TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE SOCIAL NO MUNICÍPIO DE PÉ DE SERRA/BA

Por:   •  6/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO–FNDE

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

JAIDE CARNEIRO DE OLIVEIRA

O CONTROLE SOCIAL NO MUNICÍPIO DE PÉ DE SERRA/BA

PÉ DE SERRA-BA

2018

[pic 2]

JAIDE CARNEIRO DE OLIVEIRA

O CONTROLE SOCIAL NO MUNICÍPIO DE PÉ DE SERRA/BA

Trabalho apresentado ao Programa Formação Pela Escola, como requisito final do módulo Programas de Transporte do Escolar (PTE). TUTOR: Veridiano da Silva Lima.

 PÉ DE SERRA-BA

2018

O município de Pé de Serra, conta com 11 ônibus, adquiridos por meio do Caminho da Escola para atender os estudantes vindos da zona rural para as escolas municipais e estaduais. Além destes veículos, há ônibus, micro-ônibus e vans  alugadas para o transporte dos educandos. Em locais de difícil acesso, são encontrados carros pequenos transportando os alunos.

Apesar do grande avanço em relação ao transporte dos alunos que moram na zona rural, o município ainda apresenta problemas, tais como a superlotação dos veículos, o tempo perdido durante a viagem ser maior que o normal, ônibus escolares levando times de futebol para disputar partidas, além do uso para levar comunidades a velórios.

A partir da conversa com alguns pais foi possível entender que muitas crianças por causa da falta de veículos, andam toda a região circunvizinha sem necessidade. Esse problema se dá pela falta de interesse de terceiros na locação de veículos por considerar muito baixo o valor pago, além da série de transformações que devem ser feitas nos automóveis para serem usados no transporte escolar.

Entre essas transformações, está que o veículo deve ser registrado como veículo de passageiros; ter seguro, cintos de segurança registrador de velocidade (tacógrafo); ter uma faixa horizontal, na cor amarela, nas laterais e traseira da carroceria, com o nome ESCOLAR, escrita na cor preta; possuir autorização especial pela Ciretran; estar registrados em nome do titular do contrato.

Cabe à prefeitura e a Secretaria de Educação Municipal, criar programas que venham incentivar e esclarecer possíveis dúvidas aos motoristas, para que estes possam prestar seus serviços no transporte escolar. Deve-se tratar nesses programas, da manutenção dos veículos, das atitudes dos motoristas que já trabalham, do uso de cinto de segurança e da velocidade, coisas essenciais para o bom funcionamento do PNATE.

Aos pais e a toda comunidade, junto ao Conselho do Fundeb, cabe a fiscalização da aplicação dos recursos financeiros vindo do PNATE verificando se eles estão sendo realmente usados para a conservação dos veículos e contratação de novos.  Outro ponto que deve ser observado é se os motoristas têm responsabilidade, cuidado e respeito com os estudantes, além do cuidado com o veículo. Se algo não estiver de acordo, o Conselho do Fundeb deve enviar um parecer ao FNDE, para uma possível investigação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com