TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ELO PERDIDO

Monografias: O ELO PERDIDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  1.005 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA

NATHALIA RIBEIRO DE SOUZA

TRABALHO DE ANTROPOLOGIA

O Elo Perdido

UBERLÂNDIA

2013

QUESTÕES:

1) No filme “O Elo Perdido”, o que significou a busca pelo elo perdido?

O elo perdido, tanto no filme quanto também no meio acadêmico, significa a ponte evolucionária entre os primatas e os seres humanos. Ou seja, a busca pelo elo perdido é a tentativa de encontrar uma explicação para a origem humana.

2) Os dois personagens principais, Jamie Dodd e Elena Van Den End o que faziam na África?

Jamie Dodd, um jovem médico escocês, e Elena, uma antropóloga, vão a uma expedição na África Equatorial para descobrir novas espécies, mais precisamente eles buscam por pigmeus que são habitantes naturais desta região. O intuito desta aventura consistia em apanhar alguns dessa espécime para que estudos fossem realizados com a finalidade de descobrir a evolução das espécies.

3) Que tipo de método e técnica etnográfica foi utilizada pelos pesquisadores?

O método de pesquisa utilizado pelos personagens foi o método de pesquisa etnográfica aplicada, que é um método de pesquisa qualitativo, e busca a descrição de um sistema de significados culturais de um determinado grupo. A técnica utilizada foi a observação participante.

4) Antropologicamente, o que foi mais significativo no filme?

Como a antropologia é basicamente uma ciência que estuda a alteridade, sua primeira linha de raciocínio é o chamado evolucionismo. Esta teoria evolutiva encontra-se embasada nas teorias naturais de Darwin e acredita que assim como o homem era o grau mais elevado do progresso das espécies na teoria natural, o homem ocidental europeu era o arquétipo de sociedade mais evoluído que existia, sendo os demais considerados selvagens ou bárbaros. Isto é totalmente retratado no enredo do filme quando os pigmeus, por existir este pensamento de superioridade vigente na época ditos até então como selvagens e primitivos, são enjaulados e colocados em exposição no zoológico. Esta passagem caracteriza o etnocentrismo ou, por muitas vezes também chamado, eurocentrismo que permaneceu como pensamento predominante da antropologia até o começo do século XX.

5) Analise crítica e pessoal a respeito do filme.

O filme “O Elo Perdido” relata uma questão bem complicada que é até onde o ser humano é capaz de ir, ou seja, quais as implicações do estilo humano quanto ao julgamento de valor do que é ou não diferente. Especificamente no caso do filme a consequência básica deste julgamento foi a desumanização do outro, o tratamento do outro como inferior. Como o filme se passa no ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com