TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo de Desenvolvimento de Software

Por:   •  15/5/2022  •  Dissertação  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 2

ciclo de desenvolvimento de softwareeducativo

Alex Sandro Gomes

1

, Stephania Padovani

2

1

Centro de Informática – UFPE – Caixa Postal 7851 – 50732-970 – Recife – PE–Brasil |asg@cin.ufpe.br

2

Departamento de Design | UFPE | Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/não. CidadeUniversitária, Recife -PE 50740-530 | s_padovani2@y ahoo.co.uk

Resumo.

Este curso propõe uma abordagem centrada no usuário para o desenvolvimentoe avaliação de software educacional. Em primeiro lugar, apresentamos uma visão geraluso de tecnologia educacional em ambientes de ensino e aprendizagem eintroduzir taxonomia de software educacional. Em seguida, discutimos a questão da aceitabilidade do softwarepor seuusuários finais(estudantes eprofessores) eenfatizarque um ciclo de projeto de aprendizagem iterativo deve incluir tanto a aplicação deprincípios de usabilidade e envolvimento do usuário. Por fim, propomos uma processo de projeto de software e demonstrar sua aplicação através de um estudo de caso.

Resumo.

O curso apresenta uma abordagem centrada no usuário para odesenvolvimento e avaliação de software educativo. Inicialmente, tecemos umbreve panorama da utilização de tecnologias educacionais no processo deensino aprendizagem e apresentamos uma taxonomia de software educativo. Emseguida,discutimosumaproblemáticodaarrisquedeProgramaseducativo juntoumaseususuários(alunoseprofessores)edefendemosumaAplicaçãode princípiosdeusabilidadeeoenvolvimentoFazusuárionãociclodeProjetoiterativo de learnware. Porfim, propomos um processo de desenvolvimento de software educativo e apresentao s sua aplicação em um estudo de caso.

1

Introdução

Durante muitos anos, o foco no desenvolvimento de

Programaseducativo

parecia estarcentrado no projeto e criação da interface pela interface, conforme projeto MacDogalle Squire (1994). Em vários produtos, percebia-se que apenas respeitava ao processardeaprendizagemeram observaçõesn / Dorientaçãodosprojetos.Emoutros produtos,ficarevidenteThatSOprojetoseram bastanteorientadorespelarepresentaçãoque os programadores tinham esse tipo de material. Podem-se associar esses fatores,outros, ao fato de uma grande proporção de soluções disponíveis no mercado sercomposta de itens de má qualidade.A maior parte dos sistemas parece ser criada a partir de proposições

Ad hoc

deespecialistas. Analisando anos as publicações, do WIE nos últimos Gomes, Tedesco eGomes, Tedesco e Castro-Filho (2003) mostram que mesmo as soluções educativasdesenvolvimentos em centros de pesquisa tendencialmente a abordar o problema do desenvolvimentoaplicações educativas de forma não sistemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com