TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Boom Turistico

Artigo: O Boom Turistico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

O “boom” turístico

Partenon em Atenas, Grécia, um dos monumentos antigos mais visitados da Europa.

Torre Eiffel, principal ícone e ponto turístico de Paris.

Rio de Janeiro,a Cidade Maravilhosa. Em destaque, a estátua do Cristo Redentor, uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Machu Picchu em Cuzco, Peru.

Cancún, no México, um dos principais pólos turísticos do país.

Entre 1950 e 1973 se inicia a falar de “boom” turístico. O turismo internacional cresce a um ritmo superior ao de toda a sua história. Este desenvolvimento é consequência da nova ordem internacional, a estabilidade social e o desenvolvimento da cultura do ócio no mundo ocidental. Nesta época se começa a legislar sobre o setor.

Por outra parte a nova legislação trabalhista potencializam em grande medida o desenvolvimento do ócio e do turismo.

Também estes são os anos em que se desenvolvem os grandes núcleos urbanos e se evidencia a massificação, surge também o desejo de escapar da rotina.

Nestes anos se desenvolve a produção de carros em série o que permite acesso cada vez maior a população deste bem, assim com a construção de mais estradas, permite-se um maior fluxo de viajantes.

A evasão é substituída pela recreação, o que se supõem um golpe definitivo para as companhias navais, que se vêem obrigadas a destinar seus barcos aos cruzeiros.

Todos estes fatores levam os grandes operadores turísticos a laçarem ao mercado milhões de pacotes turísticos idênticos. Na grande maioria utiliza-se de vôos charter, que barateiam o produto e o popularizam. Neste período destaca-se a falta de planejamento e a baixa qualidade dos serviços.

De 1970 á 1978 há uma crise que implica uma redução da capacidade de abaixar os custos e preços para propor uma massificação da oferta e da demanda.

Na década de 1980 o nível volta a elevar-se e o turismo se converte no motor econômico de muitos países. Este desenvolvimento ocorre devido à melhoria dos transportes com novos e melhores aviões da Boeing e da Airbus, trens de alta velocidade e a consolidação dos novos charter.

Nestes anos buscam novas formas de utilização do tempo livre (parques temáticos, deporte, resorts, saúde,…) e aplica-se técnicas de marketing.

Na década de 1990 ocorre grandes acontecimentos, como a queda dos regimes comunistas europeus, a Guerra do Golfo, a unificação alemã, a guerra da Bósnia, que incidem de forma direta na história do turismo. Trata-se de uma etapa de amadurecimento do setor que seguiu crescendo, sendo que de uma maneira mais moderada e controlada.

O turismo entra como parte fundamental da agenda política de numerosos países, como objetivo de alcançar um desenvolvimento turístico sustentável mediante a captação de novos mercados.

Em meados de 1995 ocorre novamente um barateamento das viagens por via aérea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com