TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brainstorming

Casos: O Brainstorming. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 3

O Brainstorming

O Brainstorming conhecido como tormenta, (chuva de idéias) é uma técnica de dinâmica de grupos, é uma atividade desenvolvida para explorar a potêncialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo que é usada mais frequentemente em reuniões de negócios, gerando idéias novas, para a inovação ou melhoria de um projeto. Foi desenvolvida por Alex Osborn um especialista em publicidade e criatividade .A técnica de brainstorming, propõe que um grupo de duas até dez pessoas,se reunam e utilizem das diferenças em seus pensamentos, e com a preferência que as pessoas do grupo sejam de setores e competências diferentes.

O brainstorming é uma das técnicas mais populares e eficaz, quando se necessita de respostas rápidas e questões relativamente simples, e esta técnica vem sendo inserida em diversas outras áreas, como educação, negócios, informática, internet e outras situações.

Essa técnica de Alex Osborn tem várias aplicações, usadas mais frequentemente como; Desenvolvimento de Produtos, Publicidade, Resolução de Problemas, Gestão de Processos, Gestão de projetos, Formação de Equipes. Há três principais partes de brainstormig são eles; Encontrar os fatos,Geração de idéia,Encontrar a solução e existentes de duas sub partes, Definição de problemas, Preparação. Inicialmente, define-se o problema encontrado.

Poderá ser necessário subdividir o problemas em várias partes, essa técnica funciona pra problemas que têm muitas soluções possíveis tal como a geração de idéias para o seu desenho. Em seguida é necessário colher toda a informação que pode relacionar-se com o problema, logo a valiar-se e selecionar as melhores idéias.

O brainstorming é classico e baseado em dois princípios:

Atraso do julgamento que é dado a hipótese de gerarem muitas idéias antes de se decidir, ou seja nesse patamar todas as idéias são iguais e é necessário atrasar o julgamento enquanto ainda não se terminou a geração de idéias. O segundo princípio é relativo à quantidade e qualidade da criatividade, quanto mais idéias forem geradas, Mais será provável encontrar uma boa idéia, o brainstorming cosidera que idéias más podem levar as boas idéias.

Na sequência de seus princípios, existem quatro regras de brainstorming dentro delas como: As críticas são rejeitadas, a criatividade é bem vinda, esta regra é utilizada para encorajar os participantes a sugerir qualquer idéia que lhe vem a mente, sem medo que isso o vá avaliar de imediatiato;

A quantidade necessária de idéias: teremos a quantidade que gera a qualidade; A combinação e aperfeiçoamento são necessários, o objetivo dessa regra é encorajar a geração de idéias adicionais para a construção e reconstrução sobre as idéias dos demais. A maioria dos grupos de brainstorming é constituídos por três elementos, o líder, os membros, um secretáriao que deve ter facilidade na escrita rápida, que é ele que vai tomar nota de uma numerosa lista de idéias que vão ser geradas.

Essa técnica é uma boa forma de pensar e encontrar idéias para uma história de jornal ou uma coluna de uma revista, e um bom caminho a seguir para a criação de um novo slogan para um produto, ou para um novo tema para uma campanha. Muitas pessoas adaptaram o brainstorming e usam como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com