TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Deficit Habitacional No Estado De São Paulo E A Luta Das Mulheres Chefes De Famílias Na Luta Por Moradia Digna

Trabalho Universitário: O Deficit Habitacional No Estado De São Paulo E A Luta Das Mulheres Chefes De Famílias Na Luta Por Moradia Digna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 3

Outubro/2014

SUMÁRIO

I - JUSTIFICATIVA------------------------------------------------------------------------------1

II – TEMA-------------------------------------------------------------------------------------------2

III – PROBLEMA---------------------------------------------------------------------------------3

IV-OBJETIVOS----------------------------------------------------------------------------------4

V – OBJETIVOS ESPECÍFICOS------------------------------------------------------------5

VI- METODOLOGIA----------------------------------------------------------------------------6

VIII – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS-----------------------------------------------7

I- JUSTIFICATIVA:

A escolha do tema se manifestou diante de algumas experiênciase conhecimento de mulheres chefes de família que procuram movimentos organizados para conquistar uma habitação, diante de um tema muito emblemático despertou em nós a vontade de ingressar nesse estudo a fim de ajudar e trabalhar neste tema. Decidimos então fazer um estudo e levantamento do déficit habitacional no Estado de São Paulo e entender a organização dessas mulheres.

A problemática habitacional no Brasil é muito antiga e representa um dos principais problemas vividos pelas camadas populares da sociedade brasileira e dessa forma os Estados sofrem as conseqüências levando em consideração o Estado de São Paulo com uma população imensa.

Todas as lutas e organizações são extremamente importantes, mas a questão da Habitação é um tema que nos chama muito a atenção, ter uma moradia significa ter dignidade, significa ter um abrigo, ter um endereço e ser cidadão e cidadã.

As mulheres são as que mais sofrem com esse desenvolvimento desordenado do crescimento pela falta de habitação, sendo propensas a violência doméstica e as más condições financeiras e se organizar para lutar e conquistar uma habitação faz parte da cidadania.

II –TEMA:

Como foi já foi dito aqui o tema nos chamou muita atenção por ser um assunto emblemático e que requer muita atenção, pesquisa e estudo.

Seja qual for à área de escolha de atuação do profissional de Assistência Social iremos deparar com a problemática da habitação, o estudante de serviço social quando ingressa em sua formação acadêmica tem como perspectiva sua inserção no campo de estágio onde irá desenvolver a prática para sua atuação como profissional e desenvolver critérios para a sua atuação e inserção no mercado de trabalho.

III – PROBLEMA:

De acordo com a Constituição Federal de 1988 no artigo 6º todo cidadão e cidadã têm direito a habitação e também outros direitos sociais. Hoje no Brasil 77,5% da população moram em cidades, ou seja, aproximadamente 129 milhões de pessoas de acordo com os dados do IBGE, FIPE, portanto a falta de Habitação atinge a maioria da população.

Continuando com os dados do IBGE 1.161.757 famílias necessitam de moradia no Estado de São Paulo, ou mora sem

dignidade, em lugares precários, em conjunto com outras famílias, em loteamentos irregulares, em cortiços ou em moradia sem nenhuma infraestrutura.

Uma das formas de intervenção do Assistente Social é a garantia de direitos de políticas públicas de habitação digna ás mulheres chefes de família levando em consideração que hoje esta garantida por lei de acordo com o Ministério das Cidades através do projeto PMCMV – Projeto Minha Casa Minha vida que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com