TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Eletromagnetismo

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

FÍSICA GERAL E EXPERIMENTA II – Turma A01/2

Docente: Raul Oliveira Nunes

Discente: Frederico Macedo Vilela

RELATÓRIO PRÁTICO

AULA 17 – VASOS COMUNICANTES

Goiânia, 29 de Março de 2016

1 - OBJETIVOS

O Presente relatório tem como objetivo demonstrar a experiência realizada em laboratório sobre Vasos Comunicantes, onde foi realizado o nivelamento de determinados pontos (corredor, laboratório e escada) usando uma mangueira de nível.

2 - INTRODUÇÃO

Vasos comunicantes é o nome dado a um conjunto de recipientes fornecidos pela parte inferior e contendo um líquido homogêneo, mostrando que quando o líquido está em repouso, atinge o mesmo nível em todos os recipientes, sem afetar a forma e o volume dessas. Esta propriedade foi explicada por Simon Stevin. Quando adicionamos certa quantidade de fluido extra, ele se move para alcançar um novo nível de equilíbrio, o mesmo em todos os recipientes.

Isso ocorre porque a pressão atmosférica e a gravidade são constantes em cada recipiente, para que a pressão hidrostática a uma dada profundidade é sempre a mesma, sem afetar a geometria ou o tipo de líquido. Pelo menos desde a época de Roma antiga eram usados ​​para guardar o canal de água em terreno irregular com canos de chumbo. A água vai atingir o mesmo nível nos pontos altos do ato vale como vasos comunicantes, embora a profundidade máxima dependa da capacidade de salvar o tubo para suportar a pressão.

Nas cidades, são instalados depósitos de água em terrenos mais altos, para que os tubos funcionam como vasos comunicantes, distribuir água para os andares superiores de edifícios com pressão suficiente. As fontes complexas do período barroco adornando jardins e cidades, e tanques elevados usados ​​por pipeline como vasos comunicantes, impulsionado sistemas de água com diversos fornecedores.


3 - MATERIAIS UTILIZADOS

3.1 – Mangueira de plástico transparente (mangueira de nível);

A mangueira de plástico transparente foi utilizada no procedimento experimental com a função de indicador, pois com a pressão exercida pelo ar, a água em seu interior se desloca a medida que é movimentada.

[pic 1]

Figura 01: Mangueira de plástico transparente (mangueira de nível). Fonte: Vilela, et. al.

3.2 – Trena

Utiliza-se a trena para medir a distância do nível da água na mangueira de plástico transparente até o chão, assim posteriormente, identifica-se se o local analisado está nivelado.

3.3 – Água

A água foi utilizada no experimento para encher a mangueira de plástico, respeitando os procedimentos para sua utilização, como evitar a formação de bolhas no interior da mangueira.

3.4 – Lápis de Marcação

O lápis foi utilizado para efetuar a marcação do local onde ocorreu o nivelamento da água na mangueira de plástico.


4 - PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

Em laboratório, foram fornecidos os materiais para realização do experimento. Primeiramente, foi colocado água na mangueira de plástico transparente, com cuidado para não ocasionar a formação de bolhas, até faltar 20cm em cada ponta da mangueira para a água transbordar.

O procedimento experimental para verificação de nivelamento foi aplicado em três locais da PUC Goiás:

  1. Corredor;
  2. Sala de Laboratório;
  3. Escada.

Para verificar a nivelação dos locais analisados, foi medido a altura de cada ponto em relação ao piso, se as medidas forem iguais, o piso está nivelado.

5 - RESULTADOS

Conforme a Figura 02 observa-se a medição do primeiro local analisado, o corredor, utilizando a mangueira e trena para a medição do desnível, onde verificamos o desnível do local.

[pic 2]

Figura 02: Verificação de desnível no corredor. Fonte: Vilela, et. al.

De acordo com a Figura 03 observa-se a medição feita de uma porta a outra, dentro do laboratório, utilizando a mangueira e trena para a medição do desnível, onde verificamos o desnível do local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (264.3 Kb)   docx (186 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com