TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bloco Carajás

Por:   •  15/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS SUL E SUDESTE DO PARÁ

FACULDADE DE GEOLOGIA

DISCIPLINA: GEOLOGIA HISTÓRICA E DO BRASIL

DOCENTE: DAVIS CARVALHO

Bloco Carajás

Marabá

2008

Por:

Claudio Furtado Júnior

Wanderson Fernandes da Silva

Bloco Carajás

Este trabalho foi elaborado como requisito parcial de avaliação referente à disciplina Geologia Histórica e do Brasil do curso de graduação em Geologia, ministrada pelo docente Davis Carvalho.

.                                  

Marabá

2008

INTRODUÇÃO

Carajás é a mais importante província mineral do Brasil, reunindo um singular conjunto de depósitos minerais (ferro, cobre, ouro, manganês, níquel etc.), único no planeta. Embora represente a região mais bem conhecida geologicamente da Amazônia, ainda hoje, lá se efetuam descobertas de importantes jazidas.

 A região de Carajás foi formada e estabilizada tectonicamente no Arqueano e Proterozóico , apresentando as seqüências mais antigas e melhor preservadas do Cráton Amazônico. Ela está limitada, a leste, pelo cinturão neoproterozóico Araguaia, a norte, pela província paleoproterozóica Maroni-Itacaiúnas, a sul e a oeste é parcialmente coberta pelas seqüências sedimentares fanerozóicas da bacia de Parecis e pelas rochas vulcânicas paleoproterozóicas do Grupo Iriri .

Segundo Hirata et al., (1982), no contexto regional, considera-se como Província Mineral de Carajás, a área limitada a leste pelos rios Araguaia-Tocantins, a oeste pelo rio Xingu, a norte pela Serra do Bacajá e a sul pela Serra dos Gradaús.

        Na literatura, os estudos da região são documentados desde a década de 30, porém somente a partir da década de 60 é que se intensificaram os programas de mapeamentos geológicos e de caráter prospectivo. Na década de 70, trabalhos importantes como Beisiegel et al., (1973) e Silva et al., (1974), através do Projeto RADAM, contribuíram para o avanço no conhecimento litoestratigráfico e estrutural da região. Nas décadas de 80 e 90 foram publicados vários trabalhos a respeito da estratigrafia, geocronologia e evolução geológica da região, sugerindo  várias terminologias, agrupamentos e seqüências para os diversos tipos de rochas, como em Hirata et al. (1982), DOCEGEO (1988), Araújo et al. (1988), Araújo e Maia (1991), Oliveira et al. (1994) entre outros.

Hirata et al. (1982) propuseram informalmente uma coluna estratigráfica (Fig. 1) para a região baseada em dados acumulados desde 1974 pela DOCEGEO e outras companhias. Esta coluna engloba as seqüências do tipo Greenstone Belts (Andorinhas) e complexos básicos-ultrabásicos (Pium) aos terrenos arqueanos de alto grau metamórfico do Complexo Xingu. O Proterozóico é representado pelas seqüências Salobo-Pojuca, Grupo Grão-Pará, Formação Rio Fresco, Granito Serra dos Carajás, Grupo Uatumã, Granito Velho Guilherme, Formação Gorotire e Supergrupo Baixo Araguaia.          

A Docegel  (1988) dando continuidade aos trabalhos de Hirata et al. (1982), atualizou a coluna estratigráfica propondo o Supergurpo  Itacaiúnas para  englobar todas as seqüências de rochas metavulcano-sedimentares pertencentes aos grupos Igarapé-Salobo, Igarapé-Pojuca, Grão-Pará, Igarapé Bahia e Buritirama. Com isso, os autores configuraram a Província de Carajás  em três  grandes unidades: Complexo  Xingú com gnaisses tonalíticos e granodioritos e rochas metassupracrustais ; Supergrupo Itacaiúnas englobando todas as rochas metavulcano-sedimentares(Igarapé Salobo,  Igarapé Pojuca e Grão-Pará) e ,

metarenitos(Grupo Rio Fresco-Formação Águas Claras, de Araujo e Maia 1991) e ;  Granitos Intrusivos proterozóicos .

A Província Mineral de Carajás (PMC) está dividida atualmente  em dois domínios tectônicos principais  o domínio representado pelo Terreno Granito-Greenstone Rio Maria, com idades de 3,0-2,86 Ga  (Macambira e Lafon 1995, Dall`Agnol et. al. 2006)  e a Bacia tipo rift de Carajás composta dominantemente de rochas metavulcânicas , formações ferríferas bandadas e granitóides  com idades  de 2,76-2,55 Ga. (Machado et al. 1991, Macambira & Lafon 1995, Barros et al. 2001).

        Estes terrenos apresentam características litológicas, tectônicas, estratigráficas e geocronológicas distintas e estão em contato transicional com o Cinturão Itacaiúnas (Araújo & Maia 1991).

CONCLUSÕES

 A história tectônica proposta para a região de Carajás  permite concluir que:

         As rochas Arqueanas da  região de Carajás preservam evidências de atividades tectônicas por mais de 2,8 Ga, onde a trama dúctil de alta temperatura desenvolvida nas rochas do embasamento foi reativada diversas vezes exercendo influência decisiva na distribuição, padrão geométrico e cinemático das estruturas posteriormente formadas.

        A evolução geológica da Província  Mineral de Carajás , no Arqueano e Proterozóico está relacionada  a eventos de colisão oblíqua  de segmentos  continentais , de pelo menos 200 Ga de duração caracterizado pela alternância de  movimentos tangenciais e direcionais

Os gnaisses  dos complexos Pium, e Xingú são consideradas as unidades mais antigas da região possuindo idades de 3,05 a 2,8 Ga.  e constituem o embasamento da Província Mineral de Carajás.

                A Província Mineral de Carajás foi fragmentada em diversos segmentos distensivos  no Proterozóico devido a atuação de movimentação extensional  de direção NE-SW entre 1,92 e 1,88 Ga. Várias unidades foram intrudidas  por corpos graníticos  e máfico-ultramáficos(Granitos Musa, Jamom, Cigano, Central de Carajás, Banach, Velho Guilherme, Teles Pires, Redenção,  destacando-se o Granito Central de Carajás, )  e em alguns intalaram-se bacias preenchidas  por rochas vulcânicas  e/ou sedimentares(Formação Gorotire).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (177.4 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com