TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESCOLA

Por:   •  12/11/2017  •  Artigo  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

O Papel do Assistente Social na Escola:

Defasagem escolar

1.Introdução

Há uma grande evolução no que  diz respeito a educação no Brasil. Porém ainda temos um longo caminho a percorrer. Assim podemos ter a certeza que a inserção do Assistente Social na rede pública de educação pode ser de grande ajuda, visto que o profissional de Serviço Social, tende a investigar os problemas que a sociedade enfrenta.

No cotidiano escolar, são enfrentadas diversas questões sociais, que os profissionais da área pedagógica não estão aptos à enfrentar sozinhos, necessitando de um conhecimento mais amplo em outras áreas, assim sendo, o Assistente Social com os saberes adquiridos, pode buscar soluções de problemas enfrentados pela escola e pelos profissionais da mesma.

Um aspecto de primordial importancia é a defasagem escolar, de modo que precisamos identificar as causas desse problema. portanto estudar esse fato e um desafio com caracteristicas de trabalho do asistente social.

2. Delimitação e formulação do Problema

Varias questoes sociais sao enfrentadas no ambiente familiar, na vizinhança em outros espaços sociais e refletida no espaço escolar, como exemplo podemos citar: abuso e exploração sexual, bullyng, gravidez precoce, trabalho infatil, violencia, prostituicao, entre diversos outros problemas.

Qual eh o real papel do Assistente Social na educaçao?

3.Formulação dos objetivos Geral e especifico

Geral

Mostrar a realidade em que se encontram os alunos que estao inseridos na rede publica, e o quanto faz necessario a insercao de um Assistente Social no ambito escolar, atraves de encontros com autoridades revelando questoes sociais em que os estudantes se encontram

Especifico

compreender os motivos que levam a evasao escolar

buscar solucoes para a evasao escolar junto aos demais profissionais da area

perceber os problemas sociais inseridos na vida e no cotidiano dos estudantes

desenvolver acoes no cotidiano da escola com a perspectiva de descobrir ou motivar a fala dos estudantes quanto aos problemas existentes em sua vida e na sociedade com a qual estes estao inseridos

4. Justificativa:

Hoje em dia eh possivel notar o quanto a defasagem escolar é alta na rede publica. E temos a certeza de que apenas os profissionais pedagógicos não podem dar conta de toda a demanda apresentada, sendo necessário a inserção de Assistentes Sociais e Psicologos na educação o quanto antes.

5. Metodologia:

1 pesquisar o tema a ser desenvolvido sengundo o que ja existe de trabalhos escritos ( artigos, e publicacoes diversas)

2 dialogar com os proficionais da area de educacao para  avaliar suas indagacoes

3observar um ambiente escolar em todos os seus aspectos  analisando os diversos ambientes de circulaçao dos estudantes

4 entrevistar os estudantes a fim de conhecer suar diversas preocupaçoes e seus interres e problemas no cotidiano dentro e fora do ambiente escolar

6. Revisão Bibliográfica

A Constituicao Federal (1988) no seu artigo 206 deixa claro que todos devem ter uma igualdade de condiçoes para o acesso e a permanencia na escola, devido a esse artigo podemos ter certeza que para garantir e fazer com que os estudantes tenham esse direito assistido, faz-se a necessidade de um Assistente Social na educaçao.

    Art. 2o  A assistência social tem por objetivos:

I - a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente:

a) a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;

b) o amparo às crianças e aos adolescentes carentes; (LOAS, 1993)

De acordo com o CFESS, ha a necessidade da participacao de todos os profissionais envolvidos no processo educacional para garantir a qualidade na educaçao, como tambem uma maior frequencia dos estudantes, atuando juntos para o enfrentamento de questoes sociais, e assim garantir o acesso a programas sociais que poderao ser desenvolvidos juntamente no ambito escolar

7. Cronograma da pesquisa ( previsão sobre o tempo para o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com