TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Corpo Fala

Exames: O Corpo Fala. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  923 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo cap. 13 – Livro “O corpo fala”

1. As mensagens individuais.

O que é amor?- como amamos as coisas?- E as pessoas?- A humanidade é um clube?

Uma pausa para o amor.

Fizemos uma pausa nesse capítulo para entender o amor, por que amamos? Quem amamos? O que é o amor?. Nesse capitulo explicamos o que é o amor de três formas figuradas usamos três animais para isso

1. Águia (mente, celebro): A parte lógica do raciocínio, a parte realista, vê a situação de forma ampla.

2. Leão (coração): é impulsivo age pela emoção, é sentimentalista.

3. Boi (corpo): Ama a simplicidade da sobrevivência, as pequenas coisas básicas da vida, os prazeres e necessidades do corpo humano. Deseja o amor apenas pelo fato de ser necessário.

Como amamos as coisas?

Amamos as coisas de forma lógica, como a águia e nesse momento deixamos de lado o leão que há em nós (as emoções) e o boi (a necessidade). Como no exemplo:

Quando nosso leão (impulsividade) deseja um sapato, ele ruge no ouvido da águia (razão), papa ela analisar se esta de acordo com o orçamento e o boi (necessidade) quer saber se o sapato ficara cômodo em seu pé.

Nossa águia e boi são muitos autoritários e cientes que o leão.

E como amamos as pessoas?

Amor de boi: Vê o amor mais como uma necessidade básica da vida. Vê o lado sexual algo para satisfazer seu corpo.

Amor de leão: é sentimentalista, ama platonicamente, é capaz de abrir mão de sua satisfação carnal, pelo fato de priorizar o sentimento.

Amor de águia: Não ama na acepção sentimental da palavra, apenas prioriza o seu interesse. Ama a idéia abstrata, ideais, projetos, o planejamento do sentimento que esta por vir, não as emoções ou o sentimentalismo. Compara o passado as experiências anteriores, usa a lógica, “administra” o sentimento racional, analisa a forma de organizar, vê qual o problema e a sua solução.

Vamos amar?

O amor é vivido de várias maneiras de acordo com as experiências que vivenciamos. Ex: Maria ama platonicamente João, seu leão se ressalta nesse sentimento, porem desde a sua infância é advertida por sua águia, por deixar suas emoções falarem mais alto, devido às observações feitas pela águia de mulheres que sofrem por serem impulsivas. Então Maria possui um leão e uma águia amedontrados pelo o amor. Até seu boi que está sensato com relação ao sentimento (ex: sua necessidade de viver esse sentimento está sendo suprida como qualquer outra que precisa.), se sente abalado por não ter controle sobre as emoções.

No entanto também se pode ter um leão controlado que permite uma maravilhosa águia, sensata e observadora, e um boi que se uni perfeitamente a ela, assim agem juntos tomando decisões de acordo com sua consciência, vendo o que não lhe trará dores futuras. Portanto a razão não permite que seu leão se expresse.

Na maioria das vezes é assim, o sentimento desfrutado de forma parcial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com