TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Projeto de pesquisa: O CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

A administração financeira diz respeito às responsabilidades do administrador financeiro. Os administradores financeiros, por sua vez, administram ativamente as finanças de todos os tipos de empresas. Suas principais tarefas são orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimentos e captação de fundos.

IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

A maioria das decisões empresariais são medidas em termos financeiros, o administrador financeiro desempenha um papel crucial na operação de uma empresa. As pessoas de todas as áreas de responsabilidade de uma empresa contabilidade, produção, marketing, recursos humanos, pesquisas e assim por diante necessitam interagir com o pessoal de finanças para realizar seu trabalho. Todos têm de justificar necessidades de acréscimos de funcionários, negociar orçamentos operacionais, preocupar-se com a avaliação do desempenho financeiro e defender propostas que tenham, pelo menos em parte, méritos para conseguir recursos da alta administração.

A dimensão e a importância da função da Administração Financeira dependem do tamanho da empresa. Em pequenas empresas, a função financeira é geralmente exercida pelo departamento de contabilidade. À medida que a empresa cresce, a importância da função financeira conduz, em geral, à criação de um departamento próprio, dirigido por um encarregado exclusivo e com supervisão de um gerente financeiro.

As Funções do Administrador Financeiro

As funções do Administrador Financeiro dentro da empresa podem ser avaliadas em relação às demonstrações financeiras básicas da organização. Suas três funções primordiais são: a análise e planejamento financeiro; a administração da estrutura do ativo da empresa, e a administração de sua estrutura financeira.

Análise e Planejamento Financeiro

Essa função envolve a transformação dos dados financeiros em uma forma que possa ser usada para orientar a posição financeira da empresa, avaliar a necessidade de aumento da capacidade produtiva e determinar que tipo de financiamento adicional deve ser feito.

Administração da estrutura do ativo da empresa

O Administrador Financeiro determina a composição e os tipos de ativos encontrados no balanço da empresa. A composição refere-se ao valor dos ativos circulantes e fixos. Depois que a composição estiver fixada, o Administrador Financeiro precisa determinar certos níveis “ótimos” de cada tipo de ativo circulante e tentar mantê-los. Deve também detectar quais são os melhores ativos fixos a serem adquiridos e saber quando os ativos existentes se tornarão obsoletos e precisarão ser modificados ou substituídos. A determinação da melhor estrutura de ativo para a empresa não é um processo simples, requer o conhecimento das operações passadas e futuras da empresa, e a compreensão dos objetivos que deverão ser alcançados a longo prazo.

Administração da Estrutura Financeira da Empresa

Esta função é relacionada com o lado direito do balanço da empresa. Em primeiro lugar, a composição mais adequada de financiamento a curto e longo prazo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com