TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS

Tese: PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Tese  •  2.975 Palavras (12 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 12

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS

PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, uma área de cerca de 20 mil hectares. Foi criado em 1939, através de um decreto assinado pelo então Presidente Getúlio Vargas. É o terceiro mais antigo parque nacional brasileiro.

O Parnaso abriga uma rica fauna e flora típica da encosta atlântica brasileira e recebe um grande número de visitantes, cuja demanda é facilitada pela proximidade do município do Rio de Janeiro (93 km). O local oferece muitas possibilidades de lazer e várias atrações, como trilhas para trekking, cachoeiras, áreas de escalada, uma piscina natural, além de dezenas de belíssimos recantos. Os cenários encontrados no Parque Nacional são acidentes naturais do relevo da Serra dos Órgãos.

Horário de Funcionamento: diariamente, das 8h às 17h.

Entrada em outros horários permitida somente para montanhistas, com ingresso previamente adquirido.

PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS

Av. Rotariana s/n.º - Soberbo

Tel.: (21) 2152-1100 (Sede Teresópolis)

Tel.: (21) 3633-1898 (Sede Guapimirim)

Tel.: (24) 2236-0365 (Sede Petrópolis)

Site: www.icmbio.gov.br/parnaso

E-mail: parnaso@icmbio.gov.br

PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS

Estrada do Jacarandá, s/nº- Jacarandá - Teresópolis / RJ

Com 46.350 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos é o maior do estado do Rio de Janeiro. Ele representa 75% de toda a área verde protegida e está localizado entre os municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Silva Jardim.

Seu nome é uma relação direta com os Três Picos, acidente geográfico localizado na região, parte de um imponente conjunto de montanhas graníticas, com cerca de 2.350 metros de atitude, ponto culminante de toda a Serra do Mar. O parque preserva o cinturão central de Mata Atlântica do Estado.

Em suas densas matas foram detectados os mais elevados índices de biodiversidade de todo o Estado. Ou seja, a maior variedade de espécies animais e vegetais em uma única área, sendo por isso considerada uma região da mais elevada prioridade, em termos de conservação, pelos especialistas.

Muitas espécies altamente ameaçadas, especialmente grandes mamíferos como o porco do mato, a lontra e a jaguatirica ou aves como o gavião-pega-macaco, ali encontram refúgio. O Parque Estadual dos Três Picos forma um longo contínuo florestal com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e com a Estação Ecológica do Paraíso, em Guapimirim. Com sua criação ficam também garantidos os mananciais que abastecem todas as cidades vizinhas.

O Parque Estadual dos Três Picos representa um vigoroso estímulo ao desenvolvimento regional: abre perspectivas para o turismo, em especial o ecoturismo, já que o parque encerra muitas trilhas, escaladas e cachoeiras de inigualável beleza.

A criação do Parque com suas montanhas de expressão: Caledônia, Pedra do Faraó, Torres de Bonsucesso, Mulher de Pedra e os próprios Três Picos, entre muitas outras, é de grande importância, não só para a região e seus moradores, como para todos os que o visitam. No parque existem áreas para piquenique e balneário.

Horário de funcionamento: diariamente das 8h às 17h - Entrada Franca

LAGO IACY

Granja Guarani.

Popularmente chamado de lago do Saldanha, em homenagem a um antigo morador, pai do jornalista João Saldanha, o belo atrativo é rodeado por bancos, mesas e aparelhos para a prática de esportes e exercícios físicos.

Feirinha de Teresópolis

Praça Higino da Silveira - Alto

A feira de artesanato ocorre em local aberto, na Praça Higino da Silveira, e funciona todos os sábados, domingos e feriados. Reúne artistas populares e artesãos da cidade. Seus estandes são padronizados, cobertos com toldos coloridos, colocados em fileiras abrangendo toda a praça. A feira de artesanato realiza-se nesta praça desde 1983. Um trenzinho, que circula nas ruas próximas ao local, cavalos e charretes compõem a área de lazer no entorno.

São comercializados na Feirarte: cerâmica, tecido, tricô, bijuterias, prata, palha, couro, camurça, plantas desidratadas entre outros artigos de artesanato, além de conservas, biscoitos e outros produtos comestíveis. Destaque para o mel de abelha proveniente de apiários da região. Na Praça de Alimentação, o visitante pode entrar em contato com diferentes tipos de gastronomia: churrasco, grelhados, yakissoba, pastéis, comida baiana (acarajé), sanduíches, salgados e petiscos.

GRANJA COMARY

A Granja Comary é o fruto dos sonhos do empresário Carlos Guinle em transformar parte da mata nativa em uma fazenda modelo. Mais tarde, a área foi loteada, transformando-se num condomínio residencial.

Revelada ao mundo pelas emissoras de TV que acompanham o treinamento da Seleção Brasileira, a Granja tem como atrações principais o lago artificial, emoldurado pela visão dos picos da Serra dos Órgãos e a concentração de futebol da CBF com seus cinco campos de treinamento. O bairro recebeu o nome do empresário, por um decreto municipal no ano 1969, numa justa homenagem à importância de um participante ativo da história e no crescimento da cidade.

MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO DE PAQUEQUER

Av. Oliveira Botelho, Alto

A igreja está situada em uma das principais avenidas de Teresópolis, região que apresenta o maior conjunto de casas antigas do município, no bairro do Alto. Fazem parte do seu entorno um polo comercial e de serviços com destaque para o Colégio São Paulo. A igreja é cercada por um muro de pedra e granito e em sua volta convivem árvores de grande e médio porte.

A Igreja Matriz de Santo Antônio de Paquequer está intimamente ligada à história de Teresópolis. Em 1880, a matriz encontrava-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com