TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho Da Sustentabilidade Aula 3 Ava Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Ensaios: O Caminho Da Sustentabilidade Aula 3 Ava Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 2

Anhanguera Educacional

2013

Artigo: Trajetória da Sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico.

Questão 1: As cinco dimensão são: Ambiental nesta dimensão supõe que o modelo de produção e consumo seja compatível com a base material em que se assenta a economia, como subsistema do meio natural. Ela trata-se de produzir e consumir de forma a garantir que os ecossistemas possam manter sua auto-repararão ou capacidade de resistência.

Econômica nesta dimensão é a questão de que todos, não só as empresas precisam utilizar os recursos disponíveis de forma consciente, uma vez que sabemos que um dia acabará, portanto e pretendemos que as futuras gerações tenham acesso a esse recurso é necessário economizar e inovar para que sejam encontradas outras formas de utilização sem acabar com o que nos resta.

Na dimensão social uma sociedade sustentável supõe que todos os cidadãos tenham o mínimo necessário para uma vida digna e que ninguém absorva bens, recursos naturais e energéticos que sejam prejudiciais a outros. Isso significa erradicar a pobreza e definir o padrão de desigualdade aceitável, delimitando limites mínimos e máximos de acesso a bens materiais.

Na dimensão cultural é a questão das pessoas se policiarem no jeito de pensar, pois hoje o mundo e extremamente consumista, enquanto deveríamos ter a consciência de usufruir àquilo que possuímos e dessa forma darmos prioridade ao meio ambiente a fim de evitar sua escassez.

E finalmente a quinta dimensão é uma despolitização do DS, como se contradições e conflitos de interesse não existissem mais. Como se as formas de exploração violenta não fossem mais importante e a qualidade social fosse construída por um simples dialogo entre organizações governamentais e multilaterais, com assessoria da sociedade civil e participação ativa do empresariado.

Questão 2: As três dimensões da sustentabilidade são: ambiental, econômica e social.

Questão 3: Primeira dimensão nos mostra que o meio de produção e consumo seja sustentável ou seja produzindo e consumindo de forma que possa garantir que os ecossistemas possam manter sua auto-repararão ou capacidade de superar obstáculos.

Segunda dimensão nos mostra que as economias crescentes de recursos naturais são principais fontes de riqueza do homem que devemos cuidar dessa riqueza para que nunca se acabe.

Terceira dimensão nos mostra a desigualdade humana que devemos ter somente o mínimo para uma vida digna e saudável.

Questão 4: Para termos uma economia sustentável exige política econômica consistente e persistente que possam suavizar variações bruscas nos agregados de produtos e preços. Além disso, o crescimento da economia sustentável tem que ser compatível com a absorção de novas tecnologias de baixo custo e o aumento continua da qualidade de vida para todos.

.

REFERÊNCIAS

NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Trajetória da sustentabilidades: do ambiental ao social, do social ao económico. Estud. av [oline]. 2012, vol.26, n.74, pp.51-64.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com