superar as dificuldades e por permitir passar por cada etapa do curso com clamor, pois Deus sim foi meu maior mestre. A faculdade que abriu caminho para que esse sonho se concretize e com isso possa vir vislumbrar um horizonte superior de conhecimento. Aos professores pelo empenho e dedicação e em especial a professora Núbia por ter me ajudado a chegar até aqui com suas orientações. Agradeço em especial aos meus pais que me incentivaram incondicionalmente, sendo eles meus heróis e a base da minha força para sempre continuar em frente independentemente dos obstáculos postos no caminho. A todos que fizeram parte dessa realização.

BULLYING NA ESCOLA: a falta de um assistente social nesse âmbito.

Laercia Fontenele de Almeida[1]

Maria Núbia da Silva Ferreira[2]

RESUMO

Este presente trabalho traz em sua metodologia uma pesquisa do tipo tradicional qualitativa, e pretende analisar  a  questão  do  bullying  como  uma  prática  de  violência  física  e psicológica,  em que  consistem todas as formas  de atitudes agressivas  sem motivo  algum,  como também mostrar o papel do assistente social nessas situações  em que este deve  melhor saber  a realidade vivenciada pelo aluno e esclarecer aos pais sobre uma boa educação familiar. Em seus objetivos, a pesquisa traz como o profissional deve se ater sobre o bullying escolar e como o Serviço Social pode contribuir no processo sócio–educacional dos alunos diante dos problemas apresentados na sociedade. Por fim, É importante ressaltar que os profissionais de serviço social devem atuar junto com as famílias e com a escola com ações que possam diminuir os casos e para enfrentá-los caso eles venham acontecer no âmbito escolar.

Palavras-chave: Serviço Social. Bullying. Escola.

ABSTRACT

 This present work brings in its methodology research of traditional qualitative type, and intends to examine the issue of bullying as a physical and psychological violence, which consist of all forms of aggressive attitudes for no reason, but also show the role of the wizard social those situations in which it must better know the reality experienced by the student and explain to parents about a good family education. In its objectives, the research brings as professional should stick on school bullying and how social  work can  contribute  to the socio-educational  process of the  students in front  of  the problems in society. Finally, It is important to emphasize that social service professionals must work together with families and the school with actions that can reduce cases and to address them if they will happen in the school.

Keywords: Social service. Bullying. School.

SUMARIO

1.INTRODUÇÃO        7

1.1 Problema Norteador        8

1.2 Justificativa        8

1.3 Objetivo Geral        9

1.4 Objetivos específicos        9

1.5 Público alvo        10

2        DESENVOLVIMENTO        11

2.1 Compreendendo o fenômeno bullying escolar        11

2.2 Bullying: um Problema Social        12

2.3 O Papel do Assistente Social frente à escola        14

2.4 A prática do bullying e suas conseqüências        17

3. METODOLOGIA        21

4. CONCLUSÃO.........................................................................................................22

REFERENCIAS..........................................................................................................24


1.INTRODUÇÃO

O bullying é um tipo de violência física e psicológica, em que consistem todas as formas de atitudes agressivas sem motivo algum, ou muitas vezes por condições financeiras, cor, raça, opção sexual, etnia, religião e etc. Ocorre através de xingamentos, humilhações, ameaças, tortura, agressões.Muitas vezes esse tipo de violência passa despercebida pelos professores, e pela família e pode acarretar problemas sérios principalmente para   a vitima desses atos.

A violência escolar é um acontecimento social complexo que envolve toda a sociedade. O crescimento desse tipo de violência que muitas vezes ocorre o descaso da escola e da família precisa de um profissional como o assistente social para está atuando nesses casos, entendendo a realidade vivenciada pela vitima e pelo causador da agressão, e também estar contribuindo para  que essas  agressões não venham a ocorrer, com a realização de palestras e ensinando os alunos a aceitarem as diferenças. A falta desse profissional no âmbito escolar faz uma grande falta, pois ele tem habilidades para intervir nesse tipo de caso olhando a realidade como um todo. A conseqüência do bulinng para a vítima ocasiona problemas desastrosos como à evasão escolar, baixo rendimento e medo. Os agressores geralmente são pessoas que tem famílias desestruturadas, convivem  ou  já sofreram  agressões.  Tanto vítimas, quanto agressores podem sofrer conseqüências psicológicas desta situação de abuso, porém o que normalmente acontece, é que todas as atenções dos responsáveis (pais e professores) se voltem para o agressor, visto como um marginal em potencial, e a vítima é esquecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)   pdf (297.1 Kb)   docx (335.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com